4 razões que dificultam e sabotam o emagrecimento


4 razões que podem estar atrapalhando o seu emagrecimento
Como você já deve saber, a chave para emagrecer é: Dieta e exercício físico. Mas se você já está a meses em dieta e malhando sem parar e os ponteiros da balança não aumentam e nem diminuem, então, você pode estar com alguma condição de saúde que esteja sabotando seus esforços em emagrecer.

Nem sempre os sintomas são claros e isso dificulta a percepção desses problemas. Dentre várias razões que podem sabotar sua dieta, citarei 4 razões que são as mais comuns e que interferem na dificuldade para perder peso.

4 razões que dificultam e sabotam o emagrecimento

4 razões que dificultam e sabotam o emagrecimento

1. Intolerância a certos alimentos

Geralmente identificamos facilmente os sintomas de alergias alimentares, como por exemplo, manchas vermelhas que aparecem depois de comer camarão ou caranguejo. Até aí tudo bem. O problema é que as pessoas confundem alergia alimentar e intolerância alimentar. Só que existe diferença entre as duas.

A alergia alimentar ocorre quando o sistema imunológico identifica o alimento como algo perigoso, e a reação é bastante rápida. Já a intolerância alimentar tem várias causas, incluindo a falta de certas enzimas digestivas (como no caso de intolerância à lactose), ou sensibilidade à aditivos alimentares e seus sintomas nem sempre são visíveis ou fáceis de detectar.

Comer alimentos que são “problemáticos”, como laticínios, farinha, ovos, soja, milho e feijão, podem causar inchaço abdominal intensa e causar retenção de líquidos. Outros sintomas que podem ocorrer são: diarréia, constipação, asma leve, eczema, dores de cabeça, dores musculares e nas articulações e fadiga. Especialistas estimam que a intolerância alimentar afeta 1 em cada 10 pessoas.

Um especialista em Gastroenterologia poderá diagnosticar o problema, mas você também pode impedi-lo, escolhendo os alimentos certos.

Comece se livrando de alimentos ricos em amido e produtos lácteos (esta é a maior causa) por duas a três semanas. Se você quiser ainda ir mais longe, evite também ovos, milho, soja e nozes, e alimentos que contenham corante e conservantes. Depois de várias semanas, reintroduza lentamente esses alimentos, um por um, e observe sua reação.

2. Hipotireoidismo

A glândula tireóide produz hormônios que regulam o modo de como o corpo usa a energia. Tireóide inativa (hipotireoidismo) pode atrapalhar o seu metabolismo, além de afetar outros aspectos da sua saúde. Estima-se que 10% dos adultos (especialmente mulheres) com idades entre 40-50 anos sofram de hipotireoidismo.

Quais são os sintomas que indicam hipotireoidismo? Além do ganho de peso ou incapacidade de perder peso, você também sentirá fadiga, perda de cabelo, pele seca, dores articulares e fraqueza muscular, menstruação irregular, intestino preso e até mesmo, depressão. Consulte seu médico, caso você tenha esses sintomas.

3. Síndrome dos Ovários Policísticos

1 em cada 10 mulheres em idade fértil sofrem de Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP). Esta é a condição em que os ovários femininos produzem hormônios masculinos em excesso. Além de causar problemas de ovulação e infertilidade, SOP também pode desregular a forma como o corpo processa o açúcar no sangue.

Esta condição está muitas vezes ligada ao armazenamento de gordura em excesso, especialmente em torno da cintura. Tenha cuidado, se não for tratada, pode causar até diabetes tipo 2. Sintomas comuns da SOP são períodos menstruais irregulares, crescimento de pêlos em excesso em áreas do corpo e rosto, acne, queda de cabelo, problemas para engravidar e em alguns casos, ganho de peso inexplicável.

4. Uso de medicamentos

Vários tipos de medicamentos, como antidepressivos, esteróides e pílulas anticoncepcionais, têm alguns efeitos colaterais, como ganho de peso. A causa geralmente é A retenção de líquidos. Observe, se o seu peso aumentou em poucos meses ou semanas, após o iníciar o uso de algum medicamento, para ter certeza se é isso a causa por não emagrecer.

Compartilhe este artigo:Share on Facebook18Share on Google+0Email this to someoneTweet about this on Twitter

Quer receber dicas gratuitas de saúde e para emagrecer diretamente no seu email? Basta se inscrever abaixo!

3 Comentários

  1. Pingback: Cardápio da Dieta Anti-Cortisol | Emagrecer Urgente

  2. Pingback: Ansiedade demais atrapalha o emagrecimento | Emagrecer Urgente

  3. Pingback: Picolinato de cromo para emagrecer | Emagrecer Urgente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *