Benefícios da quinoa ( Quinua Real ) para a saúde


Benefícios da quinoa ( Quinua Real ) para a saúde
A quinoa ou Quinua Real foi cultivado pelos incas há mais de 5000 anos atrás e na América do Sul esse poderoso grão é chamado como o “Ouro dos Incas”. É considerado pelos pesquisadores como um superalimento, ricos em nutrientes e antioxidantes.

A quinoa é o nome dado às sementes da planta Chenopodium quinoa e seus benefícios estão começando a ser conhecidos por todas as pessoas. Além de ser um grão delicioso e de fácil digestão, é uma boa fonte de aminoácidos, proteína de alta qualidade e fibras, podendo ser consumido de diversas formas.

É um alimento muito útil para quem está de dieta, pois devido às suas fibras, dá sensação de saciedade e é considerado um dos alimentos mais completos do mundo, podendo substituir o arroz em termos de carboidratos e até a carne, por ser grande fonte de proteína.

Benefícios da quinoa para a saúde

Quinoa é rica em proteínas.
Na verdade, é uma proteína completa, pois contém todos os aminoácidos essenciais, principalmente lisina, que é exigido pelo organismo para crescer e reparar tecidos.

Quinoa é rica em fibras
O que ajuda na eliminação fácil das fezes e age como um prebiotico que alimenta a microflora (bactérias boas) em seus intestinos, ajudando na tonificação do cólon intestinal. Suas fibras insolúveis ajudam a evitar cálculos biliares, especialmente em mulheres que são mais propensas a eles.

Quinoa é rica em manganês e cobre.
Estes minerais atuam como antioxidantes em seu corpo para se livrar de câncer perigosos e substâncias causadoras de doenças. O cobre auxilia na oxidação da glicose, produz a melanina da pele e atua como catalisador na formação da hemoglobina.

Quinoa é fonte de Riboflavina, magnésio e potássio.
Esses nutrientes proporcionam alívio da enxaqueca, assim como a redução das crises,  pois produzem metabolismo energético dentro das células do cérebro e do músculo. Também ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, evitando o entupimento das artérias. Desse modo, diminui o risco de hipertensão e alivia o estresse sobre o coração.

Prevenção e tratamento de doenças

Seu consumo regular pode ajudar no tratamento de diversas condições como: Aterosclerose, câncer de mama, diabetes, resistência à insulina, ajudando a equilibrar os níveis de açúcar no sangue. Seus nutrientes também ajudam a prevenir o diabetes tipo 2, asma infantil, doenças cardíacas, cálculos biliares e enxaquecas.

Este alimento também beneficia os celíacos e pessoas com intolerância ao glúten, pois é livre desse componente. Pode também substituir o trigo para crianças autistas que seguem a Dieta sem gluten como tratamento do autismo.

Onde encontrar e como consumir a quinoa?

A quinoa é facilmente encontrada em lojas de produtos naturais e supermercados. Geralmente é vendida em forma de grãos, sementes, farelos, flocos ou farinha. A farinha de quinoa pode substituir a farinha branca na confecção de diversos alimentos como pães, bolos e biscoitos ou então pode ser adicionada em caldos e sopas. A quinoa em flocos é um ótimo cereal, podendo ser adicionada ao leite, frutas e iogurte no café da manhã.

As sementes podem ser cozidas e colocadas em saladas. Mas antes, é preciso lavá-las muito bem para retirar seu revestimento, que é um pouco amargo.

Como pode ver é possível utilizar a quinoa de diversas maneiras na alimentação, basta ser criativo. Clique aqui para ver receitas deliciosas feitas com esse cereal que faz tão bem para a saúde.

Veja algumas opções que há nas lojas:


Quinoa Real em
flocos orgânica

Barra de cereais
orgânica com quinoa

Quinoa Grão
Sabor alternativo

Cada 100 gramas de quinoa crua contém:

Proteínas: 13,1 g
Gordura: 5,8 g
Carboidratos: 68,9 g
Fibras: 5,9 g
Cálcio: 60 mg
Ferro: 9,25 mg
Magnésio: 210 mg
Fósforo: 410 mg
Potássio: 740 mg
Sódio: 21 mg
Zinco: 3,3 mg
Cobre: 0,82 mg
Manganês: 2,26 mg
Vitamina B1 (Tiamina): 0,198 mg
Vitamina B2 (Riboflavina): 0,396 mg
Vitamina B3 (Niacina): 2,93 mg
Vitamina B5 (Ácido Pantotênico): 1,047 mg
Vitamina E (Alfa tocoferol): 2,6 mg
Calorias: 374 kcal

Veja essa reportagem sobre a Quinoa

Compartilhe este artigo:Share on Facebook
Facebook
21Share on Google+
Google+
0Email this to someone
email
Tweet about this on Twitter
Twitter

Quer receber dicas gratuitas de saúde e para emagrecer diretamente no seu email? Basta se inscrever abaixo!

2 Comentários

  1. Pingback: Alimentos com carboidrato "do bem" | Emagrecer Urgente

  2. Pingback: Benefícios da Chá de Folhas de Papaia | Emagrecer Urgente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *