Benefícios do chocolate escuro e amargo

chocolate dieta

Benefícios do chocolate escuro / amargo

Estamos próximos à Páscoa e sempre surge aquele medo das tentações que rondam essa data tão deliciosa. Afinal, para todos os lados que olhamos, encontramos ovos de Páscoa, de todos os jeitos e de todos os tamanhos. E para quem adora chocolate, a Páscoa pode ser uma verdadeira tortura por trazer danos para a cintura.

Como muito tem se falado ultimamente, o chocolate amargo é muito benéfico não só para a saúde, como também para quem quer emagrecer, embora seja um alimento considerado calórico. Rico em antioxidantes e outros nutrientes, o chocolate faz o seu metabolismo trabalhar mais e queima a gordura de forma mais eficaz.

Benefícios do chocolate escuro para o organismo

Mas para você entender o quanto o chocolate é benéfico para o organismo, devemos entender quais os seus efeitos sobre o organismo. Um dos grandes benefícios do chocolate escuro é que ele é bom para o coração. Comer um pequeno pedaço todos os dias ajuda a manter seu coração e o seu sistema cardiovascular funcionando bem.

O chocolate escuro também ajuda a reduzir a pressão arterial em hipertensos e ainda ajuda a reduzir em 10 %, o colesterol LDL (colesterol ruim) e aumentar o HDL (colesterol bom). Além de proteger a sua saúde cardiovascular devido aos flavonoides, o chocolate é um antidepressivo natural pois estimula a produção de endorfinas, como a serotonina, aquela que nos dá sensação de prazer.

Possui outras substâncias como teobromina e a cafeína que são dois alcaloides que funcionam como estimulantes e diuréticos. Além disso, o chocolate escuro contem uma substância chamada Epicatequina, cuja função é aumentar o número de mitocôndrias, responsáveis pela produção de energia e respiração celular.

Mas o chocolate não engorda?


O chocolate escuro contem gorduras boas que não afetam o seu colesterol e que inclusive podem ajudar a perder peso. Existem três tipos de gordura no chocolate: Ácido oleico, ácido esteárico e ácido palmítico. O Ácido oleico é uma gordura saudável monoinsaturada, a mesma encontrada também no azeite.

O Ácido esteárico, apesar de ser uma gordura saturada, possui um efeito neutro sobre o colesterol, segundo estudos. O vilão mesmo é o Ácido palmítico, um tipo de gordura saturada não muito benéfica, pois ele é responsável por aumentar o colesterol e os risco de doenças cardíacas.

Mas diante de tantos outros benefícios, o ácido palmítico acaba se tornando um pouco irrelevante, pois por ser grande fonte de gorduras monoinsaturadas (MUFA) e antioxidantes, o chocolate amargo e escuro, acaba causando um impacto positivo sobre o organismo e ainda ajuda na perda de peso e no controle do humor.

As gorduras monoinsaturadas tem uma composição química diferente das outras gorduras e assumem um estado líquido à temperatura corporal. Por isso, enquanto outras gorduras têm um efeito de endurecimento no fígado e causam o entupimento das artérias com gordura, com o MUFA ocorre o contrário.

Além de suavizar o fígado, esse tipo de gordura ajuda-o a ter um melhor desempenho no seu trabalho de eliminar toxinas e gorduras, especialmente a visceral, que fica em torno da cintura e culotes. Alguns estudos ainda sugerem que comer chocolate escuro logo pela manhã, deixará seu metabolismo mais rápido e ajudará a queimar gordura durante horas.

Veja também:
Dicas para não arruinar sua dieta na Páscoa

Quantidade X Qualidade

Apesar de ser benéfico, temos que levar em conta a quantidade, já que por ser calórico, comer demais pode prejudicar quem está de dieta, pois por consequência levará ao ganho de peso. 5 gr por dia de chocolate escuro e amargo já é o suficiente para que você usufrua dos seus benefícios, inclusive na ajuda no metabolismo.

Outros tipos de chocolate como ao leite, com flocos entre outros, possuem a porcentagem de cacau menor, enquanto o açúcar e gordura é elevado e com isso, seu organismo terá pouco benefício nutricional, além de ainda ser prejudicial em uma dieta, pois favorece o aumento do peso.

O ideal é o chocolate que possua no mínimo 70% de cacau, porém como o cacau é amargo, muitas pessoas não apreciam esse tipo de chocolate. A opção então é recorrer ao meio amargo, que tem em média 40% de cacau, pois apesar de ter menos cacau que o amargo, o meio amargo ainda é mais benéfico que os tradicionais.

Tabela de calorias de ovos de Páscoa

Pra você que está em dieta, mas nem por isso quer se privar de comer chocolate, veja a quantidade de calorias de algumas das principais marcas no mercado.

Ovo de Páscoa Peso Calorias
Ovo 4 clássicos
Ovinhos de Gianduia Diet
Ovo Sonho de Valsa Meio a Meio
Ovo Alpino Dark chocolate amargo
Ovo de Páscoa Garoto Baton 2 em 1
ColombaBella Páscoa Light Frutas
Ovo de Páscoa Lacta Bis Laka
Ovo de Páscoa Nestlé Chokito
Ovo de Páscoa Lacta Diamante Negro
Ovo de Páscoa Ferrero Rocher
Ovo de Páscoa Garoto Clássico
Ovo de Páscoa Lacta Grandes Sucessos
Ovo de Páscoa Nestlé Classic ao Leite
Ovo de Páscoa Garoto Serenata de Amor
Ovo de Páscoa Lacta Sonho de Valsa
Ovo de Páscoa Nestlé Suflair ao Leite
Ovo de Páscoa Garoto Talento Castanha-do-Pará
Ovo de Páscoa Garoto Talento Branco Cereais
Ovo de Páscoa Nestlé Classic Dark
Ovo de Páscoa Pão de Açúcar Dark
Ovo de Páscoa Nestlé Classic Zero
Ovo de Páscoa Gold ao Leite Diet
Ovo de Páscoa Lacta Chocolate ao Leite Diet
Ovo de Páscoa Nestlé Classic Diet
Ovo de Páscoa Nestlé Sollys
Ovo de Páscoa Nestlé Alpino Dark
Ovo de Páscoa Lacta Amandita
Ovo de Páscoa Garoto Talento Avelã Diet
Ovo de Páscoa Taeq Diet Ao Leite
Ovo Garoto Frutas Chocolate ao Leite
Ovo Crème Brûlée
Ovo Chocolate ao Leite
Ovo Trufado de Brigadeiro e Beijinho
Ovo Gela boca
25 g
25 g
25 g
25 g
25 g
25 g
25 g
25 g
25 g
25 g
25 g
25 g
25 g
25 g
25 g
25 g
25 g
25 g
25 g
25 g
25 g
25 g
25 g
25 g
25 g
25 g
25 g
25 g
25 g
25 g
25 g
25 g
25 g
25 g
142 kcal
123 kcal
135 kcal
135 kcal
136 kcal
151 kcal
133 kcal
136 kcal
129 kcal
151 kcal
131 kcal
132 kcal
130 kcal
133 kcal
134 kcal
131 kcal
133 kcal
132 kcal
135 kcal
135 kcal
94 kcal
120 kcal
111 kcal
119 kcal
136 kcal
135 kcal
136 kcal
129 kcal
106 kcal
131 kcal
133 kcal
133 kcal
142 kcal
137 kcal

Confira marcas e os preços de ovos de Páscoa,
clicando nesse link aqui!

Vídeo sobre benefícios do chocolate amargo

Compartilhe este artigo:Share on Facebook
Facebook
26Share on Google+
Google+
0Email this to someone
email
Tweet about this on Twitter
Twitter

Quer receber dicas gratuitas de saúde e para emagrecer diretamente no seu email? Basta se inscrever abaixo!

2 Comentários

  1. Pingback: Dieta do Chocolate | Emagrecer Urgente

  2. Pingback: A beleza que vem de dentro para fora | Emagrecer Urgente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *