Chá de cavalinha para emagrecer

chá de cavalinha

Benefícios do chá de cavalinha para emagrecer

O chá de cavalinha é feito com a planta Equisetum arvensis, uma erva medicinal usada desde a antiguidade pelos povos gregos e romanos para tratar diversos males, devido aos seus grandes benefícios para a saúde. Semelhante a planta de alfafa, a cavalinha é capaz de absorver minerais exclusivos da terra como sílica, uma característica que não é encontrada em muitas outras plantas

A cavalinha é rica em minerais como manganês, ferro, cálcio, flavonoides, potássio, saponinas, taninos, alcalóides, ácidos graxos, fitosteróis, glicosídeos, ácidos fenólicos, ácido aconítico, ácido silícico e alumínio. É muito usada para estancar hemorragias e aliviar condições reumáticas, como a artrite e reumatismo.

Além disso, o chá de cavalinha é um poderoso diurético, que ajuda a eliminar os líquidos, que em excesso, favorecem a retenção de líquidos que causam inchaço em várias partes do corpo, especialmente na barriga. Também combate a celulite, estrias e acelera a produção do colágeno no organismo, potencializando seus efeitos e com isso, ajuda a promover a elasticidade da pele, prevenindo a flacidez.

Chá de cavalinha produtos
Segundo alguns especialistas,o cálcio e as concentrações de silício encontrados na cavalinha são componentes das cartilagens, articulações, tecidos conjuntivos e ossos. Com isso, o chá ajuda a combater doenças como artrite, osteoporose e outras condições relacionadas. Também ajuda a fortalecer as unhas e mantém os ossos, cartilagens, tendões e ligamentos saudáveis.

Veja outros benefícios da cavalinha:

Poderoso antioxidante: É considerada uma das ervas mais fortes que existe em relação à remover as toxinas do corpo.
Poderoso diurético: Essa sua característica lhe atribui várias vantagens como no tratamento de doenças renais tais como a eliminação do excesso de ácido úrico, pedras nos rins, próstata, gota e artrite, além de auxiliar pessoas que estão com excesso de peso. Também é benéfico para quem tem hipertensão.
Poderoso agente digestivo: Devido a seus componentes químicos, o chá de cavalinha ajudam na digestão, fazendo com que a comida fique menos tempo no estômago e portanto, metabolizando melhor os alimentos. Também ajuda a prevenir prisão de ventre, azia, acidez no estômago e indigestão.
Poderoso anti-inflamatório, adstringente e revitalizante: Ajuda no tratamento de feridas, reduz sangramentos e combate vários tipos de inflamações ou infecções leves do trato geniturinário. Também age nos brônquios, limpando secreções dos pulmões e do sangue, ajudando a tratar problemas respiratórios.

Contraindicações do chá de cavalinha

Crianças, lactantes e gestantes devem evitar o consumo do chá de cavalinha. Pessoas com pressão baixa, problemas renais ou qualquer outro problema de saúde é recomendável consultar um médico antes de iniciar o consumo do chá de cavalinha. Também deve-se evitar o excesso, pois pode causar irritação intestinal.

Como preparar o chá de cavalinha?

A receita do chá é super simples: Basta levar meio litro de água ao fogo e assim que começar a ferver, deligue o fogo e despeje 2 colheres da erva cavalinha seca. Em seguida, tampe e deixe em infusão por cerca de 10 a 15 minutos. Assim que esfriar um pouco, já pode tomar, mas se preferir, pode consumi-lo gelado.

O ideal é preparar o chá e tomar no dia, sem guardá-lo para o dia seguinte, dessa forma, o chá não percará suas propriedades. O gosto pode não agradar alguns paladares, portanto se quiser melhorar o sabor, você pode acrescentar um pedaço de casca de abacaxi durante a fervura. Beba durante o dia, entre as refeições, de preferência, sem açúcar ou então com mel ou adoçante.

Você pode tomar esta infusão três vezes ao longo do dia. Evite tomar mais do que isso, pois como dizem, tudo em exagero faz mal e o chá de cavalinha em excesso pode causar irritação intestinal. Para quem se interessou em experimentar o chá de cavalinha, existem algumas opções à venda em mercearias e produtos naturais.


Chá de cavalinha em pó

Folhas secas de
cavalinha para infusão

Chá de cavalinha em saquinhos

Outros chás que ajudam a emagrecer:

Chá branco
Chá de gengibre, mel e limão
Chá vermelho
Chá verde
Chá de Oliveira
Chá de amora
Chá de Hibisco
Chá de Carqueja

Compartilhe este artigo:Share on Facebook190Share on Google+0Email this to someoneTweet about this on Twitter

Quer receber dicas gratuitas de saúde e para emagrecer diretamente no seu email? Basta se inscrever abaixo!

2 Comentários

  1. Pingback: Chás que ajudam a emagrecer e fazem bem para a saúde | Emagrecer Urgente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *