Batata yakon e seus benefícios para a saúde

batata yacon

Yacon, a batata que ajuda a emagrecer

Há um tempo atrás passou no Globo Repórter sobre a Batata Yacon, um tubérculo nativo do Peru e que pode ser consumido sem problemas pelos diabéticos. Também é um alimento que pode ser consumido pelas pessoas que estão de dieta, já que diferente da batata comum, ela ajuda a emagrecer e não a engordar.

A batata yacon tem sido alvo de muitos estudos e foi constatado que o seu consumo traz diversos benefícios para a saúde. O interessante é que ela pode ser consumida de diversas maneiras: assada, cozida, à vapor e até crua. O seu gosto é semelhante ao da maçã ou pera. Além de ser bem digerido pelo corpo, é rico em fibras e pobre em calorias, tornando-se portanto, uma opção saudável e nutritiva para o dia a dia.

Curiosidades sobre a batata yacon

A Yacon é cultivada na América do Sul, principalmente no Peru. Ela cresce em climas quentes e úmidos e normalmente é cultivada em vales das montanhas e tem sido usada há muitos séculos. A Yacon é composta de 90 % de água e era um alimento muito consumido pelos incas para saciar a sede em suas longas viagens.

No Peru, a Yacon é usado em saladas de frutas chamadas “salipicón” e também usam suas folhas para embrulhar vários alimentos durante o cozimento. Outro prato popular é a yacon crua polvilhada com mel e suco de limão. Da Yacon é extraído um tipo de açúcar que o organismo humano não é capaz de absorver e por isso é um ótimo alimento para ser consumido por diabéticos e por quem quer perder peso.

Este açúcar é chamado de frutano e inulina e dele é feito um xarope que pode ser usado inclusive por diabéticos para adoçar seus alimentos. O xarope de yacon pode ser um substituto saudável para quem não pode ou não quer consumir o açúcar refinado e muitos dizem que ele é ainda mais doce do que o melaço e o mel.

Benefícios da Batata yacon

A Yacon ajuda a melhorar a digestão, promovendo o crescimento de bactérias benéficas no intestino. Também ajuda a reduzir a pressão arterial em até 10% em pessoas hipertensas. Se só esses benefícios não bastassem, a batata yacon também tem mostrado bons resultados na redução do colesterol ruim LDL.

Seu consumo regular ajuda a controlar as taxas de açúcar no sangue, ajudando na saciedade e ainda ajuda a reduzir os riscos de diabetes. Não é por acaso que é chamada de Batata Diet ou Batata do Diabético. Além disso, ajuda a aumentar a imunidade do corpo, por ser uma excelente fonte de proteínas, fibras e vitaminas.

Um estudo envolvendo mulheres na menopausa, realizado pelo Dr. Ray Sahel constatou que estas mulheres perderam peso significativamente através do consumo diário do xarope de yacon, que é usado como adoçante natural. Por essa e por outras, já deu para notar que a Yacon pode ser uma grande aliada para emagrecer.

Assista a reportagem sobre a batata Yacon

http://youtu.be/np6bKYCBd8A
Link do vídeo

Compartilhe este artigo:Share on Facebook
Facebook
0Share on Google+
Google+
0Email this to someone
email
Tweet about this on Twitter
Twitter

Quer receber dicas gratuitas de saúde e para emagrecer diretamente no seu email? Basta se inscrever abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *