Benefícios dos alimentos anti-inflamatórios

alimentos anti-inflamatórios

Alimentos anti-inflamatórios para combater azia e inflamações

Introduzir alimentos anti-inflamatórios na dieta é uma ótima maneira de ajudar a prevenir de forma natural, a ocorrência de azia e inflamações estomacais. E o melhor de tudo, é que você pode adicioná-los diariamente, sem precisar fazer grandes mudanças em seus hábitos alimentares.

Uma vez que a principal causa da azia é uma condição em que alguns alimentos são regurgitados no esôfago, basta comer alimentos que são de fácil digestão para impedir que isso aconteça. Antes de saber quais os alimentos anti-inflamatórios que podem ser usados para prevenir ou diminuir os efeitos da azia, você deve evitar alguns alimentos prejudiciais que reforçam essa condição.

É claro, que cada organismo reage diferente, mas a azia e inflamação é geralmente causada por alimentos ácidos, picantes, alimentos ricos em gordura como fast food e frituras, alimentos açucarados ou massas. Comer qualquer um destes alimentos à noite, pode fazer com que você acorde no meio da noite, com dores no estômago, desconforto ou até mesmo náuseas.

Alimentos com muito sódio, como calabresa e salame, alimentos processados ou enlatados como salsicha, bacon, assim como leite, queijo e ovos, também podem causar inflamação e azia em pessoas mais sensíveis a estes alimentos.

Como evitarmos os alimentos inflamatórios

Se temos problemas digestivos e azia, temos que evitar certos alimentos potencialmente alergênicos da nossa dieta. E isso implica em fazermos certas mudanças no nossos hábitos alimentares, mas nada que seja muito complicado. Basta apenas algumas substituições, como por exemplo, trocar o leite integral por leite desnatado é uma forma de prevenir a inflamação.

Passar a consumir produtos com baixo teor de aditivos químicos, sódio, açúcar e gorduras, fará com que reduza os riscos de você sofrer de algum problema do sistema gástrico e digestivo utilizadas em baixo teor de gordura do leite são menos susceptíveis de criar problemas com o seu corpo.

Optar por queijos e carnes magras também reduzirá ainda mais as chances de inflamação. Menos sal e gordura na dieta, significa que você terá uma melhor digestão. Certos legumes, como batata, tomate e berinjela, também podem contribuir para o aumento de dor que ocorre na área inflamada.

Álcool e nicotina também podem causar um impacto negativo na digestão dos alimentos. As bebidas carbonatadas também podem causar problemas de refluxo ácido e desconforto se tiver sintomas de azia crônica. Felizmente, muitos alimentos podem ajudar a reduzir o risco de azia. Estes alimentos anti-inflamatórios contêm ingredientes que ajudam a afastar a inflamação de todo seu corpo.

Alimentos Anti-inflamatórios

Omega-3

O ácido alfa linolênico é um dos ingredientes mais potentes para combater os efeitos da inflamação. Tipicamente encontrado em peixes de água fria como salmão, sardinha e arenque, vegetais folhosos verdes escuros, nozes, sementes de linhaça e sementes de abóbora, entre outros. O ômega 3 ainda ajuda a reduzir o alguns tipos de artrite e protegem o coração.

Azeite
É rico em gordura monoinsaturada e um excelente anti-inflamatório para o organismo. Seu consumo regular ajuda a reduzir a dor e o desconforto associados com a inflamação e azia. Além disso, o azeite ajuda também a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares.

Proteína
São um dos melhores alimentos anti-inflamatórios que existem. Os melhores são as aves magras, bem como peixes e frutos do mar. Uma pequena porção de alguns destes alimentos irá fornecer-lhe com a quantidade de proteína que seu corpo precisa de cada dia. Você também pode obter proteína magra de nozes, leguminosas, derivados da soja como tofu e leite de soja.

Antioxidantes
Alimentos antioxidantes neutralizam os radicais livres no seu corpo e também agem como anti-inflamatórios. Entre eles estão os grãos e cereais integrais, bem como frutas e legumes ricos em fibras como maçãs, bananas e uvas e vegetais folhosos verde escuro, como alface, brócolis, couve, repolho e espinafre

Bebidas anti-inflamatórias
Não há nada melhor do que a água, para prevenir a inflamação nas articulações e azias. Ele mantém seu corpo bem hidratado, fazendo com que tudo flua sem problemas e ainda ajuda a varrer para fora do corpo, os radicais livres.

Além de água, sucos naturais e chás podem ter um efeito semelhante, porém evite o açúcar e dê preferência aos chás e cafés descafeinados, caso tenha sensibilidade à cafeína, pois ela pode contribuir para o ácido refluxo, dor e desconforto estomacal.

A solução da inflamação através dos alimentos

50receitasemagrecerdevezAo adotar uma dieta rica em alimentos anti-inflamatórios, fará você prevenir desde uma pequena indisposição ou azia ou até uma inflamação mais séria, que pode até te tirar de um sono tranquilo e fazer com que se sinta mais cansado e menos produtivo no dia seguinte.

Além disso, adotar uma dieta onde os alimentos anti-inflamatórios estejam presentes diariamente, evitará que você dependa de remédios para a azia, sempre que comer algo que não desce bem. Esta é a melhor maneira para manter o seu sistema digestivo em ordem e trabalhando corretamente.

Mas é claro, que nenhum tratamento deve substituir uma consulta ao médico. Somente ele poderá avaliar sua saúde e orientar sobre sua condição de saúde. Não se esqueça também, de sempre se certificar de ler os rótulos dos produtos.

Compartilhe este artigo:Share on Facebook29Share on Google+0Email this to someoneTweet about this on Twitter

Quer receber dicas gratuitas de saúde e para emagrecer diretamente no seu email? Basta se inscrever abaixo!

6 Comentários

  1. Pingback: Chá de carqueja, aliado para emagrecer | Emagrecer Urgente

  2. Pingback: Veja como funciona a Dieta das 8 horas | Emagrecer Urgente

  3. Pingback: Água morna com limão potencializa o emagrecimento | Emagrecer Urgente

  4. Pingback: Suco de Abóbora e Seus Benefícios para a Saúde | Emagrecer Urgente

  5. Pingback: Dieta da Canela para emagrecer 3 kg por mês | Emagrecer Urgente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *