A verdade sobre os carboidratos na dieta

emagrecer

A verdade sobre os carboidratos na dieta

Muita gente acredita que os carboidratos são os verdadeiros culpados pelos quilos a mais na balança. São chamados de vilões injustamente, pois os carboidratos desempenham um papel muito importante no nosso organismo e cortá-los de uma vez da alimentação podem trazer sérios problemas ao nosso corpo.

A principal função dos carboidratos em nosso organismo é de fornecer energia para as nossas células. Faça de conta que o nosso corpo é um carro e o carboidrato, a gasolina. Um carro sem gasolina não é capaz de andar, da mesma forma que o nosso corpo precisa de carboidratos para funcionar de forma adequada.

Os carboidratos são uma fonte de energia primária que fornecem nutrientes vitais como vitaminas, minerais e fibras. Quando fazemos dietas de restrição de carboidratos, podemos até perder bastante peso, porém podemos experimentar sensações desagradáveis como dores de cabeça, fraqueza e cansaço.

Carboidratos do bem versus carboidratos do mal

Carboidratos do bem x carboidratos do mal
Mas é claro que isso não significa que você pode sair comendo carboidratos à vontade, a torto e direito e achar que isso não trará consequências para a balança e para o seu peso. Infelizmente, carboidratos em excesso engordam sim, especialmente os carboidratos simples como doces, refrigerantes e massas brancas.

Os carboidratos simples são rapidamente absorvidos no organismo, que por sua vez serão transformados em açúcar (glicose). A consequência disso, são picos elevados de açúcar no sangue que faz com que o corpo libere altos níveis de insulina, que tem a função de armazenar esse açúcar em forma de gordura no organismo.

Mas espera, isso não significa que você deve cortar os carboidratos da sua dieta. Basta substituir os carboidratos simples pelos carboidratos complexos, pois estes são absorvidos lentamente pelo organismo, causando uma saciedade por mais tempo e dando ao organismo o combustível de alta qualidade pra ele funcionar.

Escolher os carboidratos certos fará a diferença para que você obtenha sucesso na perda de peso a curto e a longo prazo, além de ajudar a levantar seus níveis de energia e disposição. Além disso, os carboidratos complexos são ricos em vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras que ajudam a ter uma digestão saudável.

Inclua carboidratos de qualidade na sua dieta

Isto inclui grãos e cereais integrais, tais como arroz integral, pães e massas integrais, vegetais, legumes e frutas de baixo índice glicêmico. Sempre que possível, evite carboidratos simples tais como alimentos à base de farinha refinada, doces, refrigerantes e outros alimentos de alto índice glicêmico.

Sei que é difícil abdicar desses alimentos calóricos, mas se a sua intenção é perder peso, então o ideal é fazer tais substituições e evitar os carboidratos simples especialmente nas horas que antecedem a hora de ir pra cama, pois neste horário o gasto calórico é reduzido e o açúcar é rapidamente convertido em gordura.

Mudando gradualmente seus hábitos alimentares, você estará facilitando o processo de emagrecimento, melhorando a saúde intestinal, e ainda estará prevenindo seu organismo de muitas doenças, entre elas a diabete tipo 2 e problemas nas artérias e no coração. Pode ter certeza de que será um esforço que valerá a pena! 🙂

Compartilhe este artigo:Share on Facebook31Share on Google+0Email this to someoneTweet about this on Twitter

Quer receber dicas gratuitas de saúde e para emagrecer diretamente no seu email? Basta se inscrever abaixo!

2 Comentários

  1. Pingback: Dieta da Batata Doce Para Emagrecer Rápido | Emagrecer Urgente

  2. Pingback: Alimentos com carboidrato "do bem" | Emagrecer Urgente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *