Chá de oliveira – Benefícios e receita


Benefícios do chá de oliveira para a saúde e para emagrecer
A Oliveira, além de nos dar seu maravilhoso fruto, as azeitonas, de onde também é extraído o azeite de oliva, também nos presenteia com suas folhas, com o qual podemos fazer um poderoso chá, rico em antioxidantes, vitaminas e minerais.

A folha de oliveira é rica em vitaminas como B1, B2, B3, B6, vitamina A, vitamina E, tocoferóis, luteína e zeaxantina. Possui uma grande quantidade de minerais como potássio, magnésio, manganês, fósforo, selênio, cobre e zinco. Seu poder antioxidante é 300 vezes superior ao chá verde.

Não é à toa que a oliveira é conhecida como “Árvore da Vida”. Além dos seus inúmeros benefícios para a saúde, suas propriedades medicinais podem curar até algumas doenças crônicas e problemas estomacais.

Veja mais alguns dos seus principais benefícios:

Poderoso anti-inflamatório
Extrato de folha de oliveira, tem benefícios anti-inflamatórios, que previnem a gastrite, acidez no estômago e outros problemas estomacais.

Fortalece o sistema imunológico
O chá de folhas de oliveira, aumenta a imunidade do organismo. Ela garante boa saúde, reforçando o  sistema imunológico, prevenindo assim, doenças, infecções bacterianas ou virais .

Circulação sanguínea e pressão arterial
Além disso o chá é muito benéfico para a circulação sanguínea, ajudando no equilíbrio da pressão arterial, mantendo as artérias saudáveis e o ritmo cardíaco normal, protegendo-os contra os radicais livres e doenças cardiovasculares.

Protege a flora intestinal
Tomar o chá de oliveira regularmente ajuda no controle de patógenos. Os poderosos antioxidantes do chá ajudam a proteger o organismo contra a invasão de uma grande variedade de vírus, bactérias, fungos e parasitas sem prejudicar as bactérias benéficas, protegendo assim vários órgãos do trato urinário e digestivo.

Ajuda a reduzir o peso e o colesterol
Pesquisas comprovaram a eficácia do chá de oliveira para emagrecer, graças aos seus efeitos anti inflamatórios e antioxidantes. Também ajuda a reduzir o colesterol total e ruim (HDL).

Laxante leve e diurético
Por ter um efeito laxante bem leve, o chá de oliveira também ajuda a evitar constipações, ajudando na digestão e seu efeito diurético mantem saudável os órgãos do aparelho urinário, como bexiga e rins. Também ajuda a eliminar cálculos renais.

Combate os radicais livres e a acne

Os povos antigos já usavam o extrato da folha de oliva para o tratamento da acne. A ingestão regular do chá de oliveira, ajuda a limpar a pele, de dentro para fora, graças aos seus poderosos antioxidantes. Como também ajuda a combater os radicais livres, o chá ainda ajuda a prevenir as rugas, mantendo a pele saudável e jovem.

Dá energia e disposição
Tomar chá regularmente, aumenta nossas reservas de energia com a grande vantagem de não conter cafeína e outros tipos de estimulantes.

Propriedades anti sépticas e adstringentes
Compressas de chá de folhas de oliveira aplicados diretamente na pele, também podem ajudar a cicatrizar feridas ou aliviar vermelhidões e queimaduras, assim como no tratamento de furúnculos, hemorroidas e acne.

Como preparar o chá de Oliveira

O preparo é muito simples:
Coloque para ferver um litro de água em uma panela que não seja de alumínio. Quando estiver aparecendo bolhinhas, pouco antes de levantar fervura, acrescente um punhado de fohas secas de oliveira. Deixe ferver mais um pouquinho (por 1 minuto).

Desligue o fogo, tampe e deixe esfriar até que fique morno. Pronto, agora é só beber e usufruir dos seus benefícios. Beba de 5 a 6xícaras ao longo do dia, sem açúcar ou adoçante (Se quiser, opte por um colherinha de café de mel)

Seu gosto é suave e levemente amargo. Se quiser, adicione uma rodelinha de limão, folhas de hortelã ou casca de abacaxi para deixá-la ainda mais saborosa. Pode ainda misturá-lo a outras chás, como hibisco, carqueja entre outros.

Faça o suficiente para ser tomado no dia e não guarde as sobras para o dia seguinte. Quanto mais fresco for o chá que tomar, melhor seus benefícios.

Extrato de folhas de Oliveira

Não é todo mundo que é agraciado com um pé de oliva no quintal ou na redondeza de onde mora. Mas não se preocupe. Em lojas de produtos naturais, você pode encontrar a erva ou o chá em saquinhos instantâneos. Também é possível encontrá-la em cápsulas. Seus benefícios serão os mesmos!


Chá de Oliveira
em cápsulas

chá mais
chá de oliveira
sabor limão

Vitamagry
Chá de Oliveira
30 sachês

Colágeno e
Chá de Oliveira

Contra indicações do chá de oliveira

O consumo do chá não é recomendável para mulheres grávidas ou que estão amamentando. Se tiver problemas de saúde, converse sempre com o seu médico antes de tomar qualquer medicamento, mesmo que seja natural.

Veja também:
Dieta do chá de oliveira – Seque 6 kg em um mês

Bookmark the permalink.

10 Comments

  1. Pingback: Dieta do Chá de Oliveira - Desintoxicar e emagrecer | Emagrecer Urgente

  2. Pingback: Emagrecer com chá de gengibre - Perca 3 Kg por semana | Emagrecer Urgente

    • O Liliane!
      Não sei se foi para mim que perguntou, mas eu já tomei o chá de oliveira,
      assim como muitas pessoas que eu conheço, e todos gostamos muito!
      Mas, é um tipo de aliado para emagrecer, que é preciso tomar diariamente,
      para que se possa ter resultados. Como sabemos, não existe milagres para emagrecer,
      e sim muita dedicação e persistência, além de controlar o que se come e também
      praticar atividade física. Espero que você tenha gostado desse artigo e
      não deixe de voltar sempre aqui para dar uma espiadinha nas novidades!
      Abraços!

  3. Pingback: Chás que ajudam a emagrecer e fazem bem para a saúde | Emagrecer Urgente

  4. por que não pode ferver o chá de oliveira em uma panela de alumínio???

    • Oi Érica!
      Não sei a resposta correta para essa sua pergunta, mas creio que seja porque o alumínio se solta da panela durante a fervura e pode acabar neutralizando os efeitos do chá de oliveira. Abraços!

  5. estou tomando ja uma 2 semana

  6. Vou começar esta semana a tomar o chá de folhas de oliveira, pois pretendo não só ver se consigo emagreçer um pouco, com ajuda de uma alimentação que sempre fiz à base de muita salada, carnes brancas, peixe, e fruta.

    Esse chá tem muitos benefícios como já vi nesta vossa aprtesentação, portanto vai ser muito bom. Beijos e um abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>