12 benefícios da relação sexual para a saúde

benefícios sexo

12 benefícios do sexo para a saúde

Os benefícios da relação sexual para a saúde vão muito além de quatro paredes. Sendo praticado regularmente, ele é capaz de fazer muito pelo nosso organismo. Além disso, pode ser considerado uma atividade física que se perde calorias e consequentemente, ajuda a emagrecer!

Nada melhor do que saber seus benefícios ainda mais com o Dia dos Namorados se aproximando, afinal sexo faz bem ao corpo de diversas maneiras e esses benefícios já foram comprovados cientificamente. Veja quais são os principais benefícios do sexo:

1. Sexo alivia estresse

O sexo regula a pressão arterial e reduz o estresse global. Essa foi a conclusão de um estudo escocês, feitos em 24 mulheres e 22 homens que tinham diferentes níveis de atividade sexual. Os pesquisadores submeteram essas pessoas a situações estressantes – como falar em público e fazer aritmética verbal – e perceberam que aqueles que tinham relações mais frequentes, obtiveram melhores respostas ao estresse do que aqueles que tinham menos relações sexuais.

2. Sexo estimula o sistema imunológico

Uma boa saúde sexual pode significar uma melhor saúde física. Isso ocorre por causa dos níveis mais altos de um anticorpo chamado imunoglobulina A, ou IgA, que podem protegê-lo de resfriados e outras infecções. Sexo é um anti-histamínico natural. Ele pode curar uma congestão nasal e ajuda a combater asma e alergias da primavera.

sexo emagrece

3. Sexo queima calorias

30 a 40 minutos de sexo pode queimar 120 calorias ou mais. Pode não parecer muito, mas 30 sessões de meia hora podem queimar 3.000 calorias, mais do que suficiente para perder peso.
“O sexo é um modo excelente de exercício”, diz Patti Britton, sexóloga e presidente da Associação Americana da Sexualidade.

4. Sexo melhora a saúde cardiovascular

Algumas pessoas mais velhas acreditam que os esforços despendidos durante o ato sexual pode causar um acidente vascular cerebral, mas pesquisadores da Inglaterra dizem que isso é apenas mito. De acordo com o estudo, descobriram que fazer sexo duas vezes ou mais por semana reduz o risco de ataque cardíaco fatal para 50%, em comparação com aqueles que tinham relações sexuais menos de uma vez por mês.

5. Sexo melhora a Auto-Estima

O ato sexual regula hormônios ligados ao bem-estar, entre eles a dopamina, a ocitocina, o cortisol, o estrogênio e a testosterona. Além de melhorar a autoestima, pessoas sexualmente ativas são menos propensas a ter alexitimia, um traço de personalidade caracterizado pela incapacidade de expressar ou compreender emoções.

6. Sexo melhora a intimidade

Ter relações sexuais e orgasmos, aumenta os níveis do hormônio oxitocina, o “hormônio do amor”, que nos ajuda a construir a confiança e o vínculo.

Pesquisadores da Universidade de Pittsburgh avaliaram 59 mulheres na pré-menopausa, antes e após o contato sexual com seus maridos e parceiros e descobriram que quanto mais contato, maiores os níveis de oxitocina.
“A ocitocina nos permite sentir o desejo de nutrir e de se relacionar”

7. Sexo reduz a dor

O hormônio oxitocina libera endorfinas, que por sua vez, liberam a tensão das veias do nosso cérebro, diminuindo a sensação de dor. Portanto, se sua dor de cabeça, artrite, dor ou sintomas da TPM parecem melhorar depois do sexo, você pode agradecer aos níveis mais altos de oxitocina.

8. Sexo Reduz Risco de Câncer de Próstata

Ejaculações frequentes, 21 ou mais em um mês, podem reduzir o risco de câncer de próstata, de acordo com diversos estudos cientifícos.

9. Sexo melhora a incontinência urinária

Para as mulheres, a movimentação pélvica estimula os músculos da bexiga, o que pode contribuir para evitar incontinência urinária no futuro. Durante o ato sexual, os movimentos pélvicos se assemelham a alguns exercícios conhecidos como Kegel. Para fazer um exercício base de Kegel, contraia os músculos pélvicos, como se você estivesse tentando parar o fluxo da urina. Conte até três e solte. Você sentirá mais prazer, e também vai reforçar os músculos da parede interna da vagina.

10. Sexo ajuda a dormir melhor

A oxitocina liberada durante o orgasmo também promove um sono tranquilo. E ter uma boa noite de sono traz uma série de benefícios, como manter um peso saudável e uma pressão arterial regulada. Talvez seja por esse motivo, que muita gente adormece logo após o sexo.

benefícios do sexo

11. Sexo ajuda a tratar depressão

O sexo liberta endorfinas no fluxo sangüíneo, criando um estado de euforia e deixa-nos com uma sensação de bem-estar.

12. Sexo é um eficaz tratamento de beleza.

Testes científicos comprovam que uma mulher que é sexualmente ativa produz grandes quantidades de estrogênio, que refletem nos cabelos, tornando-os brilhantes e macios.

Compartilhe este artigo:Share on Facebook
Facebook
0Share on Google+
Google+
0Email this to someone
email
Tweet about this on Twitter
Twitter

Quer receber dicas gratuitas de saúde e para emagrecer diretamente no seu email? Basta se inscrever abaixo!

7 Comentários

  1. Joao

    Foi muito óptimo para mim, a informacao sobre benefício de relacoes sexuais.
    Agradecia mais informaces sobre o tipo de alimentacao ideal para uma boa prestacao nas relacoes sexuais.

    • Silvia

      Oi João!
      Que bom que gostou do artigo sobre os benefícios do sexo para a saúde. Com certeza, logo postarei mais dicas à respeito. De qualquer forma, dê uma olhadinha nesses outros artigos: 20 alimentos afrodisíacos para você e seu amor!, com alimentos que ajudam a aumentar a libido e também sobre o Tribullan, um fitoterápico que ajuda a ganhar mais massa muscular, energia física e apetite sexual. Abraços!

  2. Helena

    Eu ainda nao vi os beneficios talvez porque estou em recoperacao de breast cancer nao me sinto fisicamente segura e sempre que faco amor so quero satisfazer meu parceiro para que ele acabe logo alguma dica? Beijos

    • Silvia

      Oi Helena!
      Imagino que a recuperação deve ser difícil e muitas vezes devemos procurar apoio de um profissional como um psicólogo, afinal, querendo ou não, as mulheres se sentem mutiladas quando precisam operar o seio devido ao câncer. Além disso, muitas ficam com a autoestima baixa e isso, consequentemente afeta a relação sexual com o parceiro. Não tenha vergonha de procurar ajuda… buscar pela nossa qualidade de vida, deve estar sempre em primeiro lugar. Fica com Deus e desejo que se recupere o mais rápido possível! Abraços!

  3. Pingback: Dieta Afrodisíaca para o Dia dos Namorados | Emagrecer Urgente

  4. Pingback: L-arginina suplemento anti-envelhecimento | Emagrecer Urgente

  5. Pingback: DHEA, o hormônio da juventude | Emagrecer Urgente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *