Como higienizar corretamente os alimentos


Como lavar corretamente os vegetais e frutas
Muitas pessoas pensam que somente lavando verduras, legumes e frutas em água corrente é o suficiente para higienizá-los. Infelizmente essa é só a primeira etapa da higienização dos alimentos. Sem as demais etapas, consumir verduras e frutas pode ser perigoso para sua saúde e para a saúde da sua família, devido à quantidade de agrotóxicos, pesticidas e fertilizantes químicos que contem esses alimentos.

Infelizmente, somente a água corrente não elimina essas substâncias tão nocivas ao nosso organismo e se forem consumidas diariamente sem a higienização correta, pode trazer sérios riscos para a saúde a longo prazo. A dica serve para todos os tipos de verduras, legumes e frutas, mesmo para os que forem ser consumidos com a casca ou que vão ser cozidos. Até mesmo frutas e vegetais orgânicos devem ser higienizados corretamente.

Por esses fatores podemos chegar a uma conclusão simples porém de muita importância: Todos os alimentos de origem vegetal devem ser lavados cuidadosamente e isso inclui até frutas como melão, abacate, cebolas e todas as outras frutas e legumes que você consumir. Além disso é importante higienizar facas ou qualquer utensilio da cozinha, para evitar contaminação por bactérias ou qualquer outra substâncias prejudicial.

Muitas pessoas acham que é dispendioso se dedicar a uma lavagem mais complexa, mas acredite, esse tempo não é perdido, pois trata-se de cuidar da sua saúde e nenhum tempo perdido com ela é jogado fora. Portanto, que tal aprender como higienizar frutas e verduras de forma adequada? São apenas 3 etapas e ao segui-las corretamente você estar livrando seu corpo de diversos riscos para a saúde.

Etapas para a higienização dos vegetais

1° Etapa (sujeiras visíveis):
• Antes de qualquer coisa, lave suas mãos com água morna e sabão antes de começar.
• Se forem verduras de folhas, lave uma a uma em água corrente, para tirar as sujeiras visíveis. Devemos dar também bastante atenção aos vegetais com talos, que também acumulam muita sujeira. Se possível use uma escovinha para limpar bem os locais onde não foi possível retirar somente com água corrente
• Se forem vegetais, legumes e frutas com casca, lave com bucha e sabão neutro.

2° Etapa (Para livrar os alimentos dos agrotóxicos)
• Depois de bem lavados, coloque os alimentos de molho em uma bacia com água e acrescente uma colher de sopa rasa de bicarbonato de sódio para cada 1 litro de água. (o bicarbonato de sódio é facilmente encontrado em farmácias)
• Deixe de molho por cerca de 30 minutos se forem verduras de folhas. Se forem frutas e legumes, recomenda-se deixar de molho por cerca de 1 hora a 1 e 30 minutos.

3° Etapa (Para eliminar bactérias e outros resíduos)
• Depois de ter ficado o tempo suficiente de molho no bicarbonato, é a vez de deixar de molho em água filtrada com a água sanitária (cloro), mas nada de usar a água sanitária comum, como as que usamos na lavagem de roupas ou limpeza da casa. Existem marcas de cloro, exclusivas para a lavagem de alimentos como o Hidrosan, em sachês com comprimido efervescente e o Biocloro que é solução líquida.

Porém existem muitas outras marcas atualmente e podem ser encontrados em supermercados e farmácias. Lembrando que o cloro também é útil para desinfetar e higienizar facas, talheres, tábuas de corte e utensílios gerais de cozinha. Use também 1 colher de sopa ou 1 comprimido efervescente para cada litro de água

• A quantidade de cloro para as verduras, frutas e legumes, vai depender da quantidade de água, mas em geral recomenda-se 1 colher de sopa de cloro para 1 litro de água ou 1 sachê efervescente para 1 litro de água. (ver as instruções no rótulo do produto, pois pode variar de marca para marca).

• Muitas pessoas substituem o cloro por vinagre e ainda não há um consenso entre os especialistas. Uns afirmam que a substituição é válida enquanto outros dizem que o vinagre não é eficaz para acabar com todas as sujeiras, bactérias e substâncias químicas contidas nos vegetais. Por este motivo é melhor usar o cloro culinário que tem a unanimidade de ser um ótimo agente de limpeza nos alimentos.

Dicas e observações

Pode parecer tedioso e exaustivo no início, mas depois de um tempo, acabamos tornando essa tarefa em um hábito saudável pois sabemos que esse tempo extra na lavagem é o melhor caminho para proteger nosso corpo de doenças prejudiciais que são causadas pela ingestão de frutas e vegetais mal lavados.

Lembre-se também de fazer boas escolhas quando for às compras de verduras, frutas e legumes. Prefira sempre os mais frescos e bonitos. Não compre se perceber que o alimento está machucado, extremamente maduro ou com mofo.

E não se engane com os alimentos que estiverem embalados e aparentemente limpos. Esses também requerem o mesmo cuidado na lavagem para garantir à você e sua família uma alimentação saudáveis e sem riscos para a saúde.

Vídeos sobre como higienizar frutas e verduras

Conte para seus Amigos...Share on FacebookShare on Google+Email this to someoneTweet about this on Twitter
Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>