13 alimentos que combatem doenças e aumentam a imunidade


13 alimentos que combatem doenças e aumentam a imunidade
Se você for a 3 nutricionistas diferentes e pedir para que elas façam uma seleção de 13 alimentos importantes para a saúde, com certeza você sairá do consultório com 3 seleções diferentes, porém irá observar que muitos alimentos estará em comum nas listas e em outros casos, haverá alimentos similares entre uma lista e outra.

Afinal, cada alimento fornece algo diferente: Ao mesmo tempo que alguns são ricos em fibras ou proteínas, podem conter poucas vitaminas e minerais, enquanto outros são ricos em antioxidantes, que combatem muitas doenças, ao mesmo tempo pode ser pobre em proteínas. Portanto, o truque é você incluir vários alimentos na sua dieta que irão suprir todas as necessidades nutricionais do seu organismo.

Listamos aqui, 13 alimentos poderosos que devem estar nas nossas refeições com mais frequência, pois cada qual fornece um tipo de nutriente essencial para um bom funcionamento para o nosso corpo, como vitaminas, minerais, antioxidantes, fibras, proteínas, carboidratos.

Chocolate escuro amargo

Em se tratando de chocolate e no que diz respeito à saúde, o amargo é melhor. Os benefícios do chocolate é devido aos flavonóis e antioxidantes existentes no cacau que deverá ter uma porcentagem alta, ou seja acima dos 60%. O chocolate escuro também tem outra vantagem: possui menos calorias do que outras variedades, e quando consumidos com moderação, ele reduz o colesterol LDL e impede a acumulação de placas bacterianas nas artérias.

Alho

O alho é um grande aliado no controle e redução dos níveis de colesterol total e de triglicérides, ajudando a evitar entupimento das artérias. Segundo pesquisas, se você comer de dois a três dentes de alho diariamente, as chances de pessoas com problemas do coração ter um ataque cardíaco diminui para a metade.

O alho também é conhecido por suas propriedades anticancerígenas e antioxidante, ajudando a combater muitas doenças como câncer e se comê-lo assado, ajuda a desintoxicar o organismo de metais pesados ​​como o mercúrio (de peixe) e de cádmio. O alho também atua como um agente antibacteriano e antiviral, aumentando a resistência ao estresse induzido por constipações e infecções. Não suporta bafo de alho? Simples…Mastigue um raminho de salsa, que o bafão passa.

Nozes e Amêndoas

Essa dupla são fontes poderosas de fibras e gordura e monoinsaturadas, que como sabemos ajudam a reduzir o colesterol. Comer nozes e amêndoas regularmente aliando a uma dieta baixa em gordura saturada e colesterol pode reduzir o risco de doença cardíaca. Apesar das amêndoas e nozes serem ricos em calorias, já é comprovado que eles são grandes aliados para quem quer perder peso, pois proporcionam a sensação de saciedade, evitando comer demais.

Abacate

Muita gente pensa que o abacate é um grande vilão da dieta por ser rico em gordura. Porém ele é rico em gordura monoinsaturada, que é muito benéfico para o nosso corpo pois reduz o risco reduzido de câncer, doenças cardíacas e diabetes. O abacate ajuda na regeneração dos tecidos, estabiliza o açúcar no sangue, e é ótimo para a saúde do coração. Essa fruta é rica também em fibras e são uma boa fonte de luteína, um poderoso antioxidante que protege a saúde dos olhos e da pele.

Maçãs

Existe um ditado que diz que “Uma maçã por dia mantém o médico longe”. E isso é verdade, pois as maçãs são carregadas com poderosos antioxidantes como a quercetina e catequina, que protegem as células dos danos. Com isso o risco de câncer e doenças cardiovasculares são reduzidos, especialmente se você as come a casca. Segundo uma pesquisa, a casca de maçã contém 5 vezes mais polifenóis que a carne, além de serem embaladas com muitas fibras como a pectina, que ajudam a combater a constipação e prisão de ventre.

Semente de Linhaça

Com um grande valor nutricioanl, a linhaça é embalado com ácido graxos ômega 3 e ácido alfa linolênico, um ácido graxo essencial que ajuda a reduzir a inflamação. A semente de linhaça ainda contem fibras, sais minerais como magnésio, zinco, potássio e tem sido usada durante séculos para fins medicinais. O próprio Gandhi uma vez proclamou: “Nos lugares onde houver um consumo regular da linhaça, haverá uma saúde melhor.” Gandhi entendia das coisa hein!

Mirtilos

Apesar do consumo do mirtilo ainda não ser popular no Brasil, essas super bagas conhecidas como bagas antienvelhecimento, são ricas em antioxidantes que combatem os radicais livres. As antocianinas, presentes na fruta ajudam a melhorar a visão e função cerebral. Os mirtilos também são conhecidos por seu poder anticancerígeno e também por mostrar ser um grande aliado ao combate à diversas doenças como doenças crônicas de Alzheimer e de Parkinson, a diabetes e doenças cardíacas, pois segundo estudos, a fruta combate a inflamação e diminui os prejuízos na coordenação motora e memória que acompanham o envelhecimento.

Cogumelos

Usada há séculos na medicina oriental, os cogumelos têm efeitos poderosos sobre o sistema imunológico – especialmente o maitake, shiitake, e variedades reishi. Comê-los regularmente ajuda a prevenir e tratar cânceres, doenças virais, pressão alta e até colesterol alto, chegando a reduzir os níveis em até em 45%. Os cogumelos também são usados ​​como um tratamento adjuvante do cancro em toda a Ásia por causa de sua capacidade de reduzir os tumores, além de neutralizar os efeitos tóxicos da quimioterapia e da radiação.

Repolho

Vegetais da família Brassicaceae como o repolho, couve e o brócolis, contêm compostos chamados indóis, que reduzem o risco de vários tipos de câncer, como o de cólon. Além disso, estimula o sistema imunológico, mata as bactérias e vírus, e é um bom purificador do sangue. O repolho roxo ainda contem antocianinas, outro poderoso antioxidante com poder anticancerígeno.

Peixe oleosos

Comer peixe reduz o risco de doenças cardíacas, câncer, mal de Alzheimer, derrame, diabetes e artrite. As espécies oleosas como salmão selvagem, o arenque, atum e sardinhas, reduzem os riscos de depressão e os riscos de doenças cardiovasculares devido à ômega 3. A recomendação é que se coma peixe ao menos 2 vezes por semana, porém evite os peixes com muito mercúrio como tubarão, peixe espada, cavala, espadarte e a corvina.

Ovo

Ovo é a melhor fonte de proteína no planeta, além de conter diversos nutrientes e os nove aminoácidos essenciais. Muitas pessoas dizem evitar a gema do ovo por temer o colesterol, porém a gema é fonte de colina, nutriente importante na saúde do coração e do cérebro e ainda ajuda a evitar que o colesterol e a gordura se acumule no fígado.

Romã

Romã tem 3 vezes mais antioxidantes do que o vinho tinto e o chá verde. O suco de romã é poderoso e ajuda a reduzir o entupimento das artérias e os riscos de derrame e doenças do coração. O consumo regular a longo prazo também ajuda a retardar o envelhecimento e a proteger o organismo contra o câncer.

Vinho tinto

O vinho tinto contém poderosos antioxidantes, resveratrol e saponinas, que ajudam a proteger o coração, aumentam o bom colesterol e reduz os riscos de coágulos sanguíneos. Mas lembre-se que isso só ocorre se for limitada a apenas uma dose por dia. Mais do que isso, pode ocorrer o efeito contrário e ainda elevar a pressão arterial.
Portanto beba com moderação!

Compartilhe este artigo:Share on Facebook36Share on Google+0Email this to someoneTweet about this on Twitter

Quer receber dicas gratuitas de saúde e para emagrecer diretamente no seu email? Basta se inscrever abaixo!

3 Comentários

  1. Pingback: Dieta do Ultra metabolismo - Emagreça com ajuda dos genes | Emagrecer Urgente

  2. Pingback: Semente de Chia - Emagrece e faz bem para a saúde | Emagrecer Urgente

  3. Pingback: Vitamina C Rejuvenesce e Emagrece | Emagrecer Urgente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *