Cáscara Sagrada e seus benefícios


A cáscara sagrada (Rhamnus purshiana) é uma planta medicinal, originária da América do Norte. Tem propriedades laxativas devido aos compostos chamados antraquinonas presentes na planta, devido a esta razão é indicada nos casos de obstipação intestinal e prisão de ventre.

Cascara Sagrada, também conhecido como Casca Purshiana ou Casca Persa, aumenta os movimentos peristálticos, facilitando assim a eliminação das fezes e tem sido usado por séculos como purgante natural.

Veja os benefícios desta erva para a saúde:

Prisão de ventre
Cascara Sagrada é frequentemente usado como laxante natural, em forma de chás e seu preparo é fácil. Para a constipação crônica, não há escolha melhor do que Cascara Sagrada. É um dos remédios mais antigos e confiáveis ​​para essa condição.

Cálculos biliares
Cascara Sagrada é um tônico maravilhoso para cálculos biliares pois faz aumentar a secreção da bile e ajuda a dissolver os cálculos biliares.

Problemas do fígado
Cascara Sagrada aumenta a função hepática.

Como fazer o chá de Cáscara Sagrada

Faça a infusão do chá despejando 1 xícara (chá) de água fervente sobre 1 colher (sopa) de cascas picadas ou em pó de cáscara-sagrada.
Tampe, deixe esfriar por 20 minutos e coe.

Dicas de como usar a Cáscara Sagrada

Cáscara Sagrada é muito amargo e muitas pessoas não gostam do sabor.
Você pode mascará-lo, acrescentando mel ou açúcar ou então adicioná-lo a outro chá, como hibisco. Existe também a opção em comprimidos e cápsulas.
Apesar de ser fitoterápico e natural, não use por longos períodos, para que o corpo não se torne dependente dele para evacuar.

Contra-indicações da Cáscara Sagrada

Não deve ser utilizado por crianças, mulheres grávidas ou que estão amamentando e pessoas com diverticulite, colite ulcerativa grave, hemorróidas, insuficiência cardíaca congestiva, doença cardíaca grave, anemia, apendicite, doenças do fígado, hérnia abdominal ou renal, cirurgia abdominal recente ou cirurgia de cólon recente.

Recomendações importantes:

Nunca use a casca fresca de Cáscara Sagrada. Certifique-se antes de comprar se a casca é de pelo menos um ano antes de usá-lo. A casca recém colhida é muito forte e não deve ser utilizado pois pode causar vômitos e diarréia.
Uma vez que foi envelhecido por um ano ele pode ser usado como um laxante suave. Antes de utilizar a Cáscara Sagrada ou qualquer outra erva, fale com seu médico para ter certeza que é seguro para você.

Compartilhe este artigo:Share on Facebook3Share on Google+0Email this to someoneTweet about this on Twitter

Quer receber dicas gratuitas de saúde e para emagrecer diretamente no seu email? Basta se inscrever abaixo!

2 Comentários

    • Silvia

      Oi Ana Clara!
      Crianças não devem tomar cáscara sagrada. Na verdade, na sua idade não deve tomar nenhum remédio sem antes conversar com o médico ok. Se o seu objetivo é emagrecer, faça atividade física e uma dieta balanceada com todos os nutrientes que o seu corpo necessita. Você está em fase de crescimento, por isso é essencial ter uma alimentação saudável.
      Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *