Alimentos que ajudam a combater a celulite

eliminar-celulite

Dicas de alimentos que previnem e melhoram a celulite

Celulite é um problema que atinge praticamente todas as mulheres e a maioria se sente incomodada com aqueles furinhos, presentes em várias regiões do corpo e em diversos graus. Ela é causada por diversos fatores: sedentarismo, dieta inadequada, metabolismo irregular, ingestão insuficiente de água, problemas no sistema digestivo, distúrbios hormonais, má circulação, excesso de toxinas no organismo, etc.

Embora pareça não ter solução, existem várias maneiras de contornarmos o problema: Massagem com cremes específicos, exercícios regularmente, maior ingestão de água para manter uma boa oxigenação das células e tecidos e também uma alimentação adequada, rica em alimentos antioxidantes como frutas e vegetais que ajudaram a desintoxicar o corpo, melhorando o aspecto geral da pele.

Adotando uma dieta correta de desintoxicação, você ajuda a limpar o fígado das toxinas em excesso e por consequência, seu metabolismo irá fluir bem melhor. Os princípios básicos de uma dieta deste tipo é retirar do cardápio todos os alimentos que trazem prejuízos ao sistema linfático como gorduras saturadas, gorduras trans, processados, farinha refinada, açúcar e café e álcool em excesso.

Esses alimentos podem ter efeitos negativos em relação à celulite. A cafeína em excesso pode causar prejuízos à circulação sanguínea. O álcool desidrata o organismo, faz com que as toxinas sejam absorvidas através do fígado e suas calorias sejam armazenadas como gordura corporal. Farinha refinada, açúcar, gorduras saturadas, também aumentam o depósito de gordura no organismo.

Que alimentos ajudam a combater a celulite?

Sucos de frutas naturais carregadas de vitamina C, que é um poderoso antioxidante. Também beba água, muita água. Mais de 70% do nosso corpo é composto de água e ela é essencial para o funcionamento básico do corpo e todos os seus órgãos. Beba no mínimo 8 copos de água por dia. Evite bebidas alcoólicas, refrigerantes, sucos industrializados, que muitas vezes são ricos em conservantes.

Dentre os alimentos, opte pelos antioxidantes naturais, pois eles ajudam a varrer para forma os radicais livres que enfraquecem e danificam a estrutura celular em nosso corpo. Exemplos de alimentos ricos em antioxidantes são, por exemplo, frutas e legumes, especialmente aquelas de cores fortes e vibrantes.

Alimentos antioxidantes: mirtilos, amoras, mangas, laranjas, morangos, uva, maçã, kiwi, tomate, abacate, cenoura, espinafre, abobrinha, rabanete, abóbora, brócolis, repolho, couve-flor, erva-doce, escarola, feijão verde, cebolas, entre outros.

Vitaminas + Minerais + Ácidos Graxos + Fibras

Vitamina C
A vitamina C presente em frutas cítricas auxilia na formação de colágeno, uma proteína, que ajuda na formação do tecido conjuntivo do corpo. Alimentos que contenham vitamina E e os ricos em beta-caroteno ajudam a melhorar a circulação sanguínea e com isso melhoram o aspecto de “casca de laranja” da pele.

Zinco
O zinco ajuda com o crescimento e desenvolvimento de tecidos celulares e estimula o sistema imunológico, protegendo-a contra os radicais livres. O zinco é encontrado em sementes de abóbora, castanha de caju, sementes de girassol, queijo parmesão, algas marinhas, frutos do mar e germe de trigo.

Selênio
O selênio é outro mineral antioxidante e é encontrado no salmão, nozes, castanha de caju e lentilhas. Alimentos que contêm fósforo também contêm cálcio e ajudam a regular a proteína em seu corpo e são encontrados na carne magra, ovos, peixes, sementes oleaginosas como nozes e castanhas, leite desnatado, etc.


Iodo
O iodo ajuda a melhorar as funções da glândula tireoide. Como sabemos uma glândula tireóide inativa faz com que ocorra ganho de peso corporal, que por consequência pode culminar na celulite. Só não peque pelo excesso, pois o iodo demasiado é prejudicial e faz com que o corpo retenha líquidos nos tecidos. Boas fontes de iodo são laticínios, ovos e algas marinhas.

Ácidos Graxos Essenciais
Omega 3 e ômega 6 são chamados de “ácidos graxos essenciais” e como o próprio nome já diz, são essenciais para uma série de processos biológicos. Essa gordura saudável ajudam a produzir, nutrir e reparar a membrana celular e os tecidos, auxiliando portanto na redução da celulite, além de acelerar o metabolismo.

Além disso, ajudam a expulsar as toxinas para fora do corpo, ajudando a desintoxica-lo. As melhores fontes de ácidos graxos essenciais são peixes, como salmão e arenque, óleo de cânhamo, nozes, amêndoas, vegetais folhosos verde escuro, azeite de oliva e óleo de linhaça, alimentos de grãos integrais, carnes magras e ovos.

Azeite de oliva
Para temperar as saladas, não abra mão do bom e velho azeite extra-virgem, pois ele é muito mais saudável do quer outro tipo de óleo ou margarina. Ele é rico gordura monoinsaturada, uma gordura benéfica para o organismo. Porém ele não deve ser aquecido pois perderá suas propriedades ativas.

O consumo do azeite extra-virgem trás uma série de benefícios: Inibe a formação de cálculos biliares, reduz o colesterol ruim LDL e impede de oxidação e formação de radicais livres no seu corpo, atuando como um poderoso antioxidante também, além de também contribuir para a saúde do sistema digestivo.

Fibras
Uma dieta rica em fibras também ajuda na redução da celulite. As principais fontes de fibras são frutas, legumes, cereais integrais, pães e biscoitos integrais, nozes, sementes e grãos. Para obter mais fibras e carboidratos complexos na dieta, troque os alimentos feitos à partir de farinha refinada por alimentos integrais.

projeto viver magraEmbora sejam considerados inimigos das dietas, os carboidratos são essenciais para o nosso corpo. O que precisamos aprender no entanto é fazer escolhas sábias e assim fornecer ao nosso corpo tudo que o nosso corpo necessita para se manter saudável.

Alimentos de baixo índice glicêmico são mais saudáveis, pois como entram na corrente sanguínea mais lentamente, eles dão mais saciedade, mantém a fome a distância e fornece glicose na medida certa para manter seus níveis de energia. Portanto, evite alimentos de alto índice glicêmico como doces, pães, massas, macarrão, pizza e outros produtos feitos de farinha refinada.

Combinação: Dieta + Exercícios + Massagem
A maior maneira de se livrar da celulite é fazer uma combinação incluindo dieta, exercícios regulares e massagens específicas para a celulite como a drenagem linfática. Entre os melhores exercícios para combater a celulite estão os aeróbicos como caminhada, corrida, natação, ciclismo, entre outros.

Veja outras dicas que podem ajudar no combate à celulite:
Dieta anti-celulite – Cardápio para dar fim à celulite
Receitas de suco anti celulite
Automassagens redutoras
Causas, prevenção e tratamento da celulite
Aprenda a fazer drenagem linfática em casa
Suco da Luz do Sol – Benefícios e receita
Chá de carqueja, um ótimo aliado contra a celulite

Compartilhe este artigo:Share on Facebook0Share on Google+0Email this to someoneTweet about this on Twitter

Quer receber dicas gratuitas de saúde e para emagrecer diretamente no seu email? Basta se inscrever abaixo!

3 Comentários

  1. Pingback: Comer muito pouco engorda ao invés de emagrecer | Emagrecer Urgente

  2. Pingback: Adifyline Creme que aumenta os seios e o bumbum – Camila Mercedes

  3. Pingback: Adifyline aumenta seios e bumbum? | Emagrecer Urgente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *