Benefícios do Óleo de cártamo


Benefícios do Óleo de cártamo para emagrecer
Que tal um aliado para ajudar perder aquela gordurinha teimosa em torno da sua barriga? Pode parecer impossível, mas estudos recentes revelaram que você pode fazer isso com uma coisa simples: basta adicionar duas colheres de óleo de cártamo na sua dieta diariamente.

O óleo de cártamo é uma gordura poliinsaturada. É derivado de sementes de açafrão. Seu consumo diário pode ajudar a aumentar o metabolismo e diminuir a porcentagem de gordura corporal.

De onde vem o óleo de cártamo?

Tinctorinus Carthamus

O óleo de cártamo é extraído das sementes do açafrão (Tinctorinus Carthamus), pertencente à Família das Compostas, a mesma do girassol e da margarida. Cada planta possui cerca de 15 a 20 sementes.
Existem dois tipos, um que é rico em ácido oléico (ácido graxo monoinsaturado), e o outro é o ácido linoléico (AGP). Óleo de Cártamo também contém muitos outros nutrientes como ômega 6 ácidos graxos, vitamina E, fitoesteróis, etc

Os ácidos graxos ômega 3 e ômega 6 são extremamente eficazes na redução do LDL (ruim), e os níveis de glicose no sangue. Óleo de Cártamo também reduz o risco de doenças do coração. O alto teor de vitamina E do óleo de cártamo o torna rico em antioxidantes, limpando o corpo dos radicais livres que causam danos e envelhecimento das células e aumentam o risco de doenças cardíacas e câncer. Além disso, o consumo regular de óleo de cártamo dá brilho ao cabelo e deixa a pele mais saudável.

O óleo de Cártamo tem a maior quantidade de ácido linoléico em comparação a outras sementes do genêro. O óleo é insípido, incolor e muito sensível à luz e calor. Como óleos de oliva e outros produtos utilizados na cozinha, ele deve ser armazenado em local fresco e escuro, para evitar que ele quebrar e se tornar rançoso.

Como óleo de cártamo reduz a gordura abdominal

O óleo de cártamo é conhecido por acelerar o metabolismo do corpo, assim evitando o acúmulo de gordura. Seu consumo faz aumentar em 20%, a produção de um hormônio chamado adiponectina, que suporta a remoção de ácidos graxos. Portanto, acelera o processo de queima de gordura ajudando a reduzir a gordura abdominal, sem alterações na dieta ou exercício de uma pessoa. Ela também ajuda a aumentar a massa muscular, transformando gordura em músculos.

Um estudo realizado pela Universidade Estadual de Ohio comprovou a eficácia do óleo de cártamo. Um grupo de mulheres em idade pós-menopausa e com Diabete tipo II tomaram diariamente duas colheres de chá de óleo de cártamo. As mulheres não mudaram suas dietas ou hábitos de exercício. No final de 16 semanas, as mulheres perderam cerca de 3 quilos de peso, com uma redução da gordura abdominal.

O óleo de cártamo também ajudou a reduzir o açúcar no sangue por até 19 pontos sendo portanto recomendado para pessoas diabéticas. Embora este estudo tenha incluido apenas mulheres, estudos anteriores mostraram que os homens podem se beneficiar do CLA (Ácido Linoleico Conjugado).

Benefícios do óleo de cártamo

  • O óleo de cártamo contém altas quantidades de gorduras poliinsaturadas, que auxilia na produção de prostaglandinas. Esses hormônios, ajudam no fortalecimento das membranas celulares, ajudam a equilibrar a pressão arterial e fortalecem o sistema imunológico.
  • O ácido linoléico presente no óleo de cártamo é convertido em ácido gama linolênico (GLA) que ajuda a queimar gordura e acelerar o metabolismo.
  • Outro benefício do uso de óleo de cártamo é que ele ajuda na redução do nível de colesterol no sangue reduzindo o risco de doenças cardíacas no indivíduo. Além disso, óleo de cártamo também fortalece o sistema imunológico aumentando sua resistencia à infecções e doenças.
  • Muitos médicos e nutricionistas recomendam o uso de óleo de cártamo para pessoas obesas que sofrem de diabetes porque ajuda a diminuir os níveis de açúcar no sangue.
  • O consumo de óleo de cártamo ajuda na regularização do ciclo menstrual e sintomas da TPM, muito comum nas mulheres.
  • Massagem com Óleo de Cártamo promove o crescimento de cabelo, pois contém vitamina E. Este óleo é leve e inodoro e tem uma textura muito leve e é facilmente absorvido no couro cabeludo. Usado no tratamento de queda de cabelo.
  • O óleo de Cártamo é indicado para pessoas que têm pele seca pois ajuda na hidratação da pele, especialmente durante o inverno, deixando-a macia e saudável. Ajuda também a reduzir o aparecimento de rugas e inflamações cutâneas, como eczema e acne.

Como usar o óleo de cártamo

Você pode encontra-lo em forma pura ou em cápsulas. Seja qual a forma que irá tomá-lo, verifique a origem do óleo e qual foi o método de extração usado no produto, já que pode ser feita de duas maneiras, quimicamente e mecanicamente.

No processo químico de extração, o óleo é refinado com produtos químicos e por aquecimento e esta técnica pode afetar o seu valor nutritivo.
Já o processo mecânico é considerado melhor porque não é quimicamente tratado e nem aquecido.  Verifique no rótulo do produto antes de comprar.

Produtos com óleo de cártamo


CL Óleo de Cártamo em cápsulas

Óleo de Cartamo 1000mg

Óleo de Cártamo Tiaraju
Compartilhe este artigo:Share on Facebook
Facebook
15Share on Google+
Google+
0Email this to someone
email
Tweet about this on Twitter
Twitter

Quer receber dicas gratuitas de saúde e para emagrecer diretamente no seu email? Basta se inscrever abaixo!

2 Comentários

  1. valdivia farias de h. souza

    estou tomando capsula de oleo de cartamo a 2 dias passado por hidrocnologista depois de alguns dias fl o resultado

    • Silvia

      Oi Valdivia!
      O óleo de cártamo pode ser uma grande aliado para emagrecer, mas é claro que sozinho ele não faz milagres. Não deixe de praticar exercícios e uma dieta balanceada e de baixas calorias! Só assim conseguirá obter os resultados desejados! Não deixe de nos dar notícias!
      Abraços e boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *