Benefícios do amaranto na dieta

amaranto benefícios

Amaranto – Emagrece e reduz o colesterol

O amaranto é um grão muito consumido pelos astecas, incas e andinos, possui um sabor suave e com muitas propriedades medicinais, inclusive sendo muito utilizado pela medicina ayurvédica para tratar diversos males como colesterol alto, anemia, diabetes, problemas do coração, osteoporose e câncer.

Além de ser um alimento muito completo em termos nutricionais, o consumo regular desse grão, que na verdade é uma fruta, pode ser um grande aliado não só para a saúde como também para o emagrecimento.

Amaranto contém uma proteína mais completa em relação a outros grãos tradicionais, além de aminoácidos essenciais como lisina e metionina, carboidratos do bem, fibras alimentares, vitamina B5 (ácido pantotênico) e minerais como cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo, potássio e zinco.

Veja alguns dos seus principais benefícios:

• Reduz o colesterol ruim e eleva o colesterol bom
• Fortalece o sistema imunológico
• Aumenta a energia e a disposição
• Ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, como o de cóllon
• Fortalece o trato digestivo e regula o intestino
• Aumenta a produção de glóbulos vermelhos, prevenindo a anemia
• Combate doenças dos ossos como a osteoporose
• Auxilia na elasticidade dos músculos, nervos e articulações
• Por não conter glúten, é recomendável para os celíacos
• Previne doenças do coração e nas artérias, como a aterosclerose
• Ajuda a prevenir a diabetes, pois ajuda a regular a insulina

Amaranto, aliado para emagrecer

O amaranto ainda ajuda as pessoas a perder peso, pois retarda a absorção de glicose na corrente sanguínea, mantendo os níveis de insulina estáveis. Dessa forma, a fome é reduzida e nos deixa com uma sensação maior de saciedade, aumentando o processo de queima de gordura, sem a perda de massa muscular.

Suas fibras alimentares, além de proteger o cólon intestinal, também ajudam a regular o intestino. As sementes também são uma boa fonte de proteínas e aminoácidos como a lisina e metionina, assim como a quinoa.

Os aminoácidos não são produzidos pelo corpo, ou seja, só podem ser retirados dos alimentos e desempenham importantes funções no organismo, como reparar o tecido muscular, articulações e nervos do nosso corpo.

Seu consumo regular previne doenças nas artérias e cardiovasculares e ainda ajuda a reduzir o colesterol total, além de favorecer a produção do colesterol bom. Por ser boa fonte de proteínas, o amaranto pode substituir a carne em uma dieta vegetariana.

Como comprar o amaranto

As sementes de amaranto estão disponibilizadas em grãos, flocos ou farinha e podem ser encontrados em lojas de produtos naturais, lojas a granel ou até pela internet em farmácias online. Existe também opções de biscoitos e barras de proteínas feitas à partir de amaranto.


Farinha de Amaranto

Amaranto em grãos

Amaranto em Flocos

Como conservar o amaranto

Para conservá-los em casa, guarde o amaranto em local fresco e arejado e em um pote bem fechado para evitar a infestação de insetos.

Após a compra, verifique a validade impressa no rótulo da embalagem e o selo de garantia, dando preferência ao orgânico. O ideal é que seja consumido de 3 a 6 meses após a compra, mas se bem conservado, pode durar até 1 ano.

Preparação do amaranto

Por ser um grão versátil, o amaranto pode ser introduzido na nossa alimentação de diversas formas e em todas as refeições. No café da manhã por exemplo, podemos adicionar amaranto em flocos ou farinha a outros grãos como quinoa, aveia e outros cereais e misturá-los cm leite, iogurtes e frutas.

No almoço e jantar, podemos adicionar os grãos cozidos de amaranto no preparo de peixes, frangos ou saladas ou então usar os flocos e a farinha para engrossar sopas e caldos ou então no preparo de biscoitos e pães.

Como seu sabor é suave, é praticamente imperceptível em meio a outros alimentos e por isso não altera o sabor deles. Só tome cuidado com a quantidade, pois assim como a quinoa, o amaranto é bastante calórico e 100 gramas da farinha ou flocos equivale a quase 400 calorias.


Para cozinhar os grãos: Cozinhe uma xícara de grãos em três xícaras de água (rendimento: três xícaras). Deixe cozinhar por cerca de 20 minutos. A consistência final será espesso, como mingau. Você também pode estourar os grãos de amaranto como se fosse pipoca. Basta colocar um fio de óleo em uma panela e levar ao fogo alto. Acrescente uma colher de sopa de sementes de amaranto.

Logo, as sementes irão estourar e mudar a coloração para branco. Você pode temperar a gosto e comer como se fosse pipoca ou então triturar e transformá-los em farinha. Hoje em dia podemos encontrar muitas receitas na internet, inclusive doces e toda a família, desde crianças, idosos e até mesmo gestantes e lactantes, podem se beneficiar desse grão milenar.

Receita de suco saudável com amaranto:

– suco de 1 laranja
– 1 ½ mamão papaia
– 1 colher (sopa) de farinha de amaranto
– gelo
Bata todos os ingredientes no liquidificador e tome em seguida. Esse suco é excelente para ser tomado no café da manhã. Dá saciedade, além de estimular o funcionamento do intestino.

Valor Nutricional do Amaranto (50 gramas)

banner1140fitCalorias: 183
Proteína: 7,1 g
Carboidratos: 32,4 g
Colesterol: 0 mg
Fibra alimentar: 4,5 g
Sódio: 10,5 mg
Cálcio: 75 mg
Cobre: 0,4 mg
Ferro: 3,71 mg
Magnésio: 130 mg
Fósforo: 223 mg
Potássio: 179,5 mg
Zinco: 1,6 mg

Veja essa receita de amaranto para emagrecer

Compartilhe este artigo:Share on Facebook
Facebook
71Share on Google+
Google+
0Email this to someone
email
Tweet about this on Twitter
Twitter

Quer receber dicas gratuitas de saúde e para emagrecer diretamente no seu email? Basta se inscrever abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *