Benefícios da alcachofra para emagrecer

Alcachofra e seus benefícios para a saúde e para emagrecer

A alcachofra é um vegetal que pode com certeza ser considerado um “super alimento”, pois contem uma infinidade de nutrientes como fibras, proteínas, antioxidantes, minerais como magnésio e potássio, vitamina C e ainda é pobre em calorias e gordura, sendo excelente para quem está de dieta.

Entre os benefícios da alcachofra estão menores riscos de doenças cardiovasculares, renais e hepáticas e a redução da pressão arterial e do colesterol. Também reduz sintomas como azia, gases e síndrome do intestino irritável e devido ao seu poder antioxidante e diurético, a alcachofra também ajuda a emagrecer.

Rica em fibras, a alcachofra ajuda a controlar a glicemia no sangue, mantendo a saciedade por muito mais tempo. É ainda uma boa fonte de potássio, magnésio, sódio, iodo, ferro e cálcio, agindo como um ótimo repositor de eletrólitos. É ainda um excelente depurador do sangue, na qual elimina toxinas do organismo.

Como promove o fluxo da bílis, a alcachofra ajuda a metabolizar as gorduras consumidas, reduzindo sua absorção no organismo, combatendo a retenção de líquidos e ajudando inclusive a reduzir a celulite.

De que maneira posso consumir a alcachofra?

Existem muitas receitas onde você pode incluir a alcachofra, como em preparos quentes ou salada. Você pode ainda fazer o chá com as folhas de alcachofra ou então adiciona-las em sucos. Em farmácias ou lojas de produtos naturais também é possível encontrar as alcachofras em cápsulas ou extrato de alcachofra.

Receita de chá de alcachofra

O chá de alcachofra é muito simples de fazer e pode trazer muitos benefícios para a saúde e para emagrecer. Faça um litro do chá e tome no decorrer de um dia.

Ingredientes:
3 colheres (sopa) de folhas secas de alcachofra
1 litro de água

Modo de preparo
Adicione as folhas de alcachofra em uma panela com água e deixar ferver por, aproximadamente, 5 minutos. Evite açúcar e se quiser adoçar, dê preferência ao mel. Depois de esfriar, é só tomar!

Cápsulas de alcachofra

As cápsulas de alcachofra são encontradas em lojas de produtos naturais existem várias marcas disponíveis no mercado como Herbarium, Bionatus, Arkopharma e Biofil. Como em sua composição não há adição de açúcar, as cápsulas de alcachofra podem ser consumidas também pelos diabéticos. Recomenda-se tomar 2 cápsulas de alcachofra 3 vezes ao dia, antes do café da manhã, almoço e jantar.

As cápsulas são boas aliadas, mas lembre-se de que você não terá resultado algum se não seguir uma dieta equilibrada e praticar atividade física. Ah, e um alerta importante: Embora seja um produto natural, as cápsulas são contra-indicadas por gestantes, lactantes e nem durante a amamentação.

Compartilhe este artigo:Share on Facebook
Facebook
22Share on Google+
Google+
0Email this to someone
email
Tweet about this on Twitter
Twitter

Quer receber dicas gratuitas de saúde e para emagrecer diretamente no seu email? Basta se inscrever abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *