7 truques para evitar o temido efeito sanfona

O que é efeito sanfona?
Efeito sanfona é o ato de engordar e emagrecer repetidas vezes. Esse efeito normalmente acontece após dietas muito restritivas, pois a pessoa não aguenta manter por muito tempo essa alimentação e volta a comer exageradamente, voltando novamente ao peso inicial.
Em algumas dietas, se consegue perder peso rapidamente e é aí que mora o perigo do efeito sanfona.

Geralmente as pessoas não mudam seus hábitos alimentares inadequados e acaba retornando ao seu peso. Após tantas oscilações de peso, o organismo acaba criando maior resistência a emagrecer e manter o peso desejado se torna cada vez mais difícil.

efeito sanfona

O cérebro interpreta a eliminação de peso como uma ameaça à integridade do organismo e “queima” menos calorias, ou seja, o metabolismo se torna mais lento. É uma forma de preservação, para que o peso perdido possa voltar.
Isso acontece porque as nossas células de gordura são formadas ainda na infância e quando se come muito e de forma desequilibrada, estas células incham, se dividem e aumentam. Essas células não são perdidas quando engordamos, elas permanecem no nosso corpo.

O maior truque de todos para se evitar o efeito sanfona é adotar bons hábitos alimentares para o resto da vida. Para pessoas que sofrem com o famoso efeito iô-iô é melhor evitar dietas muito restritivas.
Aqui vai mais 7 truques que podem te ajudar a combater o efeito sanfona:

1-Opte sempre por comidas frescas:
Elas diminuem o seu nível glicêmico, diminuindo também seu apetite. O nível glicêmico é a quantidade de açúcar que há em seu sangue. Além disso, comer verduras e outras comidas frescas no lugar de comidas processadas é sempre uma opção mais saudável.

2-Faça do seu café da manhã, a principal refeição do dia:
Pesquisas afirmam que cafés da manhã fartos e até mesmo gordurosos podem ser benéficos – especialmente se você fizer refeições mais leves no almoço e no jantar. Comer bem no café da manhã faz com que você sinta menos fome no resto do dia, o que é útil quando se está perdendo peso.

3-Evite fast-foods, comidas processadas e industrializadas:
MC Donalds ,salgadinhos, bolachas e doces podem ser irresistíveis, mas talvez elas estejam te viciando. Pesquisas científicas comprovaram que esses alimentos afetam certas regiões do nosso cérebro da mesma forma do que as drogas. E isso resulta em obesidade. Pelo menos essa foi a conclusão de cientistas que analisaram ratos que tinham acesso ilimitado à comidas deliciosas, mas nada saudáveis.

4-Diminua o intervalo entre suas refeições:
O ideal é comer moderadamente de 3 em 3 horas e não pular refeições. Quando se fica muitas horas sem comer, a tendência é comer muito na refeição seguinte.

5-Evite alimentos que já vêm adoçados “de fábrica”.
É preferível que você adoce com açucar os alimentos, do que comer alimentos industrializados já adoçados. Isso porque esses alimentos contém o famoso HFCS (High Frutose Corn Syrup), um adoçante feito a partir de milho que possui muita frutose. Entre os alimentos que usam a substância estão os cereais, frutas em conserva, geléia, sucos e sobremesas enlatadas.

6-O seu ambiente de refeições pode influenciar a quantidade de comida:
Pratos menores fazem com que você coma menos, em porções menores. Também ficou provado que a luz da cozinha pode afetar a quantidade que você come (muita luz ou pouca luz causa ansiedade, o que faz com que você coma mais do que o necessário). Além disso, é válido deixar os alimentos fora da mesa (no fogão) para que repetir fique mais trabalhoso. Deixar a TV ou o rádio desligados também faz com que você preste mais atenção ao que come e não abuse das guloseimas sem pensar duas vezes.

7-Faça do seu horário da refeição, um momento sagrado:
Coma sem pressa, com a TV desligada. Isso fará com que você sinta mais prazer na hora de comer, podendo assim, apreciar o verdadeiro sabor da comida.
Comer rápido é contra-indicado para quem faz dieta, pois na pressa ,acaba-se comendo mais do que o necessário). Além disso, é válido deixar os alimentos fora da mesa (no fogão) para que repetir fique mais trabalhoso.

Ah, e mais uma dica fundamental.
Ame-se a si mesmo, se auto-estime…esse é o primeiro grande passo para ser feliz e evitar as oscilações dos ponteiros da balança !

Compartilhe este artigo:Share on Facebook23Share on Google+0Email this to someoneTweet about this on Twitter

Quer receber dicas gratuitas de saúde e para emagrecer diretamente no seu email? Basta se inscrever abaixo!

2 Comentários

  1. Pingback: 8 Semanas Para Mudar Seu Corpo Para Sempre | Emagrecer Urgente

  2. Pingback: Não Se Renda Às Dietas Radicais | Emagrecer Urgente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *