Alimentos que combatem o câncer

alimentos anti-câncer

Conheça os principais alimentos anticâncer

Um alimento por si só não tem capacidade de te proteger contra o câncer, ao contrário de uma dieta equilibrada e repleta de vegetais como legumes, frutas, grãos integrais, feijões entre outros alimentos. Todos esses alimentos funcionam como uma sinergia de compostos, que unidos com certeza ajudarão a reduzir os riscos de câncer.

A combinação certa de vários alimentos que ajudam a fazer a diferença, portanto na hora das refeições, devemos seguir um critério. Os vegetais por exemplo devem fazer parte de 2/3 da sua alimentação diária, enquanto que as proteínas animal, não devem passar de 1/3. Veja nossas dicas para ter uma dieta anticâncer:

Alimentos que ajudam a combater o câncer
* Frutas e vegetais
São ricos em nutrientes contra o câncer – e quanto mais vivas as cores, mais nutrientes eles contêm. Além disso, eles ajudam a alcançar e manter um peso ideal, o que de certa forma contribui para manter várias doenças longe de nós, incluindo vários tipos de câncer como de cólon, esôfago e câncer de rim. O ideal é incluir na dieta pelo menos cinco porções por dia, preparados de forma saudável.

* Folato (vitamina B ou ácido fólico)
Também ajuda a proteger contra cânceres de cólon, mama e reto. Cereais matinais e produtos de trigo integral enriquecidos são boas fontes de folato. Aspargos, ovos, fígado de frango, feijões, sementes de girassol e verduras como espinafre ou alface também são fontes de ácido fólico.

* Licopeno (tomates)
É o pigmento que dá ao tomate sua cor vermelha e estudos têm comprovado que essa substância ajuda na redução do risco de vários tipos de câncer, incluindo câncer de próstata. Porém, dê preferência aos tomates orgânicos, cultivados sem agrotóxicos ou pesticidas e preparados de forma saudável.

* Chá verde
É conhecido por suas propriedades anticancerígenas. Em estudos de laboratório, o chá verde tem retardado ou impedido o desenvolvimento de câncer no cólon, fígado, mama e próstata. Em outros estudos a longo prazo, o chá foi associada com menores riscos câncer de bexiga, estômago e pâncreas.

* Uvas, suco de uva e vinho tinto
Uvas roxas e vermelhas contêm resveratrol, um poderosos antioxidante, com propriedades anti-inflamatórias. Em estudos de laboratório, essa substância impede danos que podem desencadear células cancerígenas. Além das uvas e suco feito a partir delas, o vinho tinto também é conhecido por suas propriedades anticâncer.

* Água

Não só sacia a sua sede, mas também pode protegê-la contra o câncer de bexiga. Beber bastante água ao longo do dia faz com que haja diluição de potenciais agentes causadores de câncer na bexiga. Além disso, ajuda você a urinar com mais frequência, o que fará com que reduza a quantidade de tempo em que os agentes ficarão em contato com a mucosa da bexiga.

* Feijão e grãos em geral
Lentilhas e grãos como ervilha e grão de bico também ajudam a combater o câncer pois eles contêm vários fitoquímicos poderosos que podem proteger as células do organismo contra danos que podem levar ao câncer. Em estudos de laboratório, essas substâncias desaceleram o crescimento de tumores e impediram que estes tumores liberassem substâncias capazes de danificar as células vizinhas.

* Vegetais crucíferos
Como brócolis, couve-flor, repolho, couve de Bruxelas, couve chinesa e couve. Estes membros da família do repolho, além de serem muito saborosos e capazes de enriquecer qualquer salada, também possuem substâncias que ajudam seu corpo a se defender contra cânceres como de cólon, mama, pulmão, etc.

* Vegetais folhosos verde escuro
Como mostarda, alface, couve, chicória, espinafre, acelga são ricos em folatos, fibras, antioxidantes, clorofila e carotenoides. Ajudam a impulsionar o seu sistema imunológico e contribuem para a desintoxicação do corpo. Estes nutrientes ajudam a proteger contra câncer de boca, laringe, pâncreas, etc.

* Frutas vermelhas
Morangos, framboesas, mirtilos e possuem ácido elágico, um poderoso antioxidante que pode realmente combater o câncer de várias formas de uma só vez, incluindo a desativação de certas substâncias que causam câncer, além de retardar o crescimento das células cancerosas.

* Linhaça
A linhaça é rica em magnésio, cobre, tiamina, fibra, ácido alfa linolênico e tocoferóis. Essas substâncias ajudam no transporte de oxigênio através do sangue pelo corpo. O oxigênio é um inimigo natural do câncer.

banner1140fit* Ervas e temperos
Como açafrão, menta, gengibre, alecrim, curcumina, orégano são antioxidantes e ricos em substâncias anti-inflamatórios que inibem o crescimento e a proliferação de vários tipos de câncer. Eles também aumentam a eficácia do tratamento do câncer e bloqueiam a propagação de células cancerosas.

* Carnes
Evite consumir carnes de animais alimentados com hormônios do crescimento. E a forma como preparamos a carne pode fazer a diferença em relação aos riscos de câncer. Fritar, grelhar e assar carnes em temperaturas muito altas faz com que haja alteração química, que ajuda a aumentar os riscos de câncer.

Preparar a carne por outros métodos culinários, como ensopados, guisados, ou cozidos à vapor parecem produzir menos dessas substâncias químicas. Se fizer ensopado de carne, lembre-se de adicionar vegetais em abundância, pois funcionam como uma proteção contra essas substâncias nocivas.

Como aquele ditado, “uma andorinha sozinha não faz verão”, não devemos nos prender a só um tipo de alimento. Devemos adotar uma dieta balanceada com muitos vegetais e frutas, bem higienizados. Melhor ainda se forem orgânicos, para evitar os riscos de consumir agrotóxico e aditivos químicos. Beba bastante água filtrada e adote uma alimentação mais saudável. Só assim, você vai manter o fantasma do câncer, longe da sua saúde.

Compartilhe este artigo:Share on Facebook
Facebook
64Share on Google+
Google+
0Email this to someone
email
Tweet about this on Twitter
Twitter

Quer receber dicas gratuitas de saúde e para emagrecer diretamente no seu email? Basta se inscrever abaixo!