Café ajuda a emagrecer e acelerar o metabolismo?


Café na dieta pode ajudar a acelerar o metabolismo
Segundo alguns estudos, a resposta é sim… O café realmente pode ajudar a acelerar o metabolismo emagrecer.  Outros estudos indicam que o café  traz uma série de benefícios para a saúde, quando consumido moderadamente é claro. Café, uma das bebidas mais consumidas no mundo, enfim ganha os holofotes e ganha o estrelato, e como toda estrela possui seus pontos altos e baixos.

Veja também:
Café: Vilão ou mocinho?

O café possui fito nutrientes, antioxidantes e a cafeína. Esse composto ajuda a acelerar o metabolismo, perder peso, inibir o apetite, gastar calorias, reduzir os níveis de glicose no sangue e tem ação diurética.

Porém, tudo em excesso faz mal

Mas antes que você corra até o bule para tomar uma xícara de café, ATENÇÃO! O café só ajudará se for tomado moderadamente, ou seja, no máximo 3 ou 4 xícaras por dia. Mais do que isso não é recomendável, já que a cafeína em excesso, pode causar certa dependência, aumentar a pressão sanguínea, causar problemas de insônia, dores de cabeça.

Além disso, tomar café em excesso, ao invés de dar energia, pode ocorrer o inverso, você pode se sentir desanimada e sem disposição, ansiosa, irritada e inquieta. Pode também até engordar, caso seja usado açúcar para adoçá-lo.

Café emagrece?

O café tem o efeito de suprimir o apetite e portando te deixará sem apetite após seu consumo. Isso acontece porque a cafeína inibe a ação da leptina, conhecido como hormônio da obesidade, que segundo estudos, altos níveis desse hormônio provoca resistência a ela, contribuindo para o ganho de peso e obesidade.

Além disso também estimula a termogênese, ou seja, ajuda o corpo a gastar calorias extras ao longo do dia, mas veja bem, isso só acontece se o café for sem açúcar ou com adoçante e sem adição de chantilly e outros aditivos que podem torná-lo calórico.

Quando tem a adição de açúcar no café, o aumento do metabolismo não é suficiente para metabolizar o açúcar, que por sua vez irá acumular no corpo na forma de gordura, ao invés de ser usado como fonte de energia. Portanto, se a sua intenção for usar o café como auxiliar no emagrecimento, tome-o puro ou com adoçante dietético.

A café também tem efeito diurético e também atua sobre a gordura, estimulando sua utilização no tecido muscular, especialmente durante os exercícios físicos. Os polifenóis contidos no café, especialmente o ácido clorogênico, atua como antioxidante e ajuda a reduzir a absorção da glicose, estimulando assim o emagrecimento.

O café em si tem poucas calorias. 1 xícara tem em torno de 3 calorias, mas se for adicionado açúcar, leite, chantilly, cacau, entre outros, seu valor calórico será mais alto. Veja a tabela abaixo:

Tipo de café Quantidade Calorias
Café com açúcar 1 xícara de 50 ml 33 calorias
Café sem açúcar ou com adoçante 1 xícara de 40 ml 3 calorias
Capuccino tradicional com chantilly 1 xícara de 80 ml 259 calorias
Capuccino tradicional sem chantilly 1 xícara de 80 ml 208 calorias
Café expresso puro 1 xícara de 50 ml 5 calorias
Café expresso com chantilly e açúcar 1 xícara de 50 ml 120 calorias
Café com leite integral e açúcar 1 xícara de 80 ml 109 calorias
Café com leite integral e adoçante 1 xícara de 80 ml 74 calorias
Café com leite desnatado e açúcar 1 xícara de 80 ml 76 calorias
Café com leite desnatado e adoçante 1 xícara de 80 ml 41 calorias

Café para aumentar o desempenho na atividade física

Tomar uma xicrinha de café antes do treino ou de duas a quatro xícaras por dia, pode dar energia, aumentar a atenção e resistência durante os exercícios, contribuindo para o desempenho na atividade física. Isso porque o café funciona como um estimulante e energético.

Outro estudo constatou que a cafeína aliada a uma porção de carboidratos, ajudou na recuperação pós treino, possivelmente, aumentando a síntese de glicogênio, a forma de armazenamento da glicose. No entanto, neste estudo, a cafeína foi adicionada a uma bebida esportiva, ou seja, não foi consumida da forma tradicional.

Recomendações para o consumo de café

O café é uma bebida comum e popular na nossa cultura e em tantas outras e quando consumido em doses baixas e moderadas, não oferece perigo para a saúde, a não ser em casos específicos, como hipertensão, doenças cardíacas, gastrites, úlceras ou outros problemas gastro intestinais.

Essas pessoas devem comunicar ao médico sobre qualquer alteração feita na dieta ou sobre dúvidas em relação a algum tipo de alimento, incluindo o café, o qual o consumo pode acarretar em aumento da pressão arterial e agravar os problemas de saúde.

A cafeína também não deve ser consumida paralelamente com alguns medicamentos, pois podem causar reações negativas. Alguns antibióticos por exemplo, podem aumentar os efeitos da cafeína.  A Teofilina, remédio usado para tratamento da asma, quando combinado a doses de cafeína, podem trazer sintomas desagradáveis como palpitações, náuseas e vômitos.

Assim, como a Teofilina, existem outros medicamentos pelos quais não devem ser combinadas com doses de cafeína. Leia sempre a bula e consulte seu médico em caso de dúvidas.

Bookmark the permalink.

One Comment

  1. Pingback: Benefícios do café para a saúde | Emagrecer Urgente

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>