Benefícios da berinjela para baixar o colesterol e emagrecer


Benefícios da berinjela para baixar o colesterol e emagrecer
A berinjela é um alimento rico em vitaminas (A, B1, B2 e C), minerais (cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio), carboidratos e fibras que melhoram o trânsito intestinal e regulam a glicemia. Além disso é conhecida por reduzir as taxas de colesterol LDL.

Muitos estudos estão sendo feitos e descobriu-se que a berinjela ainda pode ajudar na prevenção de diversas doenças, como alguns tipos de cânceres e infecções urinárias.

Por conter substâncias alcalinas, também previne arteriosclerose e outras doenças cardiovasculares, mantendo a pressão sanguínea sob controle. Seu consumo regular também é benéfico para pessoas que sofrem de hipertensão e diabetes.

Berinjela na alimentação – Dicas

O ideal é incorporar esse alimento em nossas refeições. Existem muitos pratos saborosos que podem ser feitos com esse legume. Além disso, possui poucas calorias, pois é um legume, onde a maior parte é água, portanto é um alimento que não deve faltar em dietas para perder peso. Mas veja bem, nada de fritar a berinjela.

Muitas pessoas fazem a berinjela a parmegiana, porém não é saudável fritá-la, pois ela é como uma esponja e absorve muito óleo, se tornando muito calórica. A melhor maneira de prepará-lo é cozida ou grelhada ou até assada, podendo muito bem substituir a massa da lasanha por exemplo. Fica muito saborosa também na forma de salada, temperada com pouco sal, vinagre e azeite de oliva. Podemos também usar a casca e fazer uma deliciosa berinjela recheada com carne. Hummmm.
* O ideal é comer berinjela 2 vezes por semana.

Chá ou água de berinjela contra colesterol

O chá de berinjela, ou a água de berinjela, tem sido muito usada por pessoas com colesterol alto, com bons resultados. Para fazer o chá, utilize uma berinjela média para 1 litro de água. Corte a berinjela em fatias e coloque para ferver junto com a água. Assim, que começar as bolinhas, desligue o fogo, tampe e deixe esfriar. Beba 1 xícara, em jejum pela manhã.

A outra maneira de fazer é deixá-la de molho de um dia para outro. Peque uma berinjela média, corte em cubos e coloque em uma vasilha com 1 litro de água. Deixe a noite toda descansando em temperatura ambiente. Pela manhã, coe e beba 1 xícara em jejum.

* Guarde na geladeira e em ambas as receitas, pode-se acrescentar o sumo de 1 limão, na hora que for beber (se você tem problemas estomacais, não coloque o limão, se for beber em jejum, pois pode causar acidez no estômago).

Beba a água diariamente e verifique sempre as taxas de colesterol. Assim que estiver normalizado, reduza seu consumo para apenas 2 a 3 vezes por semana, como manutenção.

* Atenção, essas dicas servem apenas para quem quer controlar o colesterol e triglicerídeos, pois em pessoas que queiram apenas perder peso, deve-se tomar cuidado pois a água de berinjela em excesso, pode causar anemia porque ela abaixa a hemoglobina.

Suco de Berinjela para emagrecer

Já para perder peso, o jeito mais eficiente é o suco de berinjela, especialmente se ela for associada ao suco de laranja ou limão. A combinação da berinjela com essas frutas, ajudam a aumentar a queima de gordura e diminuir a retenção de líquidos, graças às propriedades diuréticas.

Também ajuda a regular o intestino devido às fibras que se concentram em grande quantidade na casca. Aliás, é recomendável que utilize a berinjela com a casca, pois nela se concentra a antocianina, o pigmento que dá a cor roxa, responsável em reduzir o colesterol e doenças cardíacas.

O suco de berinjela também ajuda a combater a prisão de ventre e indigestão devido às suas propriedades laxativas e calmantes. Muitas pessoas não gostam do sabor da berinjela, porém ao combiná-las com algumas frutas, o sabor é camuflado, sendo muito nutritivo e saboroso.

Mamão, abacaxi são outras frutas que também podem ser adicionadas ao suco de berinjela. O ideal é que não se use açúcar, melhor tomar “in natura” ou então com adoçante. Mas tenha em mente que o suco de berinjela não faz milagres, portanto, se não for consumido dentro de uma dieta balanceada, de nada adiantará para emagrecer. O suco é apenas um aliado na dieta!

Receita de suco de berinjela com laranja

Ingredientes:
* Metade de uma berinjela
* 2 copos de suco de laranja natural
* Se quiser adicione 1 colher de óleo de linhaça

Preparação:
Corte a berinjela em cubos (com casca e tudo) e bata no liquidificador, juntamente com o suco de laranja. Depois é só coar e beber. Se quiser, guarde o que sobrar na geladeira, mas consuma no mesmo dia.

Receita de suco de berinjela com limão e linhaça

Ingredientes:
* 1 colher de sopa de óleo de linhaça
* Meia berinjela com casca
* 500 ml de água
* suco de 1 limão

Preparação:
Corte a berinjela em cubos e bata no liquidificador com os demais ingredientes. Depois é só coar e beber. Se quiser, guarde o que sobrar na geladeira, mas consuma no mesmo dia.

* 1 copo desses sucos tem menos de 10 calorias (sem açúcar). E são muito saborosos e nutritivos, além de fazer muito bem para a saúde. Experimente também com outras frutas, como mamão e abacaxi. Beba 30 minutos antes do jantar, assim se sentirá saciada e não irá exagerar na refeição.

Se mesmo assim, achar intragável, saiba que hoje em dia, tem as opções fitoterápicas, ou seja em cápsulas ou até mesmo a farinha de berinjela.
Dê uma olhada nas opções abaixo:


Berinjela Cápsulas

Berinjela com Laranja

Farinha de berinjela

Veja também:
Farinha de berinjela, seca a barriga e emagrece
Dieta da Farinha de berinjela para chapar a barriga

Conte para seus Amigos...Share on FacebookShare on Google+Email this to someoneTweet about this on Twitter
Bookmark the permalink.

Folheados a Ouro e Prata com Preços Imbatíveis

15 Comments

  1. Filha e pra fazer!A mami faz

  2. Pingback: Dieta da Farinha da berinjela para secar a barriga | Emagrecer Urgente

  3. Jà tomei e foi muito bom..emagreci,baixou o colesterol…mais siga sempre como recomendado..

    • Oi Vanda!
      A berinjela é um ótimo alimento para baixar o colesterol além de ser um ótimo aliado para emagrecer. Mas você disse certo: Devemos tomar somente na medida certa, afinal, tudo que é exagero é prejudicial para a saúde. Abraços!

  4. estou tomando há duas semanas,meu colesterol está muito alto e também notei que estou emagrecendo,mas estou ansiosa mesmo é para fazer um novo exame de colesterol

    • Oi Cláudia!
      Eu tomei por um tempo a água de berinjela e pode ter certeza de que ajuda e muito a baixar o colesterol e também a emagrecer. Tive uma amiga que perdeu 6 kg em um mês que ela tomou. Seria interessante se você voltasse aqui para nos contar quanto o seu colesterol baixou e quantos quilos perdeu. Boa sorte no exame! Abraços!

  5. juntamente com uma dieta e exercícios físicos, perdi 7 kilos, apos começar a tomar a beringela emagreci mais rápido.

    • Oi Márcia!
      Que legal saber disso… tem muitas pessoas que dizem que realmente a água da berinjela ajuda a emagrecer mais rápido. Mas como você mesmo disse, não podemos nos esquecer de ter uma dieta equilibrada e praticar exercícios físicos! Abraços!

  6. q uero receber mais informaçoes sobre a beringela pois estou colesterol ruim um pouco alto e tambem a diabete

  7. gostei muito do que euli sobre o suco de beringela

  8. georginha antunes teixeira

    ola pessoal estava com a minha cirugia de redução de estomago marcada para o dia 9 de julho mas eu desmarquei ontem fiquei com muito medo vou começar tomar suco de berinjela hoje vou emagrecer com saúde e com berinjela quando eu começar a emagrecer falo com vcs hoje tenho 110 kilos ogesidade mórbida mas vou conseguir

  9. EU PESAVA 56KLS HOJE DEPOIS DE UMA CIRRUGIA ESTOU COM 72 E ESTOU EM PANICO NAO SAIO DE CASA MINHAS ROUPAS NAO ME SERVEM MAIS, calcinhas enrolam ja do unbigo para baixo estou cause em panicp de tanta tristeza preciso parar de sentir fome o que faÇO

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>