Como fortalecer seu corpo contra doenças no inverno


Como fortalecer seu corpo contra doenças no inverno
O inverno chegou. E o nosso corpo fica mais sucetível à inumeras doenças. O importante agora é turbinar nosso sistema imunológico para que essas doenças nem cheguem perto de nós. Veja nossas dicas:

Gripes, resfriados e bronquite ocorrem mais freqüentemente no inverno. Os sintomas incluem letargia, fadiga e dores de cabeça. Como nosso corpo fica mais frio, nossa necessidade de energia aumenta.

No entanto, precisamos obter energia dos alimentos corretos. Ter um forte sistema imunológico é muito importante durante o inverno. Uma vez que a resistência do organismo diminui, ficamos mais propensos às doenças e infecções.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a ingestão de vitaminas A, C e E, que são antioxidantes, e minerais, incluindo o selênio, zinco e magnésio, assim como ômega 3 e omega 9, que são ácidos graxos.

É preciso manter uma dieta saudável, incluindo leite, carne, legumes, frutas e carboidratos. Uma das nossas prioridades deve ser sempre frutas frescas e vegetais. Aproveite o frio e abuse dos chás quentes, como chá verde, hibisco, framboesa, amora e chás de frutas.

Veja as principais vitaminas e alimentos que seu corpo precisa para mandar gripes e resfriados pra bem longe nesse inverno:

Vitamina C
Vitamina C é um poderoso antioxidante e ainda fortalece o nosso sistema imunológico. Alimentos, tais como pimentão verde, salsa, agrião, rúcula, couve-flor, espinafre, laranja, limão e tangerina são ricas em vitamina C.

Sempre prefira frutas e legumes frescos ao invés de congelados, pois a vitamina C perde seu valor nutricional. Uma boa dica é usar suco de limão como tempero nas suas saladas.

Vitamina E
Vitamina E é um antioxidante. As fontes mais ricas são as sementes oleaginosas como nozes, castanhas e amêndoas, óleos, vegetais com folhas verdes, legumes secos e tahini (sementes de gergelim).

Ômega 3
Ômega 3, encontrado em peixes, óleo de peixe, nozes e castanhas, é um forte antioxidante e fortalece o sistema imunológico. Omega 9, encontrado no óleo de oliva e óleo de noz, também é bom para o sistema imunológico.

Zinco
Zinco é um importante mineral que aumenta a resistência do seu corpo às doenças no inverno. Baixos níveis de zinco no organismo causam uma série de problemas na saúde. Consumir a quantidade recomendada de zinco ajuda o desenvolvimento físico, neurológico e psicológico e diminui a probabilidade de infecções e doenças.

Alimentos ricos em zinco:

Frutas: Banana, abacate, abacaxi, ameixa, laranja, limão, pêra, pêssego, maçã, manga, melão, morango, uva, figo e framboesa.

Frutas secas: Ameixa seca, amêndoas, amendoins, castanha de caju, castanha do pará, nozes,
tâmaras e uvas passas.

Legumes: Feijões, abóbora, acelga, alface, agrião, cebola, cenoura, cogumelo, couve, couve-flor, rabanete, repolho, ervilha, espargo, batata, beterraba, brócolis, pepino, pimentão, nabo, tomate e espinafre.

Cereais: Arroz, arroz integral, aveia, centeio, farinha, flocos de milho, farinha de trigo, farinha integral, pão de centeio e integral, grão-de-bico, lentilhas e soja.

Frutos do mar: Mexilhões, camarão, caranguejo, ostras e lula.

Outros alimentos que contém zinco: Carnes, chá verde, chocolate, fígado, leite e seus derivados.

Vitamina A
Vitamina A é um grande aliado para o sistema imunológico e um poderoso antioxidante e pode ser encontrada nos ovos, leite, peixe, espinafre, laranja, cenoura e pimentão verde e em diversos outros vegetais, bem como em frutas de cor laranja e de cor verde.

Prebióticos
Prebióticos são alimentos não digeríveis que estimulam o crescimento e /ou atividade de bactérias no trato digestivo. Prebióticos são encontrados no iorgute, kefir, leite materno e alimentos fibrosos, como alcachofra, aipo, aspargos e banana.

O kefir contém vitamina K, B1, ácido pantotênico, niacina, ácido fólico, vitamina B-12 e biotina. Biotina também aumenta a absorção de outras vitaminas do complexo B. O kefir também combate céluas cancerígenas.

Mel:
80% do mel é composto de frutose e glicose de açúcar, enquanto 17,2% é composto de água. O mel é um ótimo medicamento natural contra infecções e doenças, incluindo resfriados e doenças da boca, garganta e brônquios. O mel também possui propriedades cicatrizantes.

Alho:
O alho é composto de água, frutose contendo hidratos de carbono, componentes de enxofre, proteínas, fibras e aminoácidos livres no alho. O alho também é rico em saponinas, fósforo, potássio e enxofre, selênio, vitamina A e vitamina C, bem como um pouco de cálcio, magnésio, sódio, ferro, manganês e vitaminas do complexo B.

Alho cru é um potencial antioxidante e anti-cancerígeno, mas fique de olho na quantidade; o consumo excessivo de alho pode causar efeitos tóxicos sobre o coração, fígado e rim.

Salsa crua:
Salsa crua é uma fonte de pró-vitamina A. Ele tem um efeito sobre visão, o sistema de vasos capilares, a glândula adrenal e as funções da glândula tireóide. Suas folhas são ricas em vitaminas A, C e K, potássio, ferro, enxofre, cálcio e magnésio. Uma pitada de salsa satisfaz a maioria das suas necessidades diárias de vitamina C.

Veja também:
● Dieta Antigripe – Acelere o metabolismo e turbine seu sistema imunológico
● Dicas para acelerar o metabolismo e não engordar no inverno

Compartilhe este artigo:Share on Facebook
Facebook
0Share on Google+
Google+
0Email this to someone
email
Tweet about this on Twitter
Twitter

Quer receber dicas gratuitas de saúde e para emagrecer diretamente no seu email? Basta se inscrever abaixo!

3 Comentários

  1. Pingback: Dieta Antigripe - Acelere o metabolismo e turbine seu sistema imunológico | Dieta Saúde e Beleza

  2. Pingback: Emagrecer com água morna em jejum - Perca 2 kg por semana | Dieta Saúde e Beleza

  3. Pingback: Dicas para acelerar o metabolismo e não engordar no inverno | Dieta Saúde e Beleza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *