Benefícios das algas marinhas para emagrecer

Algas emagrecem

Benefícios das algas marinhas para emagrecer

Os japoneses e outros asiáticos já sabem disso há centenas de anos: As algas marinhas são alimentos ricos em vitaminas como A e C, minerais, proteínas e uma das poucas fontes não animal rico em vitamina B 12. Além de ajudarem a promover a perda de peso, são muito saborosas e caem bem tanto em sopas como em saladas.

Segundo pesquisas feitas no Japão em 2006, as algas wakame tem uma substância chamada fucoxantina que ajuda a promove o emagrecimento e a queima de gordura. Durante o estudo, ratos obesos perderam 10% do seu peso corporal ao consumirem ração com a fucoxantina por um certo período de tempo.

A Fucoxantina estimula a produção de uma proteína (UCP1) que aumenta a queima de gordura. Também ajudou a reduzir os níveis de colesterol LDL (ou colesterol ruim) e os níveis de triglicérides. A Fucoxantina também é considerada uma aliada no combate à obesidade e doenças associadas, como diabete tipo 2.

Além dessa descoberta surpreendente, sabe-se também que o consumo de algas contribuem para uma pele mais bonita e saudável. Já existem inclusive muitos cremes faciais feitos com algas que prometem dar um fim às acnes e às rugas, além de também serem usadas como princípio ativo em alguns produtos para cabelos.

emagrecer 7
• Veja também: Cápsulas de Espirulina para Emagrecer

Atribui-se o fato dos japoneses terem cabelos fortes e saudáveis ao seu alto consumo de alga, que é de cerca de 4 kg por ano. O baixo índice de câncer de mama entre as mulheres japonesas também é atribuído ao consumo de algas. Além disso tudo, dizem que o consumo de algas também contribui para a prevenção de pressão alta, doenças do coração, gastrites e úlceras e diversos tipos de câncer.

Como consumir algas na dieta?

Já existem no mercado muitas opções de Fucoxantina em cápsulas, mas você pode obter os mesmos benefícios de perda de peso adicionando mais algas em sua alimentação, desde que esta seja equilibrada e de baixa calorias. Conheça abaixo as principais algas marinhas que podem ser consumidas no seu dia a dia:

Konbu: Esta alga tem coloração verde escura e possui uma textura mais emborrachada. Vai muito bem em sopas (dashi) ou temperada com vinagre doce. Rica em vitamina B12, cálcio, magnésio, ferro, potássio e iodo.

Nori: É a alga usada para enrolar sushi. É considerada com sabor mais suave e mais palatável. Normalmente é vendida em folhas em lojas de produtos orientais ou grandes supermercados. Rico em proteína, cálcio, ferro, vitamina A, B e C.

Wakame: Algas de coloração verde-escuro, frequentemente consumidos em sopa de miso (misoshiro) ou em conserva com legumes. Esta alga é rica em cálcio e iodo.

Hijiki: Essa alga contém elevados níveis de cálcio, de ferro e de fibra, além do baixo teor de calorias. Possui coloração preta ou marrom e é normalmente vendido seco. Esta alga é rica em minerais como cálcio, magnésio e ferro.

Já deu pra perceber que algas são tudo de bom né… ricas em nutrientes e baixo em calorias. Mesmo assim, no Brasil ainda não são muitas pessoas que se beneficiam do consumo de algas. Seria bom se todos conhecessem os efeitos positivos que as algas tem sobre nossa saúde em geral, além de ajudar a combater o envelhecimento.

Compartilhe este artigo:Share on Facebook10Share on Google+0Email this to someoneTweet about this on Twitter

Quer receber dicas gratuitas de saúde e para emagrecer diretamente no seu email? Basta se inscrever abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *