Comer pouco pode fazer você engordar

http://www.japaoemfoco.com/fotografias-surreais-de-vaga-lumes-no-japao/

Ficar horas sem comer pode fazer você engordar!

Ao ver celebridades lindas em revistas e TV, muitas pessoas desesperadas em perder peso se sentem atraídas por dietas mágicas que prometem perder peso em pouquíssimo tempo. A maioria dessas dietas são excessivamente restritivas e as pessoas acabam por reduzir o máximo de calorias possíveis da alimentação.

O problema é que esse corte abrupto de calorias pode trazer por consequência um efeito inverso e ao invés de emagrecer, a pessoa pode acabar engordando. Neste artigo, quero mostrar que nem sempre fechar a boca de forma insensata é a melhor solução para quem quer emagrecer de forma saudável e duradoura.

É verdade que para perder peso, devemos gastar mais calorias do que consumimos, porém a restrição excessiva de calorias pode levar nosso corpo ao estado de inanição e ele vai acabar fazendo reservas de energia como forma de sobrevivência.

Ou seja, uma severa restrição calórica não só impedirá que o seu corpo queime as calorias como também contribuirá para que esta energia seja estocada em forma de gordura corporal em certas partes do corpo como barriga, culotes, coxas, etc.

Por que o corpo acumula gordura?

Já se perguntou o que está dentro da corcunda dos camelos? Não é somente água, como a maioria das pessoas acreditam. É de gordura armazenada. Como eles não sabem ao certo quanto tempo demorará para a próxima refeição, o corpo do camelo estoca gordura em sua corcunda como reserva de energia.

A mesma coisa acontece conosco. Quando o corpo percebe que as calorias ingeridas foram reduzidas significativamente, ele passa a estocar reservas de energia, fazendo com que o nosso metabolismo se torne cada vez mais lento a cada dia. Nosso corpo é muito inteligente e ele faz isso como forma de sobrevivência.

Dietas da moda não são a melhor solução

Quando embarcamos em uma dessas dietas da modinha que vemos em revistas de celebridades, estamos privando o nosso corpo não só de calorias como também de nutrientes importantíssimos para que ele funcione de forma adequada.

Acabamos expondo o organismo a um grande deficit nutricional que pode desencadear vários problemas de saúde como fraqueza, anemia, alterações no humor, desequilíbrios hormonais, problemas intestinais e muitos outros.

Quando você ver uma dieta que promete emagrecer muito rápido (mais de 1 kg por semana) desconfie, pois esse tipo de dieta pode trazer um impacto muito negativo ao seu metabolismo. Neste tipo de dieta da moda, a principal perda infelizmente não é de gordura corporal e sim de tecido muscular (massa magra).

Portanto, está aí uma grande desvantagem em seguir esse tipo de dieta. Claro que a redução da ingestão de calorias é benéfica para a perda de peso, mas não devemos exagerar, pois tudo em exagero faz mal. Use seu bom senso para discernir o que realmente é viável ou não para a sua saúde em relação à perda de peso.

O alimento é o combustível do nosso corpo

Privar seu corpo do combustível que ele necessita para funcionar pode trazer consequências irreversíveis para a sua saúde e para o seu metabolismo. Quando fazemos isso, não permitimos que a digestão dos alimentos (termogênese digestiva) ocorra de forma saudável, pois pra isso, nosso corpo necessita de energia.

O que você pode e deve fazer é dar ao seu corpo o combustível de qualidade para que ele cumpra as suas funções. E isso não significa que você deva comer muito, resultando em excesso de calorias ingeridas. Apenas deve comer os alimentos certos com alto valor nutricional, mesmo que seu valor calórico seja baixo.

Bons exemplos desses alimentos, como todos sabem são as verduras, frutas e legumes. Para acelerar o metabolismo, evite fazer jejum prolongado. O ideal é que mantenha um fornecimento constante de combustível saudável ao seu corpo e isso implica em fazer várias e pequenas refeições ao longo do dia.

O café da manhã deve ser a refeição mais importante do dia, pois quebra um jejum de várias horas de sono. Por isso, certifique-se de que ele seja saudável e nutritivo. Lembre-se sempre daquele ditado: Café da manhã de rei, almoço de príncipe e jantar de mendigo. Entre as principais refeições faça pequenos lanches, sem que os intervalos entre eles ultrapasse três horas.

Dietas da moda são muito monótonas

Por que é complicado seguir uma dieta da moda? A resposta é clara e objetiva: São excessivamente monótonas. Como a maioria dessas dietas se caracterizam por restringir muitos alimentos e grupos alimentares, o leque de opções é indiscutivelmente baixo, o que torna a dieta excessivamente enjoativa e sem graça.

Isso acaba resultando em diversas sensações ruins. Acabamos nos sentindo deprimidas, sem energia e um mal humor terrível nos invade. Tudo isso devido à privação a que fomos expostos. É terrível a sensação de reprimir desejos de comer uma coisa a que estamos habituados comer. Além de outros sintomas como:

Fome prolongada
Depressão e irritabilidade
Fadiga e fraqueza
Perda muscular
Prisão de ventre, devido à falta de ingestão de fibra
Metabolismo lento
Comportamentos alimentares disfuncionais
Risco iminente de aumento de peso, assim que volta à dieta normal

Então, qual a melhor solução para emagrecer?

Não corra atrás de soluções mágicas… Seja sensato e busque uma dieta equilibrada baseada na reeducação alimentar, com baixo teor de gordura e açúcares. Inclua em sua alimentação alimentos de qualidades de todos os grupos alimentares. Adote também uma rotina de exercícios físicos e um estilo de vida saudável.

Veja os benefícios que terá:

• Perda de peso gradual, mas constante (Uma redução da ingestão de 500 calorias diárias pode resultar na perda de 0,5 kg a 1 kg por semana)
• Ganho de energia e disposição
• Melhora do humor e estabilidade emocional
• Menor risco de recuperar o peso perdido

Tem ainda alguma dúvida de que a reeducação alimentar é a melhor maneira de conseguir emagrecer de forma saudável e eficaz? Pode ter certeza de que vale muito a pena. Se sentir necessidade de mais esclarecimentos e de um programa alimentar sustentável que dê resultados sustentáveis, procure um nutricionista.

Compartilhe este artigo:Share on Facebook
Facebook
12Share on Google+
Google+
0Email this to someone
email
Tweet about this on Twitter
Twitter

Quer receber dicas gratuitas de saúde e para emagrecer diretamente no seu email? Basta se inscrever abaixo!

2 Comentários

  1. Pingback: Dieta rápida para secar 6 kg antes do Natal | Emagrecer Urgente

  2. Pingback: Dieta Queima Gordura | Emagrecer Urgente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *