10 dicas para se manter motivada na dieta


10 dicas para se manter motivada na dieta
Estar em uma dieta não é fácil. Além das inúmeras privações, muitas vezes nos deparamos com uma enorme sensação de frustração e desmotivação. Além disso, ainda sofremos com a ansiedade e o medo de não conseguirmos chegar aos finais objetivos, que é emagrecer e ter um corpo enxuto.

Muitas vezes, lançamos metas irrealizáveis e inalcançáveis, o que acaba criando expectativas nulas e que no final, os quilos permanecem e o que se ganha é somente desgaste físico, mental e emocional.

Não estamos querendo dizer que você está proibido de sonhar alto. O que nós queremos é que você aprenda a criar metas para que se alcance esse grande sonho.

Veja nossas 10 dicas para ajudar você a traçar suas metas de emagrecimento

Personalize seus objetivos

Estabeleça metas que estão dentro de suas capacidades e que levem em conta suas limitações. Além disso, considere o seu nível de aptidão pessoal, preocupações com a saúde, tempo disponível e motivação. Adaptando suas expectativas para a sua situação pessoal, ajuda você a definir metas atingíveis.

Seja realista ao criar suas metas

O emagrecimento saudável geralmente ocorre lenta e progressivamente. No início da dieta é normal ocorrer um emagrecimento mais rápido, mas geralmente o normal e saudável é perder de 500 g a 1 kg por semana.

E pra perder essa quantidade, você precisa queimar de 500 a 1000 calorias a mais do que você consome a cada dia. Portanto não deves criar metas mirabolantes de perder 10 kg em 1 semana para tentar entrar naquele seu jeans da época do colegial. Seja realista e defina uma meta que possa alcançar sem sofrimento.

Concentre-se em suas metas

Ao invés de apenas ficar pensando somente no resultado final, concentre-se nas suas metas que criou para alcançar seus objetivos. Se dentro das sua meta, você lançou um plano de exercícios, como caminhadas, academia… não deixe de cumpri-las.

Se dentro da meta, você estabeleceu que iria cortar açúcar e gordura saturada e trans, então concentre-se nesse compromisso. Não adianta ficar sonhando em entrar naquela calça, se você se esquece que precisa batalhar por isso. Sim, estar de dieta não é fácil, por isso a importância de se criar metas alcançáveis.

Trace objetivos a curto e a longo prazo

Os objetivos a curto prazo irão mantê-la envolvida e concentrada diariamente, como se fossem pequenos degraus a serem escalados gradualmente, porém progressivamente que ajudarão a chegar aos objetivos a longo prazo. Mas lembre-se de ser sensata ao estabelecer esses objetivos, com metas viáveis, caso contrário, você estará sujeita ao fracasso e não é isso que queremos não é?

Escolha uma data para começar

O tempo é crucial e pode realmente determinar o sucesso e o fracasso dos seus objetivos. Portanto, na hora de escolher uma data para começar efetivamente a dieta, faça em um período que não tenha tarefas dispendiosas que possa atrapalhar o percurso e o total envolvimento em suas metas, como provas, férias, problemas familiares ou de relacionamentos.

Resolva tudo que tenha que resolver antes de embarcar na dieta, para que assim possa se manter concentrada e realmente envolvida nela.

Cronograma de metas

Fazer um cronograma com muitas metas pequenas que a levarão aos objetivos finais. Metas curtas são mais fáceis de alcançar e a deixarão motivada para seguir em diante. Trace uma meta realista de semana a semana, lembrando-se sempre em tomar cuidado com o efeito platô, que geralmente acontece durante o percurso da dieta e que muitas vezes nos faz desistir dela.

Ter um diário alimentar

Todos os experts em dieta afirmam: Escrever suas metas, traçá-las e anotá-las em um diário alimentar ajuda e muito quem está de dieta. Nele, você poderá escrever tudo, desde suas metas, sua programação alimentar e de exercícios físicos, seus cardápios diários, seus objetivos, enfim, tudo que for relacionado a sua dieta.

O diário pode se tornar também seu amigo e confidente, onde você poderá anotar tudo que está sentindo a cada etapa percorrida. Não tenha dúvida de que esse simples objeto possa vir a se tornar seu melhor amigo durante sua dieta.

Plano para retrocessos

Todos nós estamos sujeitos a cometer deslizes durante a dieta, afinal ninguém é perfeito. Fazer um plano de retrocesso significa traçar metas e cumpri-las em caso de se exceder em uma refeição ou em um fim de semana. Muitas pessoas desistem da dieta somente porque cometeram um deslize, sendo que não é necessário tanto radicalismo assim.

Basta que compense os exageros nos dias seguintes, diminuindo a quantidade de calorias ou aumentando seu tempo de exercícios… Simples assim…Ou seja, criar metas para esses casos, ajuda a motivá-la e a permanecer na dieta, sem precisar abandoná-la.

Avalie seu progresso

Reveja seus objetivos a cada semana. Você foi capaz de cumprir com êxito seus objetivos na semana passada? Pense sobre o que funcionou e o que não. Isso ajudará a definir ou a mudar as metas seguintes para atingir seu real objetivo que é emagrecer. Se ao planejar as metas iniciais, você incluiu o chá verde como auxiliar na dieta e percebeu que ele realmente está ajudando, ótimo! Ele pode fazer parte de todas as suas metas.

Caso não, troque por outro auxilar, como chá de gengibre, chá de oliveira ou chá vermelho. Cada organismo age de uma maneira e nem sempre o que funcionou para alguém vai funcionar com a gente. Toda tentativa é válida, desde que não comprometa nossa saúde é claro.

Reavaliar e ajustar seus objetivos, conforme necessário

Esteja consciente e disposta a mudar seus objetivos conforme os progressos de cada etapa de emagrecimento. Se em alguma etapa, você perceber que está pronta para assumir desafios maiores, então encare, desde que essas sejam viáveis.

Ou, se você achar que precisa ajustar suas metas ou descer um degrau, para melhor atender o seu novo estilo de vida, não tenha vergonha de fazer isso.

O importante é sempre manter os pés no chão e focada em seus objetivos. Mas não leve as metas iniciais a ferro e fogo. Seja maleável e ao mesmo tempo persistente e determinada. Só assim você conseguirá transpassar as barreiras e alcançar os seus tão sonhados objetivos que é viver de bem com a balança e feliz consigo mesmo!

Faça um tour aqui pelo nosso blog… Tenho certeza que encontrará diversas dicas preciosas, dietas que combine com o seu estilo de vida, exercícios que poderão ajudá-la a cumprir suas metas. Não deixe de comentar ou enviar sugestões para que possamos melhorar sempre o conteúdo e disponibilizar as melhores formas de ter uma vida saudável e feliz com nosso peso.

Compartilhe este artigo:Share on Facebook
Facebook
30Share on Google+
Google+
0Email this to someone
email
Tweet about this on Twitter
Twitter

Quer receber dicas gratuitas de saúde e para emagrecer diretamente no seu email? Basta se inscrever abaixo!

8 Comentários

  1. Pingback: Conheça os diferentes tipos de fome | Emagrecer Urgente

  2. andreia

    muito boa a matéria , pois orienta muitas pessoas , para que objtivem metas na sua vida .

    • Silvia

      Oi Andreia!
      Que bom que você gostou do artigo! Apareça sempre por aqui para ver as novidades ok. Abraços!

  3. Pingback: Dieta para ficar em forma no verão | Emagrecer Urgente

  4. Pingback: Incontinência Urinária x Obesidade | Emagrecer Urgente

  5. Pingback: Como evitar a auto-sabotagem durante a dieta | Emagrecer Urgente

  6. Pingback: 10 DICAS PARA SE MANTER MOTIVADO | Era Uma Vez a Gordinha

  7. Pingback: Dieta dos Casais + Cardápio Magrinho | Emagrecer Urgente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *