Dicas eficazes para abandonar o cigarro

Dicas para parar de fumar

Dicas eficazes para deixar de fumar

Hoje é 29 de Agosto, Dia Nacional de Combate ao Fumo, então nada mais oportuno do que falar sobre os malefícios do cigarro para a nossa saúde. Milhões de pessoas fumam no mundo todo. Só aqui no Brasil, estima-se que um em cada cinco homens e uma em cada dez mulheres morrem por causa do tabagismo.

Segundo estes dados, o tabagismo é responsável por cerca de 200 mil mortes por ano no Brasil e é reconhecido como uma doença epidêmica pela Organização Mundial da Saúde (OMS), além de ser a principal causa de morte evitável no mundo. No Brasil, o número de fumantes chega a 25 milhões de pessoas.

Quem é fumante, sabe o quanto é difícil se livrar desse vício, mas com muita persistência é possível conseguir. Hoje em dia o SUS (Sistema único de Saúde) oferece tratamento de graça para pessoas deixarem este vício. Além do tratamento especializado, há algumas dicas que podem ajudar na luta contra este vício.

Compreender sobre os seus malefícios pode ajuda-lo a reconquistar sua liberdade! Sim, pode ser estranho dizer isso, mas quem fuma acaba sendo realmente “escravizado pelo cigarro”. Liberte-se deste mal, fazendo escolhas saudáveis para a sua vida. Com certeza sua saúde agradecerá a curto e a longo prazo, pode ter certeza.


Dica # 1. Hidrate-se quanto for possível: Os fumantes geralmente são extremamente desidratados. Além de água, recorra a chás de ervas e sucos antioxidantes que possam ajuda-lo a desintoxicar o corpo.

Dica # 2. Faça mais atividade física:
A atividade física pode reduzir os desejos de nicotina e aliviar alguns sintomas de abstinência. Uma caminhada ao ar livre por 30 minutos, duas vezes por dia ou mais, respirando profundamente, também é benéfico para purificar o ar dos pulmões e acalmar os nervos. Qualquer tipo de atividade ajuda, inclusive passear com o cachorro ou arrancar ervas daninhas no jardim. Além disso, manter-se ativo, ajudará na manutenção do peso.

Dica # 3. Procure outras alternativas para relaxar:
Muitos fumantes dizem que o cigarro ajuda a se livrar do estresse, ajudando-os a relaxar. Então, busque outras alternativas para lidar com o estresse, como banhos relaxantes, massagens regulares, ouvir música relaxante, ou aula de ioga ou tai chi. Se possível, evite situações estressantes durante as primeiras semanas depois que você parar de fumar, pois é o momento mais susceptível para as recaídas.

Dica # 4. Descanse e durma mais: Geralmente quem fuma, não tem uma boa qualidade de sono. Procure dar mais qualidade e prioridade ao seu sono, pois é nesse período que o corpo atua mais na limpeza das toxinas.

Veja como deixar de fumar em 12 diasDica # 5. O ideal é parar de uma vez: Embora, muitas pessoas tentem parar com o vício gradualmente, o ideal é cortar o mal pela raiz, pois desta forma o corpo consegue fazer a limpeza das toxinas de forma eficaz.

Dica # 6. Evitar alimentos que estimulem o vício: Bebidas alcoólicas e bebidas com cafeína como café, chá e refrigerantes podem estimular a vontade de fumar, por isso, você deve evitá-las a todo custo.

Dica # 7. Inclua alimentos saudáveis: Como frutas frescas, verduras e legumes. Adicione mais temperos antioxidantes na sua alimentação, assim como grãos integrais. Veja dicas de uma dieta anti-tabagismo.

Dica # 8. Escove os dentes com mais frequência: Já foi comprovado de que esta técnica ajuda a aliviar a vontade pela nicotina, por isso, sempre que bater o desejo incontrolável, escove os dentes.

Dica # 9. Beba água com sumo de limão: Esprema o sumo de limões frescos em um litro de água destilada. Beba em jejum pela manhã. Além de ser uma bebida refrescante, a água com limão vai ajuda-lo a lidar com o desejo matinal de fumar um cigarrinho. Além disso, limão é uma boa fonte de vitamina C.

Dica # 10. Peça ajuda às pessoas do seu convívio social: Mantenha as pessoas ao redor informados sobre o seu desejo de parar. Com certeza, eles te apoiarão e te darão a força necessária para que você não desista do seu objetivo e este incentivo pode fazer uma grande diferença.

Dica # 11. Evite reuniões sociais em que há fumantes: Claro que nem sempre isso é possível, mas sempre que puder evite tais encontros com fumantes, já que podem reforçar o vício que você está desejando abandonar.

Dica # 12. Busque a motivação necessária:
Você precisa encontrar um motivo poderoso para que não desista do seu objetivo. Por exemplo: Proteger sua família, seus filhos do fumo passivo, pode ser um deles. Ou então, pensar que a longo prazo pode desenvolver um câncer de pulmão. Ou ainda para se sentir mais jovem e renovado… Não importa qual o seu motivo… o importante é que ele deve ser forte o suficiente pra você não desistir no meio do caminho.

Dica # 13. Não é tão fácil como todos dizem: A maioria dos fumantes dizem que conseguem parar de fumar na hora que quiserem, mas a realidade mostra ser bem diferentes disto. 95% das pessoas que param sem o tratamento adequado (terapia e medicação), acabam voltando ao vício.

Por isso, é importante conciliar a vontade de parar de fumar com um tratamento adequado, incluindo medicação e terapia comportamental, que você pode inclusive conseguir gratuitamente através de Postos de Saúde (Disque Saúde 0800 61 1997).

Dica # 14. Se livre de isqueiros e cinzeiros: Uma vez que você fumou seu último cigarro, jogue todos os seus cinzeiros e isqueiros. Lave as roupas que cheiram a fumaça e limpe seus tapetes, cortinas e estofados. Use purificadores de ar para ajudar a livrar sua casa do cheiro de cigarro. Neste momento crítico, você deve evitar a todo custo sentir o cheiro de cigarro.

Dica # 15. É muito comum ter uma recaída. Muitos fumantes tentar parar várias vezes antes de conseguirem abandonar de vez o vício. Examine as emoções e as circunstâncias que levaram à sua recaída. Use-o como uma oportunidade para reafirmar seu compromisso com a desistir.

Dica # 16. Economia de dinheiro. Além dos enormes benefícios para a saúde, outra grande vantagem de parar de fumar é o dinheiro que você vai economizar. Experimente fazer as contas de quanto gasta por mês com maços de cigarros e pense que este dinheiro poderia ser usado para outras coisas muito mais divertidas como viajar ou comprar algum item que faz tempo sonha em comprar.

Dica # 17. Benefícios para a saúde. Além da economia de dinheiro, a maior recompensa será nos benefícios imediatos na sua saúde: Depois de 20 minutos, sua pressão arterial reduzirá. Em um dia, os níveis de oxigênio e monóxido de carbono no sangue ficam normais e o risco de um ataque cardíaco diminui.

A longo prazo, há uma grande redução dos riscos de doença coronariana, acidente vascular cerebral, câncer de pulmão e outros cânceres. Ou seja, a partir do momento que você parar de fumar, seu corpo começa a curar a si mesmo:

1. Após 24 horas, as chances de ataque cardíaco diminui.

2. Após 48 horas, as terminações nervosas começam a voltar a crescer e sua capacidade de sentir o cheiro
e bom gosto são reforçadas.

3. Após 1 mês, verificou-se uma diminuição da tosse, peito congestionado, fadiga e falta de ar.

4. Depois de um 1 ano, o excesso de risco de doença cardíaca coronária é reduzida pela metade.

5. Entre 5 a 15 anos, o risco de acidente vascular cerebral é reduzida para o mesmo nível que as pessoas que nunca fumaram.

6. Depois de quinze 15 anos, a doença coronária e os riscos de morte relacionados são semelhantes aos de pessoas que nunca fumaram.

Por isso, pare de fumar agora e aproveite a vida ao máximo.

Compartilhe este artigo:Share on Facebook13Share on Google+0Email this to someoneTweet about this on Twitter

Quer receber dicas gratuitas de saúde e para emagrecer diretamente no seu email? Basta se inscrever abaixo!

1 Comentário

  1. José Nogueira

    Sabe se existe algum grupo de apoio em Portugal? No Brazil eu sei que existem, mas aqui não encontro. Se não existem, como fazer para criar um?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *