11 dicas para não exagerar na ceia de Natal

Receita-Ceia-Natal

11 dicas para não exagerar na ceia de Natal

Natal é uma festa tradicional, cheios de comes e bebes com o almoço e ceia de Natal, festas de escritório, de fim de ano, despedidas, encontros familiares regadas à comidas abundantes e à bebidas alcoólicas. E ambos são fáceis de exagerar!

Mas vamos ser razoáveis, ninguém quer ficar com o corpo do “bom velhinho” né! Então vamos tentar não exagerar nessa festa festiva, que apesar de deliciosa, pode arruinar com nossa dieta e nos fazer recuperar aqueles quilinhos perdidos com tanto esforço durante os últimos meses.

A intenção não é emagrecer, afinal, isso é praticamente impossível. Mas com as nossas dicas você poderá no mínimo, manter o peso e evitar ganhá-los durante o período que mais engorda no ano. Esse é o maior desafio dessa época do ano: Manter o peso estável e não ganhar nadica de nada.

1 – Coma algo antes da ceia
Se você é daquelas que sempre exageram nos petiscos, quando for à uma festa da empresa, ou passar a ceia na casa de alguém, coma alguma coisa antes de sair de casa, como uma fruta. Assim, você não chegará na festa tão esfomeado, devorando tudo que ver pela frente. se possível, vá com uma cinta para apertar o abdômen. Essa técnica também ajuda a comer menos

2- Escolhas inteligentes
Não importa qual seja a festa. No meio de tanta comida, sempre terá as opções mais saudáveis, com menos gordura, vilã do nosso coração e da nossa cintura. Se for uma ceia estilo buffet. Pegue também o menor prato, para enganar o seu cérebro de que aquela quantia já é o suficiente para te satisfazer.

3- Seja seletivo e pegue somente o necessário
Se a ceia for estilo Buffet, dê uma vistoriada antes de colocar os alimentos no prato, assim você já saberá de antemão, os alimentos mais agradáveis e não encherá o prato com muita comida. Tente ater-se aos alimentos mais saudáveis e com pouca gordura.

4- Faça uma caminhada
Saia para dar uma caminhada aos arredores, especialmente após a comilança. Isso ajudará na digestão, além de espantar o sono. Ficar sentado depois de comer só vai retardar o seu metabolismo.

5- Equilíbrio no prato
Procure manter todos os grupos de alimentos na proporção certa no seu prato com a fórmula 3-2-1: 3 porções de vegetais, 2 porções de carne e 1 porção de carboidrato. Evite também fazer duas grandes refeições no mesmo dia, se comer bem no almoço, diminua no jantar e vice-versa.

6- Beba bastante água
Mesmo se optar em beber bebida alcoólica durante as festividades, beba bastante água para manter-se bem hidratado. Seu corpo terá mais facilidade de digerir a comida e ainda fará você comer menos.

7- Descanse e durma bem
Em época festivas como o Natal, é comum acabarmos não dormindo direito, por causa da correria, motivo o qual faz com que não nos alimentemos direito e ainda ajuda a acumular calorias e gordura.

8- Cuidar de seus convidados
Se você for o anfitrião, ofereça alimentos mais saudáveis aos seus convidados, como camarões grelhados, frutos do mar, carne magra, frango, pipoca, aspargos enrolados com presunto ou cogumelos recheados. Opte por preparações no vapor, grelhado e muita salada de folhas verde para ajudar na digestão.

9- Cuidado com os doces
Futas não podem faltar em sua ceia. Aproveite as frutas da estação e não esqueça de incluir frutas secas como uvas passas em suas receitas. São ótimas opções para a sobremesa depois de uma ceia farta. Iogurtes, gelatinas e até uma sorvete de baixo teor de gordura também são boas opções para refrescar o Natal quente do Brasil.

10- Ponderada no pós festa
Exagerar um dia ou dois por causa das comemorações não é pecado nenhum. O que não podemos é manter esses exageros durante o mês inteiro, pois com certeza isso acarretará muitos quilos na balança. Não esqueça de manter seu ritmo de exercícios ou até aumentá-los para que possa compensar os exageros durante as festas.

11- Evite o álcool
Eu sei que nessas comemorações o álcool está sempre presente, mas dizer não a ele pode te salvar de ganhar muitas calorias vazias. Tente se ater a outras bebidas festivas como cidra espumante que é uma bebida com menos calorias em relação às outras. Mas lembre-se, se optar por beber, cuide para não ingerir outros alimentos calóricos durante a noite.

E não beba antes da ceia, pois o álcool aumenta e muito o apetite e fará que você coma mais do que deve. Se isso não for possível, ao menos coma algo antes para não beber de barriga vazia, pois do contrário, seu corpo irá absorver o álcool mais rapidamente e você poderá ficar embriagada.

Feliz Natal e Ano Novo e juízo hein!

Compartilhe este artigo:Share on Facebook0Share on Google+0Email this to someoneTweet about this on Twitter

Quer receber dicas gratuitas de saúde e para emagrecer diretamente no seu email? Basta se inscrever abaixo!

1 Comentário

  1. Pingback: Dieta rápida para secar 6 kg antes do Natal | Emagrecer Urgente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *