10 dicas para combater a depressão

Depressão

Depressão é uma doença séria que exige muitos cuidados. Em alguns casos é preciso acompanhamento médico e psicológico e ingestão de remédios para diminuir o sofrimento.
Todos nós passamos por altos e baixos no nosso humor. Tristezas , derrotas e decepções podem ocorrer durante nossas vidas. Muitas pessoas usam a palavra “depressão” para explicar estes tipos de sentimentos, mas a depressão é muito mais do que tristeza.

Sintomas de Depressão

Algumas pessoas descrevem a depressão como “viver num buraco negro” ou ter um sentimento de desgraça iminente. No entanto, algumas pessoas deprimidas não se sentem tristes por tudo, em vez disso, sentem-se sem vida, vazias e apáticas.

Seja quais forem os sintomas, a depressão é diferente da tristeza normal. A verdadeira depressão interfere na sua capacidade de trabalhar, estudar, comer, dormir e se divertir. Os sentimentos de desamparo, desesperança, inutilidade são intensas e implacáveis.

Se você sente que está com os sintomas da depressão, aqui estão 10 dicas que ajudarão a combater a depressão e que te darão ânimo para a vida!

1. Massagem

massagem de aromaterapia

Massagem de aromaterapia não só alivia a tensão como também os óleos usados ​​podem ajudar a aliviar a depressão. É indicado a todas as pessoas com uma vida diária muito agitada, bem como a pessoas deprimidas. Um bom massagista perguntará o que você deseja alcançar e com essa informação, usará os aromas certos para obter os melhores resultados.

Se você não tem condições de ir numa clínica de massagem, pingue algumas gotas de óleos essenciais em uma banheira com água morna. O banho de imersão trará relaxamento e bem estar.

Alguns óleos aromáticos que ajudam a combater a depressão

– Laranja Azeda: Promove bom humor e é útil para insônia e depressão, principalmente Depressão Sazonal.
– Óleo de ylang ylang : Afrodisiáco e alivia os sentimentos de ansiedade e estresse
– Bergamota: Para casos de depressão em que haja também uma grande ansiedade e angústia. Melhora o apetite. É neurotônico e sedativo.
– Jasmim : Melhora o humor e também é conhecido por aliviar a ansiedade. Também é bom para catarro, tosse e laringite.
– Hortelã Pimenta: Para depressão acompanhada de apatia, cansaço, sonolência excessiva e falta de memória. É estimulante e tônico.
– Rosa : É muito reconfortante e funciona como um anti-depressivo. Também alivia dores de cabeça e é bom para a circulação.

2. Ter relações sexuais regularmente

relações sexuais regulares

relações sexuais regulares

Um efeito colateral da depressão é uma perda de interesse pelo sexo, mas trabalhando a intimidade com o parceiro pode trazer muitos benefícios.

Psicólogos provaram que praticar sexo regularmente melhora nosso sistema imunológico. Também ajuda a reduzir o estresse, e uma série de estudos científicos mostram que ele reduz a ansiedade, aumenta o relaxamento e ajuda a dormir. Tudo isso ajuda a combater a depressão.

No entanto, é importante que o sexo seja feito com alguém que você gosta e se preocupa. Ter relações sexuais ocasionais sem sentido tem mais chances de fazer sua depressão piorar, porque vai aumentar sua baixa estima e te trazer mais negatividade.

Um simples gesto de carinho, um abraço de alguém que você gosta, somente isso já bastará para melhorar o seu humor e aumentar os seus “felizes” níveis de serotonina.

3. Ter uma vida social saudável

Vida Social x depressão

Vida Social x depressão

Tire um tempo para estar com as pessoas que se importam com você. Saia regularmente com um grupo de amigos. Não precisa falar sobre si mesmo, mas simplesmente se socializar e estar em um círculo de pessoas que o conhecem e estão lá para dar-lhe um sentimento de troca e amizade. Se isolar é a pior escolha para tratar a depressão.

Ao estar com os amigos, você relaxa das tensões e poderá rir e se divertir com as piadas. O riso também tem sido cientificamente comprovado para combater os sintomas do estresse e aumento de bons hormônios de seu corpo que, obviamente, ajudarão a levantar o seu humor e seu estado de espírito.

4. Comer corretamente
Alguns alimentos podem influenciar, direta ou indiretamente na depressão.

Você deve evitar alimentos com muito açúcar e cafeína, pois de início eles podem dar-lhe uma explosão de energia, mas depois trazem ansiedade e tensão, porque aumentam o nível de açúcar no sangue no seu organismo.

Alguns alimentos podem melhorar o seu humor, como:

– Abacate : Possue uma grande fonte do mineral selênio que é indicado também para combater a fadiga, depressão e prevenir problemas cardíacos e derrame. Além disso, colabora para equilibrar o funcionamento do fígado e acalmar o sistema nervoso.
– Kiwi : A vitamina C é importante para impulsionar o sistema imunológico e aumentar o seu bem estar e kiwis contêm mais vitamina C do que outras frutas, mesmo laranjas ou maçãs.
– Banana : Baixos níveis de serotonina no organismo estão associados com depressão e comer duas bananas maduras por dia podem ajudar a aumentar os níveis.
– Pimenta : Possui Capsicum, uma substância rica em vitamina C, antioxidante, melhora o humor, aumenta a resistência do organismo e também libera endorfinas no cérebro.

5. Beba água
A falta de hidratação tem mais de um efeito negativo sobre o corpo.

beber água

– A desidratação provoca cansaço e fadiga, que são fatores  que propiciam um estado depressivo.
– Muitas pessoas tendem a pensar que está com fome, quando na verdade estão com sede. Comer quando você está desidratado fará com que você se torne obeso e as pessoas que estão acima do peso são mais propensos a sofrer de depressão.
O ideal é você beber pelo menos dois litros de água – cerca de oito copos durante o dia.

Dica importante: Além de água, você pode beber chá verde. Ele contém altos níveis de antioxidantes que ajudam a combater a depressão.

6. Escreva um diário

Definir metas

Escrever um diário comum ou virtual é uma das maiores formas de lidar com a depressão. Defina pequenas metas diariamente ou semanalmente e anote tudo que tiver alcançado. Essas metas te deixarão concentrados a cumpri-los e não deixará que os sintomas de depressão aflorem.

Uma boa sugestão é que ao final de cada dia, você escreva cinco razões pelas quais você é grato. Pode ser difícil começar, mas lembrar das coisas boas fará com que você não se foque apenas no que te deixa triste e deprimido.

7. Faça algum exercício físico

atividade física

A pesquisa mostrou que mesmo pequenas atividades – de 10-15 minutos por dia – pode melhorar o humor das pessoas.

Não se sabe exatamente porque o exercício pode ajudar a aliviar sintomas de depressão, mas os cientistas acham que é algo a ver com afetar os níveis de transmissores que melhoram o humor no cérebro e aumentam as endorfinas, neurotransmissores que despertam sensação de euforia e bem estar .

O exercício também ajuda a relaxar os músculos, reduz os níveis de estresse e irá ajudá-lo a dormir melhor. Tente encontrar algo que goste, seja caminhar, nadar, correr ou até mesmo dançar, pois escolhendo uma atividade que goste, dificilmente deixará de fazê-lo.

8. Redução de luz solar, aumento da depressão

vitamina D

Hoje em dia constatou-se que cada vez menos as pessoas ficam expostas ao sol, que é a principal fonte de vitamina D. A ausência da vitamina D é um fator importante para o aumento da depressão.

Um estudo demonstrou que 93% das pessoas de 10 a 65 anos que foram admitidas em um serviço de emergência com queixa de dores musculares, fraqueza e tinham diagnósticos como fibromialgia, depressão, síndrome da fadiga crônica , sofriam de deficiência de vitamina D.

Banho de sol diariamente até 10 hrs da manhã, 10 minutos ao dia já é o suficiente para que a vitamina D seja absorvida pelo organismo. Se é impossível sair de casa ou escritório durante o dia, sente-de perto da janela com ela aberta, pois o vidro impede a passagem dos raios ultra-violetas.

Durante o rigoroso inverno em alguns países, uma triste condição, a “desordem afetiva sazonal”, toma conta de muitas pessoas. É uma forma específica de depressão que normalmente desaparece quando chega a primavera e os dias ficam mais longos e mais quentes.

9. Tome um suplemento
Repor as vitaminas e minerais importantes que estão faltando no seu corpo pode ajudar muito.
– O óleo de fígado de bacalhau não só aumentarão seus níveis de vitamina D, mas também ajudarão o seu sistema imunológico.
– Vitaminas B também são cruciais para a sua saúde mental. B6 é necessária para processar a serotonina, que é a substância química que produz a sensação de felicidade, a melatonina, que ajuda a dormir e a dopamina, que é vital para o seu sistema nervoso.
– Entretanto, a falta de (niacina) B3, pode trazer ansiedade e a carência de B5 pode causar depressão grave.
– O zinco e o ferro também ajudam a produzir serotonina.
– Os estudos revelaram também que o óleo de peixe, fonte de Omega 3, inibem a depressão.

10. Construa a sua auto confiança
A falta de auto estima é conhecido por contribuir para a depressão. Trabalhar sua auto estima e auto confiança, ajudarão você a sentir-se melhor e mais bem disposto.

Obviamente, quando você está triste, é difícil sentir-se bem consigo mesmo. Mas é preciso se esforçar!

Obrigue-se a cuidar da aparência também. Use roupas que façam você se sentir bem, cuide da sua pele,  cabelo e maquiagem – tudo isto são coisas que ajudam a melhorar a auto estima.

Compartilhe este artigo:Share on Facebook26Share on Google+0Email this to someoneTweet about this on Twitter

Quer receber dicas gratuitas de saúde e para emagrecer diretamente no seu email? Basta se inscrever abaixo!

7 Comentários

  1. Pingback: Compulsão Alimentar - Causas , Sintomas e Tratamento | Dieta Saúde e Beleza

  2. parabéns pelas dicas, achei muito interessante e aposto que dá certo mesmo, eu tenho depressão e uma leve tendencia de síndrome do panico, e percebi que entre as 10 dicas que vocês deram realmente são necessárias os tais procedi–mentos, o café por exemplo seu tomar muito me faz mal principalmente se for forte e amargo. Quero agradecer os vossos conselhos pois vão me ajudar muito com certeza, obrigado e fiquem com DEUS.

    • Silvia

      Oi anezio!
      Que bom que gostou das nossas dicas!
      Obrigada por comentar!
      Abraços

  3. Edmilson fernandes

    Gostei muito da materia que acabei de ler sobre as 10 dicas de como combater a depressao. Espero que material desse tipo sempre esteja disponivel para nos fortalecer. Edmilson fernandes Natal-Rn

    • Silvia

      Oi Edmilson!
      Que bom que você gostou da matéria! Pode deixar que sempre estarei trazendo novidades sobre a depressão e outras doenças para que as pessoas possam ter mais informação sobre as mesmas! Abraços!

    • Silvia

      Oi Edmilson!
      Que bom que você gostou da matéria! Pode deixar que sempre estarei trazendo novidades sobre depressão, doenças e dicas de saúde!
      Conte sempre conosco! Abraços!

  4. Pingback: Não Se Renda Às Dietas Radicais | Emagrecer Urgente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *