Alimentos que causam inchaço abdominal

Alimentos que causam inchaço abdominal

Dicas para acabar com o inchaço abdominal

Você é daquelas que vive se queixando de inchaço, dores e desconfortos abdominais como gases, azia, indigestão, flatulências, etc? Existem várias razões para que esses sintomas ocorram, mas na maior parte das vezes esse inchaço abdominal pode ser por causa de um ou mais alimentos presentes em sua alimentação.

Às vezes confundimos esse inchaço abdominal com gordura acumulada ou retenção de líquidos, mas na verdade ele é decorrente de distúrbios digestivos que atrapalham o processo de digestão e o trabalho das enzimas que são necessárias para a quebra e absorção adequada de nutrientes dos alimentos.

As alergias alimentares são uma causa comum para o inchaço abdominal. Se uma pessoa alérgica a determinado alimento, ingeri-lo, o corpo acaba reagindo por acreditar que tal alimento seja um “objeto estranho” e assim acaba liberando histamina, que por sua vez causa uma série de desconfortos abdominais.

Além de incomodar fisicamente, esse inchaço também pode arruinar com a nossa silhueta,  especialmente se vestirmos aquele vestido justo que tanto adoramos. Enfim, para acabar com tais incomôdos, considere abolir da dieta alguns dos alimentos abaixo. Quem sabe não seja algum deles o responsável pelo inchaço?

1. Laticínios

O laticínios fazem parte de uma dieta saudável e equilibrada, no entanto o consumo exagerado pode trazer sintomas desagradáveis para algumas pessoas. Há um grande número de pessoas que tem intolerância à lactose (e a maioria nem sabe disso).

Experimente observar se os sintomas aparecem logo após beber um copo de leite, comer uma fatia de queijo ou uma bola de sorvete. Se isso acontecer, provavelmente, o culpado é a lactase, uma enzima presente em todos os produtos lácteos, que acaba por irritar o trato digestivo, causando gases e outros sintomas indesejados.

2. Junk Food


Não é segredo pra ninguém que o junk food não é um tipo de alimento saudável. Aliás não é a toa que esse tipo de alimento se chama junk food, que significa “comida lixo” e se refere às besteiras e porcarias que muitos comem no dia a dia, mesmo sabendo que estes alimentos não agregam nenhum valor nutricional.

Tá certo que de vez em quando ninguém escapa de comer umas besteirinhas como fast foods, bolachas recheadas, salgadinhos industrializados, entre tantos outros, mas evite que esses alimentos estejam em sua dieta diariamente.

Além dos altos níveis de gordura saturada, sal ou açúcar e numerosos aditivos alimentares tais como glutamato monossódico e tartrazina, estes alimentos são carentes de proteínas, vitaminas e fibras dietéticas, etc.

Além de aumentarem os riscos de várias doenças, esse tipo de alimento pode trazer um grande desconforto digestivo a muitas pessoas graças ao seu alto teor de gordura saturada, sódio, corantes e outros aditivos químicos. Ao invés deles, opte por alimentos naturais como frutas ou semente oleaginosas para seus lanchinhos.

3. Bebidas gasosas

Outros vilões que causam inchaço abdominal são os refrigerantes e outras bebidas gasosas como cerveja e espumantes. Cortar os refrigerantes da sua dieta fará bem não só ao seu aparelho digestivo como também para a sua saúde e emagrecimento, pois são compostas de calorias vazias, sem nenhum valor nutricional.

Observe se após ingerir algumas dessas bebidas, você sente sintomas como flatulência e barriga estufada. Se a resposta for afirmativa, então o jeito é evitar a ingestão de tais bebidas e assim evitar esses sintomas tão desagradáveis e desconfortáveis, capazes de acabar com o dia de qualquer pessoa.

Substitua as bebidas gasosas por outras como chás, suchás ou sucos naturais ou mesmo água gelada ou água morna, que como sabemos ajudam a acelerar o metabolismo, levando embora o inchaço e os quilinhos indesejáveis.

Previna-se contra esses sintomas, verificando se a causa do inchaço parte do consumo desses 3 alimentos. Depois basta evita-lo(s) na sua alimentação diária. Tenho certeza de que você vai se surpreender com os resultados.

Compartilhe este artigo:Share on Facebook23Share on Google+0Email this to someoneTweet about this on Twitter

Quer receber dicas gratuitas de saúde e para emagrecer diretamente no seu email? Basta se inscrever abaixo!

2 Comentários

  1. Pingback: Dieta sem lactose para quem tem intolerância | Emagrecer Urgente

  2. Pingback: 2 Sucos Para Turbinar o Metabolismo | Emagrecer Urgente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *