Dicas para as mamães perderem peso

Sugestões para as mamães emagrecerem

Dicas para as mamães perderem peso

Após uma gravidez, muitas mulheres tem dificuldade de voltar ao peso que tinham antes, especialmente se engordaram muito durante a gestação. As razões para isso são muitas: Hábitos alimentares pouco saudáveis, aumento do estrogênio durante a gravidez ou ansiedade e/ou estresse em razão das expectativas de ser mãe.

Ansiedade e estresse faz com que o nosso corpo produza altos níveis de cortisol que contribui para o acúmulo de gordura abdominal. A genética também pode dificultar o emagrecimento, pois cada pessoa tem um metabolismo diferente, que interfere na maneira em que o organismo armazena a gordura acumulada.

Dicas para as mamães emagrecerem

Mas mesmo que a sua genética não for “boa” é possível perder peso através de atividade física regular e reeducação alimentar. Uma alimentação balanceada é essencial para que o nosso corpo volte a forma depois da gravidez e pra isso precisamos fazer boas escolhas alimentares, eliminando alimentos que favorecem o armazenamento de gordura tais como refrigerantes, massas, doces, alimentos processados e industrializados, bebidas alcoólicas, etc

Posso me exercitar logo após o parto?

Essa é uma pergunta que aflige muitas mamães após terem seus bebês… Se o parto foi normal, em 3 semanas já é possível fazer exercícios mais intensos. Já se foi cesariana, o ideal é esperar pelo menos 6 semanas após o parto para se exercitar. É sempre bom começar com atividades mais “leves” como caminhada, musculação leve, abdominal, alongamento, ioga e Pilates, se não houver complicações do parto.

A forma como a mulher se sente nesse período também é importante. Ou seja, se estiver se sentindo bem, então não há problema algum, mas respeite o resguardo e converse com seu médico sobre seu estado de saúde. Outra coisa que deve considerar é que atividades muito intensas podem afetar a produção de leite.

Portanto, nada de exagerar se estiver amamentando. Comece devagar com uma atividade aeróbica de baixo impacto e aumente a duração e a intensidade gradualmente. Caminhada, exercícios de alongamento, assim como ioga e pilates, também são ótimos para relaxar e ao mesmo tempo ficar em forma.

Quanto a exercícios abdominais, lembre-se que esses músculos de expandem durante a gravidez e leva de quatro a oito semanas após o parto para que os músculos voltem para o lugar. Fazer exercícios abdominais intensos antes desse período pode causar lesões a esses músculos, portanto mantenha-se no nível do bom senso.

Malhar é muito bom, mas não exagere nos primeiros meses após o parto. Seu corpo precisa de tempo para funcionar tal como era antes da gravidez e você precisa de tempo para se adaptar a nova rotina e criar um vínculo com o seu bebê.

Dicas para emagrecer após a gravidez

Amamentação

Amamente seu bebê! A amamentação ajuda a perder peso após a gravidez, além de fazer com que o seu útero volte ao seu tamanho normal mais rapidamente. Por consequência, isso fará também que a sua barriga reduza de tamanho. Detalhe: Se você estiver amamentando, leve em consideração que não deve perder mais de 1 kg por semana, pois acima disso, pode comprometer a produção de leite.

Coma os alimentos certos

Opte por uma dieta rica em alimentos saudáveis, pois assim fornecerá ao seu bebê, todos os nutrientes que ele precisa através da amamentação, além de ajudar a emagrecer mais rápido, porém sem prejudicar a sua saúde, nem a do seu bebê. Corte alimentos de calorias vazias, que não fornecem nenhum valor nutricional, e ainda contribuem para o acúmulo de gordura como refrigerantes, alimentos processados e industrializados, bebidas alcoólicas, etc.

Inclua em seu cardápio uma gama de alimentos tais como: uma grande variedade de frutas, legumes, carboidratos complexos, cereais integrais e proteínas magras. Além de fornecer muitos nutrientes, esses alimentos ajudarão você a recuperar a forma física mais rápido além de dar a energia necessária para cuidar do bebê.

Musculação (treinamento de força)

Atividade aeróbica traz muitos benefícios para o corpo, mas se você quer ter uma perda de peso contínua, construa músculos. Ou seja, invista na musculação para aumentar sua massa muscular magra. Quanto mais músculos você tiver mais gordura você vai queimar; e ainda tem uma grande vantagem: Mesmo quando não estiver se exercitando, você continua queimando as gordurinhas armazenadas.

Outra sugestão para queimar mais calorias e potencializar o emagrecimento, é que você trabalhe vários grupos musculares ao mesmo tempo ao invés de focar somente em exercícios localizados. Ao fazer isso, você vai gastar mais energia, queimar mais calorias e, consequentemente emagrecer mais rápido.

Mantenha-se motivada

Motivação é a chave para a perda de peso – e se você quer se livrar das gordurinhas teimosas, é necessário sentir-se motivada sempre. No começo sabemos que não é uma tarefa fácil, mas não deixe o desânimo te vencer. Registre os seus ganhos em um caderninho. Tenho certeza de que pode ajudar a trazer motivação. 😉

Compartilhe este artigo:Share on Facebook24Share on Google+0Email this to someoneTweet about this on Twitter

Quer receber dicas gratuitas de saúde e para emagrecer diretamente no seu email? Basta se inscrever abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *