15 mitos e equívocos sobre nutrição e dieta


15 mitos e equívocos sobre nutrição e dieta
Sempre que vamos começar uma dieta, nos deparamos com uma série de dúvidas. O que realmente funciona, e por quê? Aqui estão os mitos e equívocos mais comuns sobre dieta, nutrição e perda de peso.

1. Carboidratos são ruins

Ao contrário da crença popular, os carboidratos são essenciais em uma dieta equilibrada e saudável e para manter os níveis de energia. O que não é bom são os carboidratos simples, aqueles que são ricos em açúcar refinado (doces refrigerantes, etc). Comer cereais integrais, frutas e legumes é muito importante para a saúde geral.

2. Carboidratos à noite engorda

Carboidratos refinados, como pão e macarrão brancos, elevam a taxa de insulina e levam ao acúmulo de gordura. À noite quase não gastamos energia e por isso essa gordura fica acumulada no nosso corpo.

3. 0% de gordura é melhor do que baixo teor de gordura

Produtos com 0% de gordura, geralmente estão cheios de açúcar refinado e sal para torná-los mais saborosos. Uma quantidade mínima de gordura é importante para o nosso organismo e nos ajuda a sentir mais completos, tornando-nos menos propensos a comer demais.

4. Todas as carnes são gordurosas

Depende! Existem enormes diferenças entre as peças do mesmo animal. O ideal é sempre escolhermos as partes mais magras. Por exemplo, o porco é conhecida como uma carne gordurosa, mas a carne de porco assada ou presunto são cortes magros com teor de gordura inferior a 5%.

5. Já que eu malho então posso comer de tudo

Malhar é uma ótima maneira de queimar calorias durante e mesmo após o treino. No entanto, é preciso cuidar da alimentação também para obter bons resultados.
Se você queima 350 calorias durante o treino e logo em seguida traga um cheeseburger, batatas fritas e uma coca-cola, você estará ingerindo mais calorias do que perdeu e portanto ganhará peso!

6. Excessos no fim de semana

Já que fiz a dieta certinha durante a semana, eu posso “cometer excessos” no fim de semana.
É claro que você não está proibido de comer coisas gostosas e calóricas de vez em quando.
Só procure não exagerar. Muitas calorias num só dia pode aumentar seu peso, mesmo sendo moderado durante toda a semana. Se sentir que exagerou, aumente o ritmo de exercícios durante a semana para eliminar as calorias ganhas no fim de semana.

7. Comer menos vai “reduzir o estômago”

Ficar longos períodos sem comer, retarda o metabolismo, confunde o corpo e geralmente vai levar a comer em excesso nas refeições. O corpo precisa de comida boa e saudável para queimar calorias de forma eficiente. Comer regularmente vai acelerar o metabolismo e ajudar na perda de peso.

8. Beber água só quando estiver com sede

Nem pensar! A sensação de sede é um sinal de desidratação! Portanto, não espere sentir sede para beber água. É melhor beber pequenas quantidades durante o dia.

9. Beber água entre as refeições engorda

Beba água antes ou depois das refeições. Durante a refeição, a água dilui o suco gástrico e as enzimas digestivas, prejudicando a absorção dos nutrientes dos alimentos e o ritmo do metabolismo.

10. O azeite é bom para a saúde

Uma pequena quantidade de azeite em sua dieta só lhe trará benefícios pois além de reduzir o colesterol, o azeite acelera o metabolismo. Porém não deve-se exagerar, pois em excesso ele pode se tornar calórico. Uma dica é consumi-lo de manhã pois ele inibe hormônios que aumentam a fome.

11. Lanches entre as refeições engorda

Depende. Se optar por lanches calóricos, provavelmente vai ganhar peso. Procure fazer lanches saudáveis e de baixas calorias. Um lanche equilibrado te dará energia e também evitará que você se exceda nas refeições principais.

12. O abacaxi queima gordura

Embora ele tenha ganhado fama de emagrecedor, o abacaxi não tem efeito direto sobre a perda de peso. A enzima bromelina, está em abundância no tronco e não na fruta. Portanto, não adianta passar um dia inteiro na base do abacaxi para ver seus quilos derreter! Somente uma dieta equilibrada combinada com exercícios lhe dará os resultados desejados.

13. Produtos diet não engordam

Essa questão confunde muitas pessoas. Produtos diet têm menos nutrientes (carboidrato e gordura), mas são calóricos. Seus ativos químicos estimulam inflamações no organismo e, em excesso, engordam.

14. Ficar sem comer à noite emagrece

Pode até ajudar a emagrecer, mas na verdade não devemos abrir mão de nenhuma refeição. Procure fazer refeições mais leves durante o jantar.

15. Arroz e feijão engorda

Não. O arroz e feijão possuem nutrientes necessários ao organismo, como carboidratos e proteínas. O mal está no exagero. O aconselhável são 2 colheres de sopa de arroz e 1 concha de feijão.

Compartilhe este artigo:Share on Facebook
Facebook
0Share on Google+
Google+
0Email this to someone
email
Tweet about this on Twitter
Twitter

Quer receber dicas gratuitas de saúde e para emagrecer diretamente no seu email? Basta se inscrever abaixo!

1 Comentário

  1. Claudia Valentim

    Ao invés de dieta, porque não fazer uma reeducação alimentar saiba o que comer, o que não comer, como comer e quando comer. Faça um espaço gourmet com Cozinha para Osteoporose ( Expressão, Memória Comunicação, O Clube da Felicidade) Coração Saudável( Yoga,Estimulação da Memória), Cozinha para Diabetes(Ginástica Local cada dia uma aula diferente), Cozinha Light(Dança de Salão), Cozinha Verão(Aeróbico e Anaeróbico) . Qualidade de Vida é por toda Vida. Se não tiver qualidade, não haverá felicidade, a felicidade da gente é uma semente plantada no olhar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *