Alimentos que saciam a fome e ajudam a emagrecer


Alimentos que saciam a fome e ajudam a emagrecer
Que tal colocar na sua dieta alguns alimentos que além de serem embalados com vitaminas, minerais, água, proteínas, ácidos graxos e fibras , ainda ajudam a reduzir o apetite e a saciar a fome? Conheça quais são esses super alimentos.

Os alimentos que mais saciam a fome são alimentos ricos em fibras, proteínas e gorduras do bem. As fibras contidas nos cereais, frutas e legumes ajudam a limpar o organismo e por serem lentamente digeridos pelo corpo, causam mais saciedade.

Ao mesmo tempo que enche o estômago, as fibras ajudam a empurrar os resíduos tóxicos através de seu sistema digestivo, diminui a glicose os níveis de açúcar em seu sangue, ajudando a reduzir a fome e ainda ajuda na prevenção de doenças cardíacas, câncer e diabetes.

Alimentos que saciam a fome no café da manhã

Fibras (cereais integrais e frutas)
Cereais Integrais como aveia e granola, são ricos em fibras e são ideais para o café da manhã. Esses carboidratos complexos, sustentam a fome, fornecem muitos nutrientes e vitaminas do complexo B e ainda auxiliam o bom funcionamento intestinal.

Cereais industrializados
Os cereais industrializados também são ricos em vitaminas, porém devem ser ingeridos com moderação, pois geralmente são ricos em açúcar e gordura. Portanto se você é fã desses cereais como os achocolatados por exemplo, fique de olho no rótulo, verificando a quantidade de açúcar que ele contém.

Pães integrais
Os pães integrais são as melhores opções para quem quer ficar saciado em comparação com os pães brancos feitos com farinha refinada, pois estes são digeridos muito rápidos e em pouco tempo você sente fome novamente, ao contrário dos integrais, que permanecem mais tempo no estômago, dando mais saciedade e reduzindo o apetite.

Frutas
As melhores frutas para o café da manhã são as laranjas, ricas em fibras pectinas, que ajudam a regular o intestino e promovem a saciedade. Pode ser tomada em forma de suco ou comida in natura. A maçã, pera, ameixa e abacaxi também são ricas em fibras e também podem ser consumidas no seu café da manhã, sozinhos ou adicionados ao leite e cereais.

Proteínas no café da manhã
Ovo, presunto e peito de peru fatiado
Alimentos proteicos também são ótimos aliados para combater a gula. Comer um ovo cozido ou omelete pela manhã ajuda a reduzir o apetite. O ovo é uma boa fonte de proteína, aminoácidos e ferro. Porém coma no máximo 3 vezes por semana, devido ao colesterol que a gema contem. Outra boa opção de proteína no café da manhã são duas fatias finas de peito de peru ou de presunto light, que podem ser adicionados ao pão integral.

Laticínios
Queijo magros também são boa fonte de proteína e ajudam a brecar a fome. Dê preferência aos queijos magros como queijo branco e queijo cottage. Requeijão, leite e iogurtes desnatados também são ótimas fontes de proteínas e ajudam a saciar a fome e acelerar o metabolismo.

Alimentos que saciam a fome no almoço e jantar

Fibras
As melhores fibras para o almoço são os vegetais e legumes como aipo, pepino, tomates, espinafre, brócolis, aspargos, couves. A couve por exemplo, além de fibras é a maior fonte de vitamina K, que ajuda a aumentar a imunidade do corpo e desintoxicar o organismo. Você pode comê-la crua como salada ou então adicioná-la à massa, sopas e outros pratos principais.

Proteínas
As melhores fontes de proteínas para o almoço são as carnes magras, os peixes como salmão e atum ricos em ácidos graxos ômega 3, os derivados de soja como o tofu e os feijões como as lentilhas, feijões preto, branco, grão de bico, que além de proteínas também possuem fibras solúveis, que impedem os níveis de açúcar no sangue, que por sua vez, impede que a gordura indesejada se acumule no corpo.

A quinoa também é uma ótima opção para o almoço e jantar pois é rica em fibras e proteínas, que saciam a fome, sem carregar nas calorias. Pode ser adicionada às saladas ou no preparo dos alimentos, como sopas, risotos e carnes.

Lanches e ceia – Alimentos que saciam a fome

Uma boa opção para saciar a fome entre as refeições são as sementes oleaginosas como nozes, amêndoas, castanhas e amendoins, que são ricas em gordura monoinsaturada e vitaminas como E, ferro e cálcio, benéficas para o corpo.

O abacate, rico em gordura monoinsaturada e nutrientes essenciais, também é uma ótima opção para ser ingerido especialmente à noite, pois além de saciar a fome, também ajuda a perder peso e diminuir a circunferência abdominal.

A pipoca também pode ser uma boa opção de lanche pois é rica em fibras e tem baixas calorias. Dê preferência para os light, livres de gorduras trans e sódio, de saquinho que podem ser estourados no microondas. Ou então, faça em casa, em fogo baixo, sem óleo e com pouco sal. É um alimento rápido e prático de fazer.

Veja também :
Dicas de lanches saudáveis com menos de 100 calorias

Recomendações para perder peso mais rápido

* Água e alimentos ricos em água desempenham um importante papel na supressão da fome. Água aumenta o seu metabolismo, dá-lhe energia, que limita o apetite e ajuda todos os órgãos do seu corpo a funcionar corretamente. A água além de hidratar, ajuda a lavar o excesso de gordura e resíduos do corpo.

* A sede é muitas vezes confundido com fome, mas, mantendo o seu corpo hidratado, você pode evitar excessos. O chá verde também pode ajudar na perda de peso. Fonte de poderosos antioxidantes, o chá verde é termogênico pode ajudar o corpo a queimar gordura e driblar a fome.

* Na hora que a fome apertar, evite alimentos com muito açúcar e gordura saturada, pois além de engordar, não oferecem nenhum valor nutricional e vai deixar você ainda com mais fome.

* Não coma até ficar entupido de comida. Ao invés de esperar a fome chegar de vez, divida suas refeições a 5 a 6 por dia e com porções menores. Assim, você nem dará chance ao seu corpo de exigir um prato muito cheio, pois ele estará sempre saciado.

* Coloque pimenta vermelha e gengibre na preparação dos alimentos. Esses alimentos são termogênicos e além de ajudar a queimar as calorias, também ajudam a brecar a fome, sendo portanto, ótimos aliados para o emagrecimento.

Compartilhe este artigo:Share on Facebook65Share on Google+0Email this to someoneTweet about this on Twitter

Quer receber dicas gratuitas de saúde e para emagrecer diretamente no seu email? Basta se inscrever abaixo!

4 Comentários

  1. Pingback: Dieta da água gelada, mel e limão - Perca 8 kg | Emagrecer Urgente

  2. Pingback: Dieta Volumétrica - Perca Peso Comendo Mais | Emagrecer Urgente

  3. Estava lendo o post aqui, (que está completíssimo) e cheguei na parte onde é citado sobre os ovos e que devemos comer no máximo 3 vezes por semana por causa do colesterol.

    Ok, tenho que discordar! Os ovos não são prejudiciais à saúde e não aumentam o colesterol, ele é um alimento rico em proteína e muito saudável para o nosso corpo, além de favorecer o emagrecimento. DEVEMOS comer pelo menos 3 ovos cozidos ou mexidos por dia, sem óleo industrializado, e com manteiga natural no preparo.

    A ciência nutricional moderna já comprovou tudo isso que falei, quem diz o contrário infelizmente está atrasado(a) e absorvendo informações da fonte errada.

    Fora isso, o post está bem esclarecedor e ‘nutritivo’ hehehe

    Sucesso!

  4. Pingback: Diferenças entre pão branco e pão integral | Emagrecer Urgente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *