Chá de carqueja, aliado para emagrecer

chá de cavalinha

Benefícios da carqueja para a saúde e para emagrecer

A Carqueja (Baccharis Trimera) é uma planta perene nativa da América do Sul, muito conhecida por suas propriedades medicinais. Foi muito utilizada pelos índios da Amazônia para aumentarem a resistência, a virilidade e a fertilidade. Do ponto de vista terapêutico, a Carqueja tem sido utilizada com eficácia para uma grande variedade de doenças relacionadas com o sistema digestivo e hepático.

Mas os benefícios da carqueja não param por aí. Ela tem propriedades emagrecedoras e hipoglicêmicas, que beneficiam quem quer perder peso ou quem tem diabetes, pois controla os níveis de açúcar no sangue. Também é um poderoso diurético, que previne retenção de líquidos e ajuda no bom funcionamento dos rins.

• Chá de carqueja emagrece
Devido às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias a carqueja ajuda a queimar a gordura localizada e celulite. Também atua como supressor de apetite e ajuda a reduzir os desejos por doces e carboidratos. Seu consumo regular também reduz as taxas de colesterol ruim e triglicerídeos no sangue.

Não há dúvidas de que o chá de carqueja pode ser um grande aliado para emagrecer, especialmente se for associada à uma dieta saudável e de baixas calorias e a uma rotina de exercícios físicos e também um ótimo aliado para a saúde, já que ajuda a combater diversos males.

• Bom para o sistema hepático

O Chá de Carqueja é rico em flavonoides que protegem o fígado contra toxinas, impedindo sua absorção. Um desses flavonoides é a silimarina, que oferece 100% de proteção contra as toxinas hepáticas. A clorofila presente na carqueja, embora não seja um flavonóide, também oferece proteção significativa contra o agente cancerígeno mais potente do fígado, a aflatoxina.

O chá também previne cálculos da vesícula biliar, cirrose e outras doenças associadas ao fígado, além de protegê-lo contra a ação nociva do álcool. É um poderoso purificador do sangue, na qual elimina as toxinas, excretando-as através da urina.

• Bom para o sistema digestivo
O chá de carqueja também ajuda a fortalecer o sistema digestivo, na qual também previne e trata diversos males como má digestão, prisão de ventre, azia, diarreia e até doença mais graves como gastrite e úlceras. Outro grande benefício é que ele age como um tônico, eliminando parasitas intestinais.

• Anti inflamatório poderoso
O chá de carqueja era frequentemente usado pelos índios para reduzir febre, dor e aliviar diversos tipos de inflamações devido ao seu composto anti-inflamatório composto pelas prostaglandinas, que por sua vez também oferece um efeito calmante nos casos de irritação do sistema digestivo.

O chá também é usado há centenas de anos para tratar anemias, fraquezas, mal estar, pois ajuda a fortalecer os sistema imunológico. Também tem propriedades anti-sépticas e antiespasmódicos, fazendo com que a infusão do chá também seja muito eficaz no uso externo, sobre feridas e úlceras, ajudando na cicatrização mais rápida.

• Promove uma pele saudável
Seus antioxidantes também proporcionam benefícios à pele, melhorando sua aparência e combatendo problemas como acne, manchas de sol, dermatite, pele seca e sem brilho, erupções cutâneas, etc, fazendo com que a pele recupere o viço.

• Combate a hipertensão
Recentemente, outro benefício do chá de carqueja foi descoberto: Ele ajuda a reduzir o fluxo de cálcio nos músculos lisos, que cercam as artérias do corpo, fazendo com que esses músculos fiquem mais relaxados. Com isso, o sistema circulatório funciona de forma mais adequada, reduzindo a pressão arterial e melhorando a circulação.

• Propriedades afrodisíacas
O chá de carqueja também é conhecido por aumentar a libido e o apetite sexual de homens e mulheres. Foi inclusive muito usado pelos índios como estimulante sexual e também para aumentar a resistência e a energia física. Pode ser um aliado no tratamento de infertilidade feminina e impotência sexual masculina.

Onde encontrar o chá de carqueja

A carqueja, por ser uma planta nativa do Brasil é facilmente encontrada em lojas de produtos a granel e supermercados em forma de folhas secas, sachês individuais ou instantaneo. Para quem não curte o sabor do chá por ser um pouco amargo, ainda tem a opção em cápsulas que também possuem os mesmos benefícios.

Chá de carqueja Multiervas
Chá de carqueja Multiervas
Chá de Carqueja Amarga 50g - Cia da Mata
Chá de Carqueja amarga
cha carqueja instataneo
Chá de carqueja instatâneo
Chá de carqueja sachês Chá mais
Chá de carqueja Sachês
Chá Verde e Carqueja - 50 cápsulas 450mg - Supra Vita
Chá Verde + Carqueja
Chá Leão Carqueja
Chá Leão Carqueja Saquinhos

Receita do chá de carqueja

Quando à quantidade diária para se obter todos os seus benefícios, inclusive emagrecer, tome 2 a 3 vezes por dia, 20 minutos antes das refeições principais. A preparação também é super fácil, dá só uma olhada:

Ingredientes:
• 2 colheres de sopa de carqueja picada
• 500 ml de água

Modo de fazer: Deixe ferver por cerca de 10 minutos. Desligue o fogo e abafe por pelo menos cinco minutos. Adicione limão se preferir e para adoçar não use açúcar, utilize adoçante ou mel. Pode ser tomado quente ou frio.

Contra-indicações

Embora seja uma erva natural, evite tomar o chá além de 3 vezes por dia. Gestantes, lactantes, pessoas com pressão muito baixa e outras enfermidades, devem consultar um médico antes de iniciar o consumo do chá de carqueja.

Outros chás que também ajudam a emagrecer:
Chá branco
Chá de gengibre, mel e limão
Chá vermelho
Chá verde
Chá de Oliveira
Chá de amora

Chá de Hibisco

Compartilhe este artigo:Share on Facebook
Facebook
45Share on Google+
Google+
0Email this to someone
email
Tweet about this on Twitter
Twitter

Quer receber dicas gratuitas de saúde e para emagrecer diretamente no seu email? Basta se inscrever abaixo!

3 Comentários

  1. Pingback: Chás que ajudam a emagrecer e fazem bem para a saúde | Emagrecer Urgente

  2. Pingback: Dieta Milagrosa dos 5 Dias | Emagrecer Urgente

  3. Pingback: Dieta que ajuda a dar um fim à celulite | Emagrecer Urgente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *