Benefícios da melancia para emagrecer

emagrecer com melancia

Melancia – Benefícios para a saúde e para emagrecer

Existem inúmeras razões para esta fruta estar sempre presente no seu cardápio. Primeiramente é o seu alto teor de nutrientes, embora seja composta de 92% de água, o que faz ser hidratante e refrescante. Outro grande motivo são suas baixíssimas calorias – 100 gramas possui somente cerca de 40 calorias.

Além de água, ela ainda é rica em fibras que ajudam a dar saciedade e mantem a fome sob controle, além de ser saborosamente doce e ser uma alternativa para aquelas horas que bate vontade de comer um docinho. Veja outros nutrientes importantes que essa poderosa fruta contem e seus benefícios para a saúde.

Potássio

Além de ser uma fruta refrescante, o que a torna ideal para ser consumida em dias quentes, a melancia pode beneficiar esportistas ou pessoas que fazem atividade física, pois é uma boa fonte de potássio, que além de ter propriedades vasodilatadores, ajuda a repor os eletrólitos perdidos durante os exercícios físicos.

Ela pode inclusive substituir bebidas esportivas, que muitas vezes são ricos em calorias. O potássio também ajuda a reduzir a pressão arterial, prevenindo situações que podem levar à morte como ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral fatal. Também atua como diurético, ajudando a prevenir pedras nos rins.

Citrulina

Outro nutriente que beneficia os esportistas é a citrulina, um aminoácido que fica especialmente na casca e na parte branca da melancia. Esse aminoácido é encontrado muitas vezes em suplementos com o objetivo de diminuir a fadiga muscular, fazendo com que o desempenho físico seja melhor e com mais duração. A recuperação muscular pós-treino também ocorre de maneira mais rápida e eficiente.

Como ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, a L-citrulina também ajuda a reduzir o risco de ataques cardíacos, aterosclerose, AVC e derrames. Por isso, pense bem, antes de jogar fora aquela parte branca da melancia (como essa parte é mais dura, você pode bater uma parte dele no liquidificador junto com a poupa).

Arginina

A citrulina da melancia ajuda a produzir “arginina”, um aminoácido importante para produzir ácido nítrico, que atua como vaso-dilatador, ou seja, dilata os vasos sanguíneos, beneficiando inclusive pessoas com disfunção erétil e impotência sexual. Por este motivo, muitos chamam a melancia de “viagra natural“.

Além disso, a arginina auxilia para que a gordura não seja totalmente absorvida pelo corpo, ao mesmo tempo que ajuda a aumentar a massa muscular magra. Os aminoácidos citrulina e arginina são importantes para o processo metabólico das proteínas, especialmente para quem pratica atividade física ou esportes em geral ou para quem está seguindo uma dieta proteica para emagrecer.

Antioxidantes

Melancia tem boas fontes de vitamina C, licopeno, glutationa e betacaroteno, antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres que levam à oxidação das células que causam envelhecimento precoce e podem causar ou agravar doenças como asma, doenças cardíacas e até alguns tipos de câncer. Também possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam a prevenir doenças nas articulações.

Como consumir a melancia

Da melancia tudo pode ser aproveitado, inclusive casca, polpa e sementes. É uma fruta muito versátil, pois pode ser consumida de diversas formas: cru e fresquinha, adicionada à saladas de frutas ou na forma de suco. A casca e o miolo branco pode ser cozido como um vegetal e as sementes podem ser torradas.

Como vimos, a melancia traz inúmeros benefícios para a saúde, além de ser uma ótima aliada para quem quer perder peso. Porém, evite dietas radicais à base de apenas melancia, pois essa não é uma estratégia saudável a longo prazo.

Além dos riscos de ficar desnutrido, após uma dieta restritiva como essa, é quase certo que você vai recuperar o peso que perdeu e um pouco mais. Por isso, consuma-a dentro de uma dieta saudável e de baixas calorias, pois dessa forma, você pode emagrecer rápido e o melhor de tudo, sem trazer prejuízos à sua saúde.

Uma das melhores formas de fazer da melancia uma aliada eficaz no emagrecimento, é consumi-la no desjejum, antes do café da manhã. Além de hidratar, suas fibras irão te manter saciada e com menos fome ao longo do dia. Seguindo essa dica, dentro de uma dieta equilibrada, é possível perder 4 kg em 1 mês.

Veja três receitas de suco de melancia para tomar no desjejum, que fará você perder um número do manequim em 1 mês.

Suco de Melancia queima gordura

Ingredientes
·1 fatia média de melancia
·1 fatia média de abacaxi
·1 rodela de gengibre fresco
·Gelo a gosto
·Adoçante a gosto

Modo de fazer :Bata tudo no liquidificador e tome sem coar

Suco de melancia desintoxicante

projeto viver magraIngredientes
·1 fatia média de melancia
·½ limão ou suco de 1 laranja ou de 1 tangerina
·3 a 4 folhas de hortelã
·Gelo a gosto
·Adoçante a gosto

Modo de fazer: Bata tudo no liquidificador e tome sem coar

Suco de melancia pós-treino

Ingredientes
·2 fatias médias de melancia
·1 colher (sobremesa) de chia ou linhaça ou quinua
·Gelo a gosto
·Adoçante a gosto

Modo de fazer: Bata tudo no liquidificador e tome sem coar

Compartilhe este artigo:Share on Facebook48Share on Google+0Email this to someoneTweet about this on Twitter

Quer receber dicas gratuitas de saúde e para emagrecer diretamente no seu email? Basta se inscrever abaixo!

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *