10 truques para enganar nossa mente e comer menos

truques para emagrecer

10 truques para enganar nossa mente e comer menos

Às vezes nem nos damos conta de que pequenos detalhes influenciam e muito na quantidade de comida que colocamos no prato. Certos fatores externos podem induzindo o cérebro a pensar que não estamos saciados e com isso, acaba fazendo com que a gente coma mais refeições. Desse modo, trouxemos 10 truques infalíveis para você enganar sua mente, e o melhor de tudo – sem uso de hipnose ou qualquer outra técnica complicada.

São medidas simples na sua rotina alimentar, mas que podem fazer bastante diferença na quantidade que você come. Dá só uma olhada:

1. Utilize pratos e tigelas menores.

Truques para enganar a mente e comer menos
Segundo um estudo publicado em janeiro de 2012 no “Journal of Consumer Research”, as pessoas tendem a se servir muito mais se utilizarem pratos grandes e o inverso ocorre, quando se usa pratos e tigelas menores.

Pesquisadores acreditam que isso ocorre devido a ilusão Delboeuf, em que dois círculos do mesmo tamanho são colocados próximos um do outro. Esta ilusão faz com que o círculo onde está nossa comida), pareça menor, fazendo com que as pessoas acabem enchendo demasiadamente o prato.

2. Utilize o prato de cor bem diferente do alimento que vai comer

Truques para enganar a mente e comer menos
No mesmo estudo que citamos acima, foi constatado que a cor do prato pode influenciar o apetite. Quanto maior a diferença da cor dos alimentos com a cor do prato, menos susceptíveis as pessoas são de exagerar na refeição. Em outras palavras, é melhor servir a sopa de tomate em uma tigela branca, pois segundo o estudo, se você utilizar uma tigela vermelha, a tendência será comer mais.

3. Combine a toalha de mesa com a louça.

Truques para enganar a mente e comer menos

O estudo Consumer Research ainda relatou um terceiro fator que influencia o a quantidade de comida que colocamos no prato: A cor da toalha de mesa.

No estudo, constatou-se que ao comerem utilizando pratos da mesma cor da toalha da mesa, os participantes se serviram com menos comida.

Os pesquisadores acreditam que a associação das cores da toalha e do o prato, ajudam a eliminar o efeito da ilusão Delboeuf, que citamos acima, fazendo com que a circunferência do prato em relação à circunferência com a comida seja menos perceptível.

4. Para a fome súbita, tenha sempre à mão, lanches com 100 calorias.

truques para enganar a mente
Segundo um estudo de 2011 estudo publicado na Obesity, os participantes comeram 25,2% a menos de calorias quando comeram lanches de 100 calorias em relação aos lanches de sacos maiores. Esta estratégia foi particularmente eficaz com os participantes com excesso de peso, que comeram 54,1% menos ao consumirem esses lanches de 100 calorias. Por isso, tenha esses lanchinhos embalados individualmente com cerca de 100 calorias sempre à mão para uma emergência.

5. Não coma na frente do computador ou da TV.

Truques para enganar a mente e comer menos
De acordo com um estudo de 2007, publicado no American Journal of Clinical Nutrition, quanto mais distraídos estivermos, mais comemos. Os pesquisadores relataram que os participantes que comeram enquanto jogavam Paciência, se sentiram menos satisfeitos depois de comer do que os participantes que comeram concentrados. Por isso, nada de comer em frente à TV ou computador. Procure um lugar tranquilo para comer, onde você possa apreciar de fato sua refeição.

6. Mantenha os alimentos fora do alcance.

Truques para enganar a mente e comer menos
Conveniência e a visibilidade podem afetar significativamente a quantidade que comemos, de acordo com um estudo de 2007, publicado no Journal of Public Health. Pesquisadores criaram três condições de teste:

Em um deles, um recipiente com bombons de chocolate foi colocado em cima das mesas dos participantes, no segundo, o recipiente foi colocado dentro da gaveta da mesa dos participantes e no terceiro, o recipiente foi visível, mas inconvenientemente colocado em uma estante à 2 metros de distância, forçando os participantes a se levantarem para apanhar o chocolate.

Em média, os participantes com doces em sua mesa comeram 2,9 mais do que aqueles que tinham o chocolate dentro de sua gaveta. E comeram 5,6 a mais do que aqueles que tinham que andar dois metros para alcançá-los. Portanto, procure colocar os lanches calóricos bem fora do alcance de suas vistas.

7. Beba em copos altos.

Truques para enganar a mente e comer menos
Um estudo de 2005, publicado no British Medical Journal, mostrou que pessoas que beberam quantidades menores de bebidas quando tomaram em copos estreitos e alongados,enquanto outras pessoas, acabaram bebendo mais, quando tomaram a mesma quantidade de bebida em um copo mais largo e mais curto. O jeito então é investir em copos altos e estreitos.

8. Coma com um garfo maior.

Truques para enganar a mente e comer menos
Parece fora de lógica, mas segundo um estudo de 2011 publicado no Journal of Consumer Research, constatou-se que os participantes que usaram garfos maiores consumiram significativamente menos do que os participantes que comeram com garfos menores. Incrível né?!

9. Imagine-se comendo a sua comida favorita.

Truques para enganar a mente e comer menos
Nunca subestime o poder da imaginação. Você pode achar que pensar em comida irá fazer você comer mais, mas em um estudo de 2010 publicado no Science, informou que, na verdade, acabamos comendo menos um determinado alimento depois de imaginá-lo que estamos devorando-o.

Segundo os pesquisadores, isso acontece porque as cenas do alimento em questão, já estão armazenadas na mente e imaginar uma experiência, até certo ponto, pode substituir uma experiência real”, disse Joachim Vosgerau, um dos pesquisadores. “A diferença entre imaginar e experimentar pode ser menor do que imaginamos.”

10. Corte os alimentos em pedaços menores.

Truques para enganar a mente e comer menos
O departamento de Psicologia da Universidade Estadual do Arizona lançou um estudo relatando que cortar um alimento em pedaços menores pode enganar o cérebro, fazendo-o pensar que estamos comendo mais do que realmente estamos. Com isso, acabamos comendo bem menos.

Pesquisadores deram uma sanduichinhos de 82 gramas cada à 301 estudantes universitários. Alguns inteiros e outros cortados em quatro pedaços. Depois de comerem os sanduichinhos, eles foram brindados com um almoço, onde foi servido uma certa quantidade de comida.

Os estudantes que comeram o sanduíche inteiro, comeram mais calorias do que os alunos que receberam o sanduíche cortado em quatro pedaços. Da próxima vez que você comer um sanduíche, corte-o em quatro pedaços.

Agora entendi a utilidade de algumas barras de chocolates já virem moldados em pedaços que são facilmente quebráveis e também entendi por que salgadinhos de festas são tão pequenininhos.

Compartilhe este artigo:Share on Facebook
Facebook
86Share on Google+
Google+
0Email this to someone
email
Tweet about this on Twitter
Twitter

Quer receber dicas gratuitas de saúde e para emagrecer diretamente no seu email? Basta se inscrever abaixo!

2 Comentários

  1. Pingback: Incontinência Urinária x Obesidade | Emagrecer Urgente

  2. Projecto Detox Rosi Feliciano é um método avançado de desintoxicação e também perda de peso, utilizando
    alimentos fáceis de serem encontrados em qualquer
    lugar do Brasil, a preços baixos, para criar
    receitas fácil e também saborosas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *