Benefícios da abóbora na dieta

por Silvia em 23 de março de 2011

Você quer emagrecer?
Então a Abóbora (também conhecida como jerimum) é um ótimo alimento que deve fazer parte da sua dieta por ser pobre em colesterol, sal e gordura saturada e rica em água, vitaminas e fibras.
Este alimento de baixa caloria (20 cal por 100 g estando cru e 40 cal estando cozido) oferece várias vitaminas, incluindo as vitaminas A, B6, C e E. Eles são ricos em magnésio, fósforo, ferro, folato, niacina e tiamina. A lista prossegue e inclui também betacaroteno, luteína e zeaxantina.

A cor laranja da abóbora, denuncia a excelente fonte de um poderoso antioxidante, o betacaroteno. Além disso, o betacaroteno se transforma em vitamina A no organismo, oque é muito bom para pele, cabelos, unhas, visão etc. Em doses ideais também ajudam no bronzeamento.
Pesquisas mostram que pessoas que têm uma dieta rica em betacaroteno são menos propensos a desenvolver certos tipos de câncer do que aquelas que não a incluem em sua dieta.
Abóbora também tem outro carotenóide, beta-criptoxantina, que podem diminuir o risco de câncer de pulmão em fumantes.

A luteína e a zeaxantina pode ajudar a prevenir a formação de catarata e reduz o risco de degeneração macular. O betacaroteno pode ajudar a prevenir a cegueira noturna e outros problemas oculares. Ele também ajuda a melhorar o seu sistema imunológico e protege contra resfriados, gripes e infecções.

O magnésio pode ajudar a fortalecer a formação de dentes e ossos. O magnésio também ajuda seu coração, ajudando a estabilizar o ritmo do seu coração e previne a coagulação anormal do sangue.

abóbora

Além da vitamina A, a abóbora tem grande fonte de vitamina C, essencial para manter uma boa visão e um sistema imunológico saudável, entre outras funções.
Também é rica em potássio, manganês, cobre e uma das vitaminas do complexo B, riboflavina.
Não é suficiente para você? Então saiba que a abóbora ainda contém consideráveis ​​quantidades de magnésio, fósforo, ferro, ácido fólico, vitaminas E, B6, niacina, tiamina e ácido pantotênico, nutrientes importante para o cérebro e ainda ajudam a melhorar a memória e o humor.

Ufa! Tem ainda alguma dúvida sobre os benefícios que esse maravilhoso legume é capaz de fazer em nosso organismo?

Como comer a abóbora?
Existe um número muito grande de variedades de abóboras, de diversos tamanhos, desde delicadas moranguinhas do tamanho de laranjas até enormes abóboras com mais de 20 quilos. Os formatos também variam muito: podem ser redondas, chatas e com gomos – as morangas; podem ser ovais, retas ou terem pescoço; a casca pode ser lisa ou encaroçada; a cor pode ser amarela, verde, rajada, quase preta e, naturalmente, cor-de-abóbora.

Estando verde, a consumimos como abobrinha e madura serve para doces, purês, cozidos e sopas.
Uma abóbora inteira conserva bem por até um mês, se for armazenado em um local fresco e seco. Uma vez cortada, embrulhe a abóbora e coloque-o na geladeira, deve conservar, durante cerca de uma semana. Ah, e atenção na hora de cortar a abóbora, pois algumas espécies têm a casca bem dura. Utilize faca comprida, afiada e de cabo longo para não correr riscos de se machucar.

sementes da abóbora

As sementes de abóbora também são ricos em proteínas e devem ser aproveitadas
Elas são realmente muito saudáveis ​​e são usados ​​no tratamento de muitas doenças, tais como, problemas nos rins, próstata e na vesícula biliar.
Além disso também ajudam a eliminar vermes do nosso intestino quando estamos infestados.
As sementes de abóbora são ricos em proteínas, potássio, magnésio, zinco, ferro, cobre e ácidos graxos essenciais.

Tipos e espécies de abóboras

Abóbora Moranga

Tem o gosto mais delicado e a consistência menos densa. Sua polpa alaranjada é utilizada em refogados e sopas e a sua casca é um ótimo recipiente para sopas ou o conhecido Camarão na Moranga.

Abobrinha menina brasileira ou abóbora de pescoço

É a mais comum no Brasil e a maior, chegando a pesar até 15 kg. É alaranjada, tem textura fibrosa e é mais úmida. Pode ser utilizada em pratos doces ou salgados. E, também, consumida crua, ralada fina, em saladas.

Abóbora Brasileira

Apresenta uma casca verde e amarela. Pode ser consumida antes de amadurecer, em refogados, quando apresenta uma polpa verde, ou madura, já com o interior alaranjado.

Abóbora japonesa ou cabotiá (Kabocha)

Bem mais consistente e menos úmida, esta abóbora tem um sabor delicado. Ela é ideal e bastante usada principalmente na preparação de pratos salgados.

Abóbora Paulista

Idêntica à menina brasileira, só que o seu tamanho não passa de 1,5 kg. Também pode ser usada em sopas, refogados, chutney e doces variados.

Abóbora do campo

Tem o formato de uma pêra imensa, com numerosas sementes. A polpa é alaranjada com sabor mais doce e um requisitado ingrediente para fazer doces, pães e bolos.

Abóbora italiana

É a tão conhecida abobrinha que fica ótima em pratos salgados, refogada, recheada e grelhada.

Abóbora Espaguete

Também chamada de gília, é uma abóbora com um alaranjado mais pálido e que, depois de cozida, a sua polpa se separa como se fosse longos fios de espaguete. Muito usada em pratos salgados.

RECEITA DE SOPA DE ABÓBORA

500g de abóbora em cubos
1 cebola média
2 dentes de alho
1 talo de alho poro (em fatias finas)
1 folha de louro
1 litro de caldo de frango ou carne (preferencialmente caseiro)
1 colher (chá) de óleo
4 unidade de cravo da índia
½ xícara de salsa e cebolinha picada
Raspas de gengibre
Sal a gosto

Preparo
Leve ao fogo para dourar, a cebola e o alho. Adicione a abóbora em cubos e refogue por 3 minutos. Coloque tudo no liquidificador com um pouco de água, somente o necessário para bater. Depois de liquidificar, levar a mistura ao fogo adicionando aos poucos o caldo. Acrescentar o alho poro fatiado, o louro e os cravos e deixe no fogo por mais 10 minutos até engrossar. Salpique cheiro verde e sirva. Rendimento: 4 porções

Veja outras receitas aqui.

Informações Nutricionais da abóbora

100 g (cozida) contêm, em média:

Macrocomponentes Glicídios (g) 9
Proteínas (g) 1
Lipídios (g) 0
Fibras alimentares (g) 1
Vitaminas Vitamina A1 (mg) 100
Vitamina B1 (mg) 33
Vitamina B2 (mg) 59
Vitamina B3 (mg) 0
Vitamina C (mg) 3
Minerais Sódio (mg) 32
Potássio (mg) 191
Cálcio (mg) 12
Fósforo (mg) 27
Ferro (mg) 0
Conteúdo energético (kcal) 46

Nota: O conteúdo desse site tem apenas caráter informativo. As dietas e informações contidos nesse site são tiradas da própria internet. Todo programa alimentar deve ser realizado sob supervisão médica. Jamais se automedique ou faça dietas sem antes ser avaliado por um médico.

{ 5 trackbacks }

Dieta das cores - Perca 3 kg em uma semana | Dieta Saúde e Beleza
6 de agosto de 2011 às 0:57
Receitas de sopas, cremes e sobremesas com abóbora | Dieta Saúde e Beleza
16 de agosto de 2011 às 1:42
Alimentos que previnem doenças do coração | Dieta Saúde e Beleza
17 de agosto de 2011 às 2:11
Dieta funcional - Emagrece, desincha e dá equilíbrio | Emagrecer Urgente
27 de agosto de 2012 às 10:19
Dicas de lanches saudáveis ​​com menos de 100 calorias | Emagrecer Urgente
1 de julho de 2013 às 10:13

{ 1 comentário… read it below or adicionar um }

otila r da luz de oliveira 14 de agosto de 2011 às 9:21

gostaria de saber se osuco da abora em gejum faz perder pezo mesmo,ja estou tomando a um meses.e como faser ,serto.

Responder

Deixe um comentário

Post Anterior:

Próximo Post