Alimentos que melhoram o humor

Alimentos que melhoram o humor

Alimentos que melhoram o humor

Parece brincadeira, mas não é! Certos alimentos realmente tem o poder de melhorar o humor e proporcionar sensação de felicidade, pois contêm substâncias químicas específicas que foram comprovados cientificamente em nos dar bem estar, energia e bom humor. Conheça quais são esses maravilhosos alimentos!

Chocolate escuro

Quem resiste a um bom pedaço de chocolate? Esse doce, preferido de muita gente contém uma substância poderosa contra o mau humor: a Anandamida, uma endorfina produzida pelo nosso próprio corpo, após fazermos atividade física. O cacau é a única planta capaz de nos fornecer essa poderosa substância.

Além disso, o chocolate também tem cafeína que possui um estimulante leve, e seu alto teor de açúcar leva à liberação de serotonina, o hormônio da felicidade, agindo como um anti depressivo natural. O chocolate ainda ajuda-nos a produzir a feniletilamina, a endorfina da euforia que o nosso corpo produz quando nos apaixonamos. Não é á toa a relação tão estreita entre o amor e o chocolate.

Espinafre

Esse vegetal não pode faltar na sua dieta pois é rico em ácido fólico, também conhecido como folato ou vitamina B9, uma vitamina essencial para a produção de serotonina. Cada xícara de espinafre é embalado com 262 microgramas de ácido fólico, quase a metade da ingestão diária recomendada de 600 microgramas. Aspargos, feijão e brócolis também são excelentes fontes de ácido fólico.

Nozes

Nozes são boas não só para a sua saúde, mas também para o seu humor. Nozes têm altos níveis de ômega 3 e uridina, duas substâncias que melhoram o humor e combatem o estresse. Ômega 3 é importantíssimo para o nosso corpo, podendo inclusive, melhorar a comunicação neuronal e o fluxo sanguíneo no cérebro. Essas qualidades, fazem das nozes e seus parentes como amêndoas, castanhas e amendoim, um ótimo aperitivo para pessoas de todas as idades.

Leite

O leite é uma fantástica fonte de triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, um neurotransmissor que estimula o seu humor e levanta seu espírito. Aliado a outros nutrientes igualmente valiosos, tais como a vitamina D, antioxidantes, vitamina B12 e cálcio, o leite é claramente não só a melhor escolha para as crianças, mas para aqueles de todas as idades que desejam ficar saudáveis e felizes.

Sementes de girassol

As sementes são uma excelente fonte de fibras e proteínas, mas as sementes de girassol, em particular, é uma grande fonte de selênio, um poderosos mineral, que é capaz de melhorar o humor quase que instantaneamente, além de ajudar a combater o desânimo e a depressão.

Cereais Integrais

Grãos integrais são uma boa fonte de carboidratos complexos, sendo portanto, ótimos alimentos que fornecem energia e como são digeridos mais lentamente, ajuda a nos manter saciados e a manter o equilíbrio em relação às nossas taxas de glicose. Como os grãos também são fontes de vitamina B, magnésio e zinco, também ajuda a regular nosso humor.

Banana

Engana-se quem acha que apenas os atletas podem se beneficiar dessa fruta, devido ao seu alto teor de potássio, conhecido por evitar cãibras. a banana também pode levantar seu humor devido ao triptofano, um derivado da serotonina, que nos ajuda a sentir bem estar e disposição. Além disso, essa poderosa fruta é repleta de magnésio, conhecida por minimizar a ansiedade e nos ajuda até mesmo a dormir melhor.

Chá verde

Muitas pessoas recorrem ao café para dar energia para trabalhar até o final do dia, porém poucos sabem que o chá verde é um bom estimulante, sendo um ótimo substituto para o café e ainda mais vantagens a seu favor: Polifenóis e Taninos, poderosos antioxidantes que aumentam a dopamina e serotonina em nosso organismo e com isso, reduzem o estresse e nos dá mais sensação de felicidade.

Peixes

Alguns peixes como arenque, o salmão e sardinha são ricos em ácidos graxos ômega 3 que ajuda a combater a depressão e a melhorar nosso humor, segundo estudos. Comer esses tipos de peixe, no mínimo 2 vezes por semana, aumenta os níveis de serotonina e zinco, substâncias importantes para o bom funcionamento dos nossos neurotransmissores.

Dieta equilibrada e exercícios


Adotar um estilo de vida saudável e uma alimentação adequada com alimentos ricos em fibras, proteínas, gorduras insaturadas e antioxidantes pode fornecer inúmeros benefícios, que incluem melhorar seu humor e dar mais energia e disposição para a batalha do dia a dia.

Não esqueça de incluir em sua dieta, uma grande variedade de frutas e vegetais coloridos, como frutas vermelhas, uvas, passas. E, claro, acrescente também uma rotina de exercícios regulares em sua vida, pois além de ajudar a nos manter em forma, também ajuda nosso corpo a produzir endorfinas que melhoram nosso humor como um passe de mágica.

Aproveite e veja também esses artigos:
Alimentos que aumentam a Serotonina
Dieta da Serotonina – Melhora o humor e controla o apetite

Compartilhe este artigo:Share on Facebook0Share on Google+0Email this to someoneTweet about this on Twitter

Quer receber dicas gratuitas de saúde e para emagrecer diretamente no seu email? Basta se inscrever abaixo!