Cuidados para quem sofre de pressão baixa.

pressão baixa

Muito se engana as pessoas que acham que somente quem sofre de pressão alta tem sérios riscos de saúde.
A pressão baixa pode ou não ser uma doença. No caso de doenças mais graves, a queda da pressão é uma manifestação de enfermidades que, geralmente, estão associadas a outros sintomas e representam um quadro clínico. No entanto, apenas o médico poderá dizer se aquilo se trata mesmo de uma doença.

A pressão arterial de uma pessoa muda durante o dia. Enquanto a pessoa está dormindo, a pressão cai, subindo quando ela acorda. A pressão também pode subir quando a pessoa está excitada, nervosa ou muito ativa.

Como o corpo é muito sensível a estas mudanças, algumas células podem não fazer o trabalho rápido o suficiente, fazendo com que o corpo não consiga trazer a pressão de volta ao normal, em casos de baixa pressão.

Razões de Queda de Pressão
As principais razões para a queda de pressão são: hipotensão postural, que acontece quando as pessoas, quando mudam rapidamente de posição, sentem tonturas ou a visão embaralhada; pessoas desidratadas; e também com pessoas que permaneceram muito tempo na cama.

A hipotensão, como também é chamada a pressão baixa, torna-se uma preocupação médica, a partir do momento que causa sinais e sintomas, como a tontura permanente, desmaio ou, em casos mais extremos, choque (quando a pressão do sangue é insuficiente para manter a irrigação dos tecidos, causando até mesmo traumatismos e hemorragias).

Cuidado com os mitos e lendas sobre a pressão baixa

Muitas vezes, aquele mal estar, tonturas,cabeça girando nem sempre são sintomas de pressão baixa.
Na verdade, oque acontece na maioria das vezes é que é apenas um esforço do corpo para se adaptar a uma nova condição ambiental. Outra situação que pode desencadear a sensação de uma breve queda de pressão é quando a posição do corpo é mudada repentinamente.

É que esse movimento altera subitamente a circulação do sangue. “Quando se está deitado e se levanta muito rápido, por exemplo, o corpo reduz a quantidade de sangue enviada ao coração e ao cérebro. Então o organismo tenta equilibrar esse fluxo de sangue contraindo e dilatando os vasos”.

A prática intensa de exercício físico e a produção excessiva de suor também fazem com que a quantidade de sangue diminua, provocada pela desidratação, e cause o mal-estar. Mas em tal situação, o problema pode ser controlado com a simples ingestão de água.
É lenda também achar que regiões quentes ,como praias por exemplo, faça com que a pressão das pessoas caiam.

Ah, Um último e importante aviso: indivíduos que têm episódios constantes de pressão baixa não estão imunes de sofrer de hipertensão (pressão alta) no futuro. Portanto, cuidado com a história de recorrer ao sal para ajudar a elevar a pressão.

Compartilhe este artigo:Share on Facebook
Facebook
6Share on Google+
Google+
0Email this to someone
email
Tweet about this on Twitter
Twitter

Quer receber dicas gratuitas de saúde e para emagrecer diretamente no seu email? Basta se inscrever abaixo!

1 Comentário

  1. roselaine ferreira de andrade

    conteúdos de dietas e exercicios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *