Alimentação certa para cada idade


Qual a Dieta Certa aos 20, 30, 40, 50 anos?
Nosso corpo está intimamente relacionada com parâmetros hormonais, psicológicos e físicos que se alteram ao longo do tempo. Por isso que uma mulher de 50 anos não têm a mesma forma de quando tinha 15 anos.

Conforme o tempo passa, mais ficamos propensos a adquirir quilos extras, pois nosso metabolismo muda e ocorrem mudanças importantes que afetam nosso peso. Portanto é muito importante estabelecer uma alimentação para cada fase da vida.

20 A 30 anos: INDEPENDÊNCIA

Certamente você é uma estudante ou uma jovem que está criando sua própria independência e muitas já nem moram mais com os pais, devido à faculdade ou a um trabalho em outra cidade. Embora possa  desfrutar da liberdade, ao mesmo tempo, sua alimentação pode ficar comprometida.

Isso pode resultar em quilos a mais, já que com certeza você se rendeu aos hamburgueres e batatas fritas da vida, cheios de gordura, hiper calóricos e festas sempre regadas à alcool. Eu sei que é difícil fugir das tentações nessa fase da vida, mas nós vamos dar algumas dicas de como desfrutar da sua independência, sem a necessidade de pagar um alto preço ao subir na balança …

Controlar os alimentos calóricos
Se você não resiste à uma pizza, tente comer apenas uma vez por semana. Limite os fast food para uma vez a cada 15 dias. Você também pode variar como ir a um restaurante japonês de vez em quando por exemplo. Limite o álcool também para uma vez por semana.

Equilibrar a alimentação diária
É essencial ter um café da manhã completo para lhe dar disposição durante o dia. Se precisar lanchar ao invés de almoçar, limite a 2 vezes por semana. Se você come no restaurante da universidade ou do trabalho, escolha uma refeição completa (legumes, carne ou peixe + carboidrato). Evite lanches calóricos depois do almoço. Para o jantar, coma uma quantidade equilibrada e com calorias leves como legumes e 1 proteína.

Sugestão de cardápio para os 20 a 30 anos

Café da manhã
• 1 tigela (40 g) de cereais (flocos de milho ou aveia), 150 ml de leite, 1 fruta ou 1 fatia de pão, 1 iogurte, 1 copo de frutas ou suco de frutas sem adição de açúcar (adicione adoçante se quiser).

Almoço
Opção 1
• 100 g de carne de frango cozido ou 120 g de peixe cozido, 15 g de óleo (3 c. de café) de oliva, 200 g de cozido ou cru, 60 g de pão, 1 iogurte, 1 fruta.
Opção 2 (apenas 2 vezes por semana)
• Lanche com 2 fatias de pão, 2 fatias de presunto cozido, 30 g de queijo cottage e 1 fruta.

Lanche da manhã
• 1 fatia de pão com 1 fatia de queijo ou 20 g de chocolate preto ou 5 biscoitos.

Jantar
• 150 gramas de vegetais crus e / ou cozido, 150 g de carboidrato cozido (arroz ou batata), 1 colher de café de azeite de oliva, 30 g de queijo, 1 fruta.

30 a 50 anos: VIDA FAMILIAR

Durante esta fase da vida muitas coisas acontecem: Casamento, filhos, mudanças na carreira, em alguns casos ocorre o divórcio e com isso, instabilidade emocional. A vida torna-se bem corrida, afazeres da casa, cuidar dos filhos, etc.

Nessa fase da vida, geralmente o peso aumenta. Não se preocupe se forem apenas alguns quilos (2 a 5 quilos é normal), mas deve-se tomar certos cuidados para que você não perca o controle da situação. Veja nossas dicas:

Os almoços em família, as comidas deliciosas e calóricas que fazemos e que no final acaba engordando não só um, mas o casal. Aí vem os filhos, nosso corpo sofre mudanças após a gravidez e pra piorar, os armários e a geladeira estão cheias de comida para bebê … e é muito tentador!

Geralmente nessa fase da vida, tentamos pelo uma vez que seja, fazer algum regime para voltar a ficar em forma. Quase sempre escolhemos dietas malucas que nos fazem emagrecer, porém logo depois recuperamos tudo que perdemos e ainda ganhamos um pouco mais.

Comer com moderação
Escolha alimentos saudáveis para toda a família como saladas, 1 ovo ou 1 / 2 pequena lata de atum, vegetais e algum tipo de carboidrato. À noite, faça uma refeição leve com legumes, carne ou peixe, arroz e fruta de sobremesa.

Cuidado com a hora do lanche com as crianças. Você pode comer uma fatia de pão, mas opte por integral e substitua sua compota de maçã açucarada por uma diet. É melhor escolher uma fruta e produtos lácteos desnatados.

Reduza a quantidade
Coma com moderação e não se sirva do mesmo tanto que o o seu marido ou filhos. As necessidades deles são maiores que as suas.

Sugestão de cardápio para 30 à 50 anos

Café da manhã
• 1 iogurte ou 150 ml de leite desnatado ou semi-desnatado, 60 g de pão ou 1 croissant, 10 g de manteiga ou margarina ou 1 c. café de geléia diet.

Almoço
• 40 g de atum fresco, ou 1 ovo ou 50 g de lingüiça, 150 g de vegetais crus e / ou cozido, 2 colheres de arroz, 1 concha de feijão, salada verde, 10 ml de azeite (2 c. de café), fruta fresca.

Jantar
• 250 ml de sopa de legumes ou 100 g de legumes, 150 g de amido cozido, 10 g de azeite de oliva, 150 g de peixe cozido ou 130 g de carne / frango cozidas, 1 colher de arroz, 1 fruta ou 2 bolas de sorvete (no máximo 2 vezes por semana).

50 anos: MENOPAUSA

Esse é um dos momentos mais difíceis na vida de uma mulher, que implica em mudanças no corpo e uma delas é o aumento do peso. Aqui estão algumas dicas para melhorar seu estilo de vida.

Seu corpo muda
Com a chegada da menopausa, os ovários produzem menos hormônios femininos. O acúmulo de gordura nos quadris e coxas diminui e nossa circunferência abdominal aumenta. O declíneo do estrogênio faz aumentar o apetite e também aumenta a necessidade de compensar o vazio emocional.

A gordura se acumula
Você sente que armazena tudo que come? É normal: depois de 50 anos, o corpo já não gasta tantas calorias como antes e po isso a gordura tende a se acumular. O resultado é que, mesmo consumindo as mesmas quantidades de antes, engordamos mais facilmente.

Como ficar em forma após a menopausa?
O seu metabolismo tende a diminuir nessa fase. Para compensar você precisa aumentar o gasto energético nas atividades (caminhada, corrida, ciclismo). Isso impedirá o acúmulo de gordura.

Fazer um lanche
Para frear um pouco o apetite, faça um lanche no meio da tarde, com pão ou cereais integrais . Se ficar com fome entre as refeições você optar por 1 fruta ou 1 iogurte sem açúcar.

Sugestão de cardápio para 50 anos

Café da manhã
• 50 ml de leite semi-desnatado, 60 g de pão, 8 g de manteiga ou margarina ou 2 c. café de geléia diet e 1 fruta.

Almoço
• 2 colheres (sopa) de arroz, 1 concha de feijão, 1 xícara de legumes crus ou cozidos, 100 g de carne / frango cozido, 1 colherinha de azeite de oliva, 1 iogurte, 1 fruta.

Lanche
• 60 g de pão, 40 g de queijo ou 30 g de chocolate

Jantar
• 1 xícara de sopa de legumes ou 200 g de vegetais crus / ou g, cozidos 80 de peixe cozido ou filé de frango, salada colorida com azeite, 1 iogurte, 1 fruta.

Compartilhe este artigo:Share on Facebook51Share on Google+0Email this to someoneTweet about this on Twitter

Quer receber dicas gratuitas de saúde e para emagrecer diretamente no seu email? Basta se inscrever abaixo!

1 Comentário

  1. Lia

    Olá!! Se Deus quiser completo cinquenta e quatro anos em abril.. Ja fiz menopausa e sou intolerante a lactose e proteina. Do leite…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *