Benefícios do chá branco para a saúde

white tea chá branco

Chá branco, o chá conhecido por suas propriedades medicinais

O chá branco tem origem na China há mais de mil anos e é considerado um dos chás mais benéficos que existem. Ele é extraído da planta Camellia sinensis, a mesma do chá verde, vermelho e chá preto, porém é considerado o chá mais nobre entre eles, porque não é submetido a nenhum tipo de fermentação como os outros.

Além da maior concentração de antioxidantes, o chá branco ainda tem a vantagem de ter um sabor mais suave do que o chá preto ou verde. O ideal é tomar de 3 a 5 xícaras por dia desse poderoso chá para obter todos os seus benefícios não só para a saúde como para emagrecer, lembrando que este chá é mais poderoso do que o chá verde.

Veja os benefícios do chá branco

Previne o Câncer

O chá branco contém uma grande quantidade de antioxidantes, os quais estão incluídos os flavonoides. Estes antioxidantes têm propriedades especiais que inibem a formação de novas células cancerosas, bem como ajudam a remover células cancerosas já formadas. Isso significa, que ao consumir este chá regularmente, seu organismo estará mais protegido contra os riscos de câncer.

Perder gordura

O chá branco age no organismo do mesmo modo que o chá verde, porém de forma mais intensa: desincha, desintoxica e acelera o metabolismo, aumentando a queima de calorias em cerca de 7%, devido à sua ação termogênica. Assim como o chá verde, o chá branco é rico em cafeína e nutrientes que ajudam a turbinar o metabolismo.

E uma das grandes vantagens do chá branco é que não tem o sabor amargo, característico do chá verde. Portanto, além de ter um sabor mais suave, o chá branco pode ser uma grande aliado para quem quer emagrecer e perder gordura corporal.

Reduz o colesterol

Muitas pessoas sofrem de problemas de saúde ligados ao colesterol alto, especialmente pessoas, acima dos 40 anos. O chá branco é rico em catequinas e taninos, substâncias poderosas, que além de ajudar a reduzir o colesterol ruim, ajudam a elevar o bom colesterol, ajudando assim a reduzir substancialmente os riscos de problemas cardíacos como a aterosclerose e o enfarto.

Reduz a pressão arterial

O consumo regular do chá branco regula a pressão sanguínea no geral, pois contribui para a melhora do fluxo sanguíneo, fazendo que as artérias trabalharem de forma mais eficaz, sendo portanto muito benéfico para pessoas que tenham pressão alta e também uma ótima maneira de manter seu coração saudável, pois muitos estudos mostram que o chá branco é capaz de prevenir doenças cardíacas.

Fortalece o sistema imunológico

O chá branco tem uma abundância de antioxidantes, como os polifenóis, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e impedir a invasão de bactérias e vírus, o que ajuda a reduzir os riscos de contrair resfriados, gripes, viroses, cáries e infecções como pneumonia. Pessoas com HIV, por exemplo, podem ser beneficiadas com este chá, para tornar seu sistema imunológico mais eficiente.

Pele mais saudável e sem acne

Os poderosos antioxidantes do chá branco, combatem os radicais livres originários de uma dieta inadequada e pobre em vitaminas e minerais ou até quando a pele fica exposta ao sol por muito tempo, dando um aspecto envelhecido à pele. Beber chá branco todos os dias ajuda a manter a pele mais rejuvenescida.

O chá branco também ajuda na prevenção da acne, que ocorrem muitas vezes devido à grande quantidade de toxinas que vão-se acumulando no corpo. Os antioxidantes do chá branco branco ajudam a eliminar o excesso das toxinas, mantendo a pele clara e uma aparência mais saudável.

Tipos de chá branco

O chá é encontrado em forma de folhas, pó solúvel e cápsulas. Todas essas versões contém boas doses de nutrientes fundamentais para o organismo, como o ácido fólico, o potássio, o manganês e as vitaminas K,C, B1 e B2, porém os de folhas e pó podem perder boa parte dessas substâncias durante a infusão.


Chá branco em cápsulas

Chá branco em folhas

Chá branco em pó

Como preparar o chá branco

Leve um recipiente com água ao fogo e desligue antes de surgirem as primeiras bolhas. Acrescente 2 colheres de sopa rasas para 1 litro de água ou se for tomar uma xícara individualmente, coloque 1 colher rasa para cada xícara de água. Depois é só abafar e coar.

O chá pode ser ingerido quente ou frio e o ideal é que seja consumido dentro de 24 horas depois do preparo. Se quiser preparar uma boa quantidade para tomar durante o dia, coloque o chá numa garrafa térmica ou numa jarra de vidro e leve à geladeira.

Como consumir o chá branco

A recomendação é tomar o chá puro, sem açúcar ou adoçante artificial, pois eles prejudicam o processo de desintoxicação e roubar alguns dos seus efeitos medicinais. Mas se você não conseguir tomar ele puro, acrescente então mel ou stévia. Você pode ainda acrescentar canela em pau no preparo, se quiser um sabor mais forte.

Consuma no mínimo três xícaras ao longo do dia, porém evite tomar o chá após as 18h, pois como ele é rico em cafeína, pode acabar interferindo na qualidade do seu sono, especialmente em pessoas mais sensíveis à cafeína e com problemas de insônia.

Outros chás que ajudam a emagrecer


Chá 30 Ervas

Chá Branco

Chá Vermelho

Chá Amarelo

Chá Verde

Chá de Hibiscos
Compartilhe este artigo:Share on Facebook33Share on Google+0Email this to someoneTweet about this on Twitter

Quer receber dicas gratuitas de saúde e para emagrecer diretamente no seu email? Basta se inscrever abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *