5 hábitos saudáveis que combatem o envelhecimento

cuidados-pele

5 hábitos saudáveis que combatem o envelhecimento

Envelhecer faz parte do nosso processo biológico isso é verdade, mas existem inúmeras formas de retardá-la. Basta aplicarmos em nosso cotidiano uma série de hábitos saudáveis que ao longo do tempo acabarão surtindo efeito sobre a nossa pele, na nossa saúde física e mental e no nosso bem estar em geral.

Hoje em dia é comum as pessoas buscarem cada vez mais métodos para ficarem mais jovens e combater as rugas, seja através de cosméticos de última geração ou de cirurgias plásticas. Mas as pessoas esquecem que os sinais da idade refletem nada mais, nada menos do que os hábitos que tivemos durante a vida toda.

Isso significa que quanto mais cedo adotarmos hábitos e estilo de vida saudáveis, mais conseguiremos retardar nosso relógio biológico. E pode ter certeza de que esse método sai bem mais barato ao bolso, do que as modernas técnicas e tratamentos de beleza que além de caras, podem não trazer resultados satisfatórios.

Veja 5 hábitos que podem fazer muita diferença na sua vida a curto e longo prazo em relação a sua pele e a sua saúde em geral:

Pele Saudável começa com uma alimentação saudável

Você é o que você come. Você já deve ter lido esta frase e ela é verdadeira. Cada célula do seu corpo é feito a partir dos alimentos que você come, então porque não se alimentar de comidas nutritivas e de alta qualidade para dar ao seu corpo, tudo o que precisa para retardar cada vez mais o seu relógio biológico?

Sua dieta alimentar tem um impacto importante sobre a saúde geral do seu corpo, não só por dentro como por fora. Se você precisa de motivação para comer mais frutas e vegetais, basta lembrar que esses alimentos ajudarão a manter sua aparência impecável, mais jovem, além de prevenir futuras rugas.

Além de mais frutas e vegetais, coloque mais ácidos graxos essenciais na sua alimentação como linhaça, peixes gordos como salmão, sardinha, atum, entre outros, pois eles ajudam na restauração e regeneração dos tecidos da pele.

Beta-caroteno, vitamina C, vitamina E, selênio e zinco também são nutrientes importantes para a manutenção de uma pele saudável pois são ricos em antioxidantes que por sua vez, ajudam a aumentar a regeneração celular e a produção de colágeno e elastina, mantendo a sua pele firme e sem rugas.

Use protetor solar diariamente:

A exposição excessiva ao sol pode danificar sua pele, deixando-a sensível. O tempo máximo no sol sem proteção não deve ultrapassar mais do que 10 ou 15 minutos todos os dias. Essa é a quantidade recomendada para obter a quantidade diária de vitamina D, que como sabemos ajuda na absorvição de cálcio pelo organismo. Com exceção desses minutos, o protetor solar deve ser usado sempre.

Além disso, o filtro solar continua sendo o melhor creme anti-rugas, segundo os dermatologistas, que recomendam a aplicação de protetor solar FPS 15 (ou superior) todos os dias, mesmo no inverno. Também é recomendável passar o protetor solar nas orelhas, pescoço, colo e mãos. Além de proteger sua pele contra os danos do sol, o filtro solar também ajuda a hidratar a pele, mantendo-a sempre luminosa.

Mantenha-se hidratada diariamente:

A água pode ser considerada a fonte da juventude. Ela é necessária para inúmeros processos fisiológicos, incluindo a transpiração e a remoção de resíduos através da urina e fezes. A água ajuda a manter a pele hidratada, lisa e flexível. Linhas finas de expressão e rugas ficam muito mais evidentes em pessoas desidratadas. A média ideal de consumo para uma pessoa adulta é de cerca de oito copos por dia (ou mais).

Evite o consumo de bebidas alcoólicas

Evite consumir bebidas alcoólicas com frequência, pois elas causam desidratação e ainda roubam vitaminas e minerais essenciais para os órgãos do corpo, como os tecidos, causando efeitos muito negativos sobre a sua pele e saúde em geral.

Quando você bebe bebida alcoólica com frequência, o fígado tem que trabalhar duro para eliminar as toxinas do seu corpo. E ao reduzir ou eliminar o consumo de álcool, seu organismo elimina as impurezas e toxinas acumuladas pelo corpo, de forma mais eficiente, resultando em pele mais clara e mais saudável.

Não Fumar (o cigarro detona com a pele):

Fumantes tendem a ter uma pele com coloração diferente, com sulcos e rugas ao redor da boca e dos olhos e linhas profundas nas bochechas. Não é a toa que costumam aparentar mais velhos do que realmente são.

Se com todos os problemas de saúde que o cigarro pode causar, você ainda não tomou a decisão de parar de fumar, quem sabe não resolve faze-lo simplesmente por pura vaidade e vontade de se sentir mais jovem e renovada?

Veja como deixar de fumar em 12 diasA fumaça do cigarro contém mais de 4000 toxinas, muitos dos quais são absorvidos diretamente na pele. Fumar faz com que os vasos sanguíneos nas camadas superiores da pele se contraem, reduzindo a quantidade de oxigênio no sangue e provocando uma palidez doentia e fazendo com que linhas e rugas fiquem mais visíveis.

Fumar também reduz a produção de colágeno, que é necessário para manter a pele vigorosa e firme. Um estudo de 25 pares de gêmeos idênticos (um fumante e outro não-fumante) por pesquisadores britânicos do Hospital de St. Thomas, descobriu que a pele do fumante era 25% mais fina que o do gêmeo não-fumante.

Em alguns casos, a pele chegou a ser mais de 40 % mais fina. Sua aparência é apenas uma das muitas razões pelas quais você não deve fumar. O envelhecimento é inevitável, mas nem por isso devemos deixar de nos cuidar. Com cuidados diários e um estilo de vida saudável, podemos sim retardar o processo de envelhecimento.

Por mais que a genética tenha influência sobre nossa pele e aparência, quanto mais nos preocuparmos com ela enquanto ainda somos jovens, mais chances teremos em não gastar um dinheirão com tratamentos de beleza no futuro. Cuide-se agora e quando chegar aos seus 40 anos de idade, terá uma pele de 20 anos. 🙂

Compartilhe este artigo:Share on Facebook16Share on Google+0Email this to someoneTweet about this on Twitter

Quer receber dicas gratuitas de saúde e para emagrecer diretamente no seu email? Basta se inscrever abaixo!

4 Comentários

  1. Pingback: Veja como funciona a Dieta das 8 horas | Emagrecer Urgente

  2. Pingback: Água morna com limão potencializa o emagrecimento | Emagrecer Urgente

  3. Pingback: Chá de rooibos emagrece e queima gordura | Emagrecer Urgente

  4. Pingback: Dieta do Suco Verde emagrece até 6 kg | Emagrecer Urgente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *