Alimentos que deixam os cabelos saudáveis e com brilho


Dicas de alimentos que ajudam a fortalecer os cabelos
Muitas vezes, a aparência dos nossos cabelos é um espelho de como vai a saúde do nosso corpo, ou seja, a qualidade do seu cabelo depende muito da sua saúde geral. Se a sua alimentação é pobre em nutrientes e minerais, com certeza, seu cabelo sofrerá as consequências disso.

Portanto, gastar uma fortuna em shampoos e condicionadores de ótimas marcas não adiantará muita coisa, pois ele vai tratar somente a casca, ou seja, a parte externa do cabelo. Agora, se você for até a raiz do problema, ou seja, incorporar minerais e vitaminas na alimentação, aí sim você estará tratando seu cabelo de verdade.

Alimentos ricos em proteínas, biotina, zinco, vitamina E, vitamina C, vitaminas do complexo B, minerais como zinco, cobre, ferro e iodo são necessários para ter cabelos bonitos e sedosos. Veja em que alimentos encontrar esses nutrientes:

• Minerais: Zinco, Cobre, Ferro, Iodo : São encontrados nas carnes em geral, mariscos e peixes de água salgada, fígado e em alimentos integrais como gérmen de trigo, cereais integrais, aveia, centeio, cevada, arroz integral, soja, leite, frutas e legumes, etc

• Proteínas : São encontrados no ovo, carne magra, iogurte desnatado, queijo branco, leguminosas (feijão, soja) e grãos integrais. São importantes para a reconstrução da proteína do cabelo (queratina)

• Vitamina C : São encontrados principalmente nas frutas cítricas e no tomate. Esses alimentos são ricos em antioxidantes que ajudam na renovação celular, melhora a irrigação sanguínea e com isso estimula o crescimento dos fios

• Vitaminas do complexo B : São encontrados nas carnes magras, peixes, frutos do mar, leite, vegetais folhosos, cereais integrais, legumes, grãos e nozes. Esses alimentos combatem os radicais livres que resultam em danos nos cabelos, auxiliando na renovação celular e no crescimento saudável dos fios.

• Vitamina H ( Biotina ) : Também é chamada de vitamina B7 ou vitamina B8, são encontrados nas sementes oleaginosas como nozes, castanhas e amêndoas, no pólen de flores, levedo de cerveja, gérmen de trigo, laranjas, alfafa germinada, melão, iogurte. Ajuda a controlar o sebo no couro cabeludo e também previne a calvície. 1 laranja por dia já supre a necessidade dessa vitamina no organismo.

• Vitamina A : São encontrados especialmente em frutas ou vegetais verde escuros, amarelos e alaranjados, ricos em betacaroteno. E também está presente no óleo de fígado de peixe e gema do ovo. O consumo regular dessa vitamina, impede a oleosidade excessiva no couro cabeludo e deixa os fios com mais equilíbrio e mais brilho.

• Beba muita água : Pelo menos 8 copos de água por dia. Além de hidratar o corpo a água tem a importante função de levar oxigênio e nutrientes para todas as partes do seu corpo, ou seja, a água funciona como um meio de transporte para que os nutrientes cheguem a todos os órgãos, músculos, pele, ossos, unhas, cabelo, etc

Com uma alimentação balanceada, com certeza você estará proporcionando ao seu cabelo, nutrientes importantes para ele ficar saudável e sedoso. Para quem sofre com muita queda de cabelo, é preciso investigar as causas que podem ser falta de nutrientes, problemas hormonais e até estresse.

O ideal é que se converse com um dermatologista para saber se é preciso tomar algum medicamento ou vitamina em forma de suplementos.

Veja também:
Dicas e receitas para combater a queda de cabelo
O que fazer para ter unhas fortes e saudáveis

Compartilhe este artigo:Share on Facebook
Facebook
28Share on Google+
Google+
0Email this to someone
email
Tweet about this on Twitter
Twitter

Quer receber dicas gratuitas de saúde e para emagrecer diretamente no seu email? Basta se inscrever abaixo!

2 Comentários

  1. Pingback: Dicas e receitas para tratar e combater a queda de cabelo | Emagrecer Urgente

  2. Pingback: Receitas caseiras para o cabelo crescer mais rápido | Emagrecer Urgente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *