Benefícios da Vitamina C para o Organismo

vitamina c

Vitamina C dá juventude e emagrece

Desde crianças, aprendemos que a vitamina C é importante para deixar nossa imunidade forte contra gripes e resfriados. Mas os benefícios da vitamina C vão muito além de apenas reforçar nosso sistema imunológico. Essa vitamina é muito importante para a saúde da nossa pele, ossos e dentes, pois ajuda na produção do colágeno, principal proteína estrutural, encontrado no tecido conjuntivo.

As principais fontes de vitamina C são as frutas cítricas como laranja, limão,  kiwi, acerola, caju, abacaxi, tangerina, goiaba, , morango, mamão, pitaya e vegetais como agrião, couve-flor, couve, mostarda,  couve de Bruxelas, pimenta vermelha, rosa mosqueta, salsa, rúcula, brócolis, pimentão, entre outros.

Quanto de vitamina C podemos consumir por dia?
Mas qual a quantidade ideal de vitamina C que devemos obter por dia? Segundo especialistas, o ideal é 120 mg por dia para todos os adultos saudáveis. Para aqueles que fumam, deve-se acrescentar 20mg por cada cigarro fumado.

Muitas vezes é necessário recorrer às cápsulas de Vitamina C, quando observamos que a nossa dieta é pobre nesse nutriente. Converse com seu médico antes de iniciar a suplementação dessa vitamina, caso haja necessidade.


Cewin Gotas 200 mg

Cebion Comprimidos
efervescentes 1g 

Sundown
Cápsulas 1000mg

Veja mais benefícios da vitamina C para a saúde

Além de suas funções imunológicas que lutam contra bactérias, vírus e infecções, a vitamina C também atua como um anti-histamínico eficaz, aliviando sintomas desagradáveis de gripes e resfriados como nariz entupido e coriza. A vitamina C também ajuda na obtenção de vitamina E, outro poderoso antioxidante.

Vitamina C emagrece

É isso mesmo que você leu. Uma dieta rica em vitamina C faz o organismo queimar até 30% mais gordura por dia. E essa pode ser uma boa motivação para começar a incluir alimentos ricos em vitamina C em sua alimentação. A vitamina C participa da produção da carnitina, uma molécula que combate o acúmulo de gordura.

Desta forma, a vitamina C, além de ser um grande aliado para a beleza, também pode ser um grande aliado para o emagrecimento, já que ajuda a acelerar o metabolismo e a queimar gordura. É possível perder 3 kg em uma semana seguindo uma dieta rica em vitamina C e assim eliminar aqueles pneuzinhos que tanto nos incomodam.

É bom para a saúde da pele

Como a vitamina C é bem para reforçar as defesas do organismo, ela também ajuda a melhorar e fortalecer a estrutura celular da sua pele, fortalecendo-a de dentro para fora. A vitamina C é um poderoso antioxidante, capaz de operar milagres em peles muito secas e também em reduzir quaisquer inflamações existentes na pele.

O consumo de vitamina C também ajuda a rejuvenescer a pele e reverter os primeiros sinais de envelhecimento, como rugas e marcas de expressão, além de estimular a produção de colágeno, substância essencial para uma pele firme e saudável.

Ajuda o corpo a produzir colágeno

Com o avanço da idade, a produção de colágeno tende a ser reduzido e a sua pele perde o seu tom natural e a elasticidade. A ingestão de uma grande quantidade de vitamina C, bem como a aplicação de produtos que a contenham, podem ajudar muito a retardar o processo de envelhecimento.

Mas, o colágeno não é só importante para mantermos nossa pele jovem, bonita e saudável. O colágeno é basicamente uma proteína essencial para as células, vasos sanguíneos e também vários órgãos do corpo como ligamentos, cartilagens, articulações, ossos, unhas, cabelos e tecidos de modo geral. Além disso, o colágeno ajuda na regeneração e cicatrização dos tecidos e da pele, após uma lesão.

A falta de colágeno pode levar a uma série de problemas na pele, incluindo secura, eczemas e contusões. Além disso, isso pode levar a problemas vasculares, bem como a problemas musculares e articulares. Se você quer prevenir todos esses problemas, então consuma uma quantidade abundante de vitamina C todos os dias, pois assim, você estará garantindo a produção adequada de colágeno.

É um poderoso antioxidante

A vitamina C é um poderoso antioxidante que ajuda a proteger todo o seu corpo dos radicais livres que causam o estresse oxidativo. A vitamina C retarda o processo de oxidação, neutraliza os radicais livres e também ajuda a reverter danos de DNA. Isso significa que essa vitamina ajuda a rejuvenescer o nosso corpo desde as células, trazendo a juventude de dentro para forma, internamente e externamente.

O estresse oxidativo pode ocasionar vários problemas graves como a aterosclerose, aumento dos riscos de doenças cardíacas e acidente vascular cerebral. O estresse oxidativo também está associado a um maior risco de cânceres, especialmente de pulmão, boca, garganta, cólon, estômago e esôfago.

Reduz riscos de problemas do coração

O consumo adequado de vitamina C também ajuda a reduzir a pressão arterial e com isso reduz os riscos de hipertensão. Como ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, também contribui para a prevenção de doenças como aterosclerose, colesterol elevado, insuficiência cardíaca congestiva e angina de peito.

Quantidade de Vitamina em cada alimento

projeto viver magraFrutas:
Abacaxi – 2 fatias – 15,4 mg
Acerola – 1 unidade – 234 mg
Banana-da-terra – 1 unidade – 22 mg
Banana-prata – 1 unidade – 21 mg
Banana-maçã – 1 unidade – 13 mg
Carambola – 1 unidade – 79 mg
Caju – 1 unidade – 220 mg
Cajá-manga – 1 unidade – 26 mg
Goiaba branca – 1 unidade – 128 mg
Goiaba vermelha – 1 unidade – 104 mg
Jamelão – 20 unidades – 27 mg
Jaca – 10 gomos – 14 mg
Jabuticaba – 20 unidades – 16 mg
Kiwi – 1 unidade – 88 mg
Laranja – 1 unidade – 53 mg
Laranja-pera – 1 unidade – 85 mg
Laranja-lima – 1 unidade – 43 mg
Limão – 1 unidade – 39 mg
Limão taiti – 1 unidade – 38 mg
Maçã – 100 gramas – 6 mg
Mamão – 1/2 unidade – 123 mg
Manga – 1 unidade – 74 mg
Maracujá – 1 unidade -16 mg
Mexerica – 1 unidade – 140 mg
Morango – 5 unidades – 57 mg
Seriguela – 5 unidades – 27 mg
Tremoço cru – 1 xícara de chá – 24 mg
Tangerina poncã – 1 unidade – 67 mg
Tomate – 1 unidade – 6,9 mg

Vegetais
Agrião – 100 g – 42 mg
Acelga crua – 5 folhas – 9 mg
Alface lisa – 5 folhas – 8 mg
Alface crespa – 5 folhas – 6 mg
Alface roxa – 5 folhas – 5 mg
Alface-americana – 5 folhas – 4 mg
Brócolis – 100 g – 62 mg
Cenoura – 1 unidade grande – 9,6 mg
Cebolinha crua – 1 xícara de chá – 31 mg
Coentro folhas desidratadas – 1/2 xícara de chá – 20 mg
Couve – 4 folhas – 73 mg
Couve-manteiga refogada – 1 prato fundo – 67 mg
Chá-verde – 1 xícara – 34 mg
Couve-flor cozida – 1 ramo médio – 31 mg
Ervilha em vagem – 1 xícara de chá – 17 mg
Espinafre cozido – 1 colher (sopa) – 20 mg
Granola – 1/2 xícara de chá – 9 mg
Mostarda crua- 5 folhas – 15 mg
Pimentão verde – 1 unidade – 150 mg
Pimentão vermelho – 1 unidade – 221 mg
Pimentão amarelo – 1 unidade – 201 mg
Rúcula crua – 1 prato fundo – 23 mg
Salsinha crua – 1 xícara de chá – 51 mg

Compartilhe este artigo:Share on Facebook
Facebook
22Share on Google+
Google+
0Email this to someone
email
Tweet about this on Twitter
Twitter

Quer receber dicas gratuitas de saúde e para emagrecer diretamente no seu email? Basta se inscrever abaixo!

4 Comentários

  1. Pingback: Cauterização, queratinização, nanoqueratinização capilar | Emagrecer Urgente

  2. Pingback: Dieta para fumantes abandonarem o vício | Emagrecer Urgente

  3. Pingback: Água morna com limão potencializa o emagrecimento | Emagrecer Urgente

  4. Pingback: Suco de Abóbora e Seus Benefícios para a Saúde | Emagrecer Urgente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *