Dê um UPGRADE no seu Metabolismo

aumentar o metabolismo

Dê um UPGRADE no seu Metabolismo

Seu metabolismo anda na marcha lenta? Acredita que este é o principal motivo por não ficar em forma? Bem, estamos cansados de ouvir que para obtermos êxito no emagrecimento e boa forma temos que aderir a dobradinha: Dieta e Atividade Física. Isso é de fato correto, mas existem algumas dicas que podem ajudar e muito.

Uma série de fatores podem deixar nosso metabolismo lento e antes de qualquer coisa precisamos descobrir a causa da lentidão do nosso metabolismo. Somente desta forma conseguiremos começar a reverter este processo à nosso favor.

A chave para o seu metabolismo

O metabolismo é um processo bioquímico que determina a rapidez com que converte calorias em energia. Quando você pratica exercícios, você  gasta energia e queima gordura corporal, até mesmo quando está de repouso. Essa taxa na qual queimamos gordura em repouso é conhecida como taxa metabólica basal (TMB).

Como toda moeda tem dois lados, é interessante sabermos não só o que acelera, como também o que retarda o metabolismo. Sem perceber, você pode estar fazendo coisas que estejam entorpecendo seu metabolismo e contribuindo para que seu corpo armazene gordura em excesso. Observe se você se encaixa nas situações abaixo:

Come mal: Refrigerantes, bolos, alimentos gordurosos e processados são alimentos frequentes na sua alimentação? Esses alimentos tendem a retardar a digestão e o metabolismo e por consequência dificulta a perda de peso.

Não dorme o suficiente: Não tem uma boa qualidade de sono e sente-se esgotada durante o dia? Pode ser uma causa para a lentidão do metabolismo. Um corpo bem descansado é bem mais eficiente em relação à queima de gordura.

Sofre de estresse: Tem se sentido estressada? Pois saiba que o estresse provoca altos níveis de um hormônio chamado cortisol, que contribui para o acúmulo de gordura abdominal. Relaxe e se livre-se daqueles quilinhos a mais! …

Faz dieta restritivas: Costuma fazer dietas malucas? Acredite ou não, uma dieta muito rigorosa pode tornar o seu metabolismo lento. Evite as dietas da moda com grandes restrições calóricas. Como forma de sobrevivência, o organismo passa a fazer reservas de energia (gordura), especialmente na região abdominal.

Um corpo tóxico: O acúmulo de toxinas no corpo dificulta o seu metabolismo, pois o organismo tem que trabalhar mais para eliminar essas toxinas ao invés de calorias. O indicado é fazer uma dieta detox de vez em quando (pelo menos 1 vez por mês) para limpar o fígado e assim impulsionar o seu metabolismo naturalmente.

Com a Dieta Detox, você dá um UPGRADE no metabolismo e deixa o organismo desintoxicado e preparado para iniciar qualquer dieta. Veja algumas sugestões de dieta detox: Dieta Detox da Primavera e Dieta Desintoxicante de 3 dias.

Metabolismo Lento X Idade

aumentar o metabolismo

Existem alguns fatores que afetam o nosso metabolismo e que fogem do nosso controle. Uma delas é a idade. À medida que envelhecemos, nosso metabolismo fica naturalmente mais lento, assim como a genética familiar e problemas na tireoide. Mas mesmo assim, ainda é possível melhorar o metabolismo e a melhor tática é o exercício. Veja algumas dicas para incorporar atividade física no seu dia a dia:

# 1. Crie uma rotina de exercícios: Não importa se você pratica ciclismo, nada, caminha ou corre. O importante é se mover. Crie uma programação de exercícios, fazendo pequenas alterações ao longo do tempo para que seu corpo não se acostume com a rotina e assim tenha o metabolismo sempre acionado.

Você pode começar com apenas dez minutos por dia, 6 dias da semana. Conforme for se acostumando, aumente o tempo gradualmente para 12, 15 a 20 minutos por dia. Dizer que não tem tempo para fazer atividade física é uma desculpa esfarrapada que não convence ninguém. Portanto, mãos (e o corpo) à obra!

# 2. Faça musculação!: Quanto mais músculos, mais queima calórica, mesmo em repouso. Uma mulher com idade por volta dos 30 anos, que faz musculação 30 a 40 minutos, duas vezes por semana, em quatro meses vai conseguir fazer com que seu metabolismo queime 100 calorias a mais por dia. Ou seja, o corpo passará a queimar gordura mesmo quando estiver dormindo ou sentada no sofá assistindo TV.

# 3. Faça intervalos: Adote treinos intervalados. Se pratica corrida por 10 minutos, experimente intervalar as velocidades. Corra moderadamente por 1 minuto e depois aumente a potência da corrida por 30 segundos. Mais um minuto correndo moderadamente e mais 30 segundos à todo vapor, etc.

Essa estratégia frará seu corpo queimar mais calorias e gordura, pois obriga seu corpo a consumir mais oxigênio e faz as mitocôndrias (potências celulares) queimarem mais energia ao longo do dia. Desta forma, você consegue resultados em menos tempo do que teria em uma atividade física não intervalada.

# 4. Saia da zona de conforto!: Pra escapar do sedentarismo, qualquer coisa é válido: Levante-se de sua mesa de trabalho e caminhe ao redor do escritório, suba e desça escadas ao invés de só optar pelo elevador, estacione estacione mais longe quando for à padaria, brinque mais com os filhos ou com o cachorro. Pode não parecer, mas essas pequenas atividades colaboram com o metabolismo.

Alimentos que aceleram o metabolismo

Alguns truques na alimentação e a ingestão de alguns alimentos podem ajudar a tirar o metabolismo da marcha ré. Em primeiro lugar é importante dizer que fazer jejuns prolongados só vai retardar ainda mais o metabolismo. O ideal é comer várias pequenas porções ao longo do dia e não dispensar o café da manhã.

Mas por que o café da manhã é tão importante? Por que você está em jejum por muitas horas e romper esse jejum com o café da manhã é importante para impulsionar o metabolismo. Já se ficar sem comer, ele desacelerá como forma de manter a energia em alta. Outros fatores importantes que tem impacto na sua taxa metabólica é o que come e quantas vezes come ao longo do dia.

Veja de que maneira você pode impulsionar seu metabolismo através de hábitos alimentares:

# 1. Café da manhã: Comece o seu dia com um café da manhã saudável onde frutas e grãos integrais estejam incluídos.

# 2. Coma muitas vezes: Essa estratégia ajuda a aumentar o metabolismo durante todo o dia. Além disso, pequenas porções não sobrecarregam o sistema digestivo, ajudando-o a ser mais eficiente. Mas lembre-se, que as porções devem ser menores, caso contrário irá elevar a quantidade de calorias ingerida.

# 3. Coma alimentos picantes: Esses tipos de alimentos como pimenta, gengibre, açafrão são termogênicos e ajudam a queimar calorias e gordura localizada!

# 4. Faça lanches saudáveis: especialmente lanches com poucas calorias, que contenham proteína magra como nozes, amêndoas e castanhas. A proteína desses alimentos obriga o corpo a gastar mais calorias para digeri-los.

# 5. Mastigue bem o alimento: No mínimo 25 vezes antes de engolir. Essa tática ajuda o metabolismo, facilita a digestão e ainda ajuda a comer menos, pois o cérebro entende mais rápido que o corpo está saciado.

# 6.Beba água o dia todo: Segundo pesquisas, a água ajuda a acelerar o metabolismo, além de ajudar a eliminar as toxinas. Em um estudo feito na Universidade de Utah, os participantes que beberam 8 a 12 copos de água por dia queimaram mais calorias em repouso do que aqueles que beberam quatro.

# 7. Inclua alimentos que aceleram o metabolismo: Alguns alimentos são termogênicos ou possuem calorias negativas. Segue alguns exemplos:

Alimentos que dão um UPGRADE no metabolismo

Maçã
Aipo
Alho
limão
Mangas
Cebolas
Mamão Papaya
Repolho
Chá verde
Abacate
Cenoura
Frutas Vermelhas
Laranja
Espinafre
Nabo
Brócolis
Tomate
Abobrinha
Leite de amêndoa
Leite de avelã
Aspargos
Pepino
Abacaxi
Toranja
Couve-flor
Nozes e sementes
Folhas verdes
Compartilhe este artigo:Share on Facebook22Share on Google+0Email this to someoneTweet about this on Twitter

Quer receber dicas gratuitas de saúde e para emagrecer diretamente no seu email? Basta se inscrever abaixo!

2 Comentários

  1. Pingback: É possível emagrecer comendo doces? | Emagrecer Urgente

  2. Pingback: Dieta do Chá de Limão para acelerar o metabolismo | Emagrecer Urgente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *