Dicas para perder peso no inverno

Dicas para perder peso no inverno

Como perder peso no inverno?

Por que será que temos sempre a impressão que no inverno sentimos mais fome? Você também sente que engorda mais durante essa estação? Muitas razões contribuem para o aumento de peso no inverno. Uma delas é que muitas pessoas deixam de fazer os exercícios físicos com a mesma frequência que faziam no verão. Outro motivo são os excessos de guloseimas que ficamos mais expostos no inverno.

Tudo isso, pode tornar a manutenção do peso uma tarefa difícil, porém podemos usar a estação fria em nosso favor e emagrecer. Acha isso impossível? Te digo que não, pois apesar da sensação de sentir mais fome nessa estação, nosso corpo gasta mais calorias para que a temperatura corporal se mantenha normal.

Aproveite para ler também:
Como acelerar o seu metabolismo no inverno

Por isso, se conseguirmos controlar a quantidade de calorias diárias ingeridas, poderemos emagrecer durante o inverno. Só assim, daremos chance ao nosso organismo para que ele queime as calorias acumuladas.

Veja algumas dicas valiosas de como perder peso no inverno

Aprender a controlar a quantidade de comida que vai no prato, e consequentemente para o estômago, consumindo apenas o suficiente para acabar com a fome, sem excessos e nem gula é também essencial para se manter ou perder peso no inverno.

Infelizmente, as tentações são muitas no inverno: chocolate quente, doces típicos de festas de São João, e muitos outros alimentos calóricos em relação aos alimentos leves e menos calóricos que geralmente consumimos no verão, como frutas, sucos e saladas. O ideal é continuar mantendo esses hábitos alimentares, consumindo alimentos de baixas calorias e de baixo teor de gordura.

É comum também no inverno, ficarmos com preguiça e nos tornarmos mais inativas, o que pode trazer um grande prejuízo no que diz respeito à manutenção do peso. Portanto, a recomendação é deixar a preguiça de lado e continuar fazendo atividade física, pois dessa maneira você continuará turbinando seu metabolismo.

Nos dias frios, queremos só ficar embaixo das cobertas, assistindo TV, comendo pipoca ou tomando um chocolate quente, sem perceber que as consequências desses maus hábitos refletirão na balança. Portanto, que tal, trocar o chocolate quente por um chazinho verde ou outro de sua preferência?

Também procure evitar molhos e massas e dê preferência a sopas e caldos, tomando o cuidado de não misturar muitos carboidratos na mesma sopa, como batata, feijão, arroz, mandioca, batata doce, inhame e macarrão, pois esses alimentos juntos se tornam praticamente em uma bomba calórica.

Evite também queijos gordos, substituindo-os pelos magros como cottage, branco e ricota. Aproveite também para degustar das frutas da estação, ricas em vitamina C como laranja, mexerica, maracujá e morangos. Essas frutas ajudarão seu organismo a ganhar imunidade contra gripes e resfriados.

No inverno, é comum as pessoas reduzirem a quantidade de água ingerida, o que é um grande erro, pois assim como no verão, o corpo também necessita de água para executar de forma correta suas funções, inclusive em relação à queima de gordura e calorias. Só evite bebidas calóricas, como refrigerantes, álcool e sucos artificiais, optando por água, chás e sucos naturais.

Para saber qual a quantidade ideal de água para o seu peso, basta multiplicar seu peso por 35. Uma pessoa de 70 kg por exemplo, deve consumir em média 2,5 de líquidos para se manter hidratada. Para isso, leve com você uma garrafinha de água, seja para um passeio, para o trabalho, dentro do carro, etc.

Aproveite também para abusar dos chás emagrecedores. Tomando 3 vezes por dia, você já conseguirá obter muitos benefícios. Aqui no blog, temos várias dicas de chás emagrecedores como o chá verde, chá vermelho, chá de gengibre, chá de oliveira, entre outros.

Mesmo no inverno, não pule o café da manhã, pois após 8 horas sem alimento, seu corpo ficará com o metabolismo lento e isso comprometerá o gasto calórico do organismo ao longo do dia. Mantenha de 5 a 6 refeições pequenas ao longo do dia, se alimentando de 3 em 3 horas.

Escolha lanches leves entre as refeições como frutas, sementes, queijos magros, etc. Isto irá manter o seu metabolismo queimando durante o dia todo. Mantenha uma porção de proteína a cada refeição. Evite frituras. Não é porque carne de frango é saudável, que eu posso comê-lo frito. Opte por grelhá-lo ou assá-lo.

Coma proteína em cada refeição, pois seu corpo queima mais calorias digerindo 1 grama de proteína do que 1 grama de gordura ou carboidratos. Isto é conhecido como efeito termogênico dos alimentos, no qual seu corpo queima calorias, enquanto faz a digestão dos alimentos. A proteína também retarda a ação da insulina, o que faz reduzir a chance do carboidratos serem armazenados como gordura.

Evite carboidratos nas refeições após as 17:00/18:00, afinal, são alimentos energéticos e usados pelo corpo sob forma de energia. Durante a noite, geralmente gastamos menos energia do que durante o dia, o que fará com que ela se transforme em gordura e seja armazenado no organismo.

projeto viver magra Não esqueça de consumir alimentos com ômega 3, uma substância essencial para diversas funções no organismo. Também ajuda na perda de gordura corporal, devido às suas enzimas que desempenham um papel importante na oxidação da gordura. O ômega 3 pode ser encontrado em peixes oleosos como atum, salmão, cavalinha, arenque, entre outros e em sementes como linhaça e chia.

O azeite de oliva é rico em gordura monoinsaturada e é a melhor opção para temperar as saladas e também para o cozimento dos alimentos, pois não perde suas propriedades com o aquecimento. O consumo regular do azeite (cerca de 2 colheres de sopa por dia), ajudará a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares e de vários tipos de câncer.

Aproveite o inverno para fazer musculação. Exercícios anaeróbicos ajudam a aumentar a massa magra corporal. Quanto mais músculos tivermos, mais calorias gastaremos. Levantar peso de 2 a 4 vezes por semana, ajudará você a manter o tônus muscular e fazer seu organismo queimar gordura em pleno inverno.

Fortaleça seu músculo cardiovascular, com exercícios aeróbicos pelos menos 3 a 5 vezes por semana. Seja correndo, caminhando, andando de bicicleta ou esteira elíptica. Se não está acostumado, comece devagar, até conseguir fazer os exercícios durante 30 a 45 minutos. Desafiar a si mesmo pode ser uma boa motivação não acha?

Lembre-se sempre que mesmo no inverno, não devemos nos descuidar da nossa alimentação e nem da prática de exercícios, procurante manter os bons hábitos alimentares e estilo de vida saudável em todas as épocas do ano. Só assim, conseguiremos manter nosso peso e nossa boa forma física.

Compartilhe este artigo:Share on Facebook
Facebook
0Share on Google+
Google+
0Email this to someone
email
Tweet about this on Twitter
Twitter

Quer receber dicas gratuitas de saúde e para emagrecer diretamente no seu email? Basta se inscrever abaixo!

1 Comentário

  1. Pingback: Whey Protein e seus benefícios para emagrecer | Emagrecer Urgente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *