Dicas para evitar queimaduras do sol e ter um bronzeado perfeito

Dicas para evitar queimaduras do sol e ter um bronzeado perfeito

O verão tá bombando e nada mais justo do que sonharmos com aquele bronzeado dos sonhos, porém sem jamais nos esquecermos dos malefícios que a exposição do sol podem nos causar como queimaduras, sinais prematuros de envelhecimento, manchas solares e câncer de pele.

Portanto devemos tomar as precauções necessárias para evitar riscos desnecessários contra nossa saúde e beleza e assim garantir um bronzeamento bonito e saudável. Veja algumas das nossas dicas para aproveitar o sol de forma segura, não só na praia, piscinas mas como em qualquer lazer ao ar livre.

1. Esfoliar antes de se bronzear

Uma boa esfoliação na pele antes do bronzeamento, ajudará a garantir uma cor mais bonita. Você pode usar um esfoliante ou uma esponja vegetal para esfregar e retirar as células mortas. Uma vez que a pele estiver esfoliada e fresca, ela ficará mais apta a ter um bronzeado mais uniforme e assim evitar a queima excessiva.

2. Filtro Solar sempre

Com os riscos de queimadura e câncer de pele, o filtro solar é um item essencial não só para quem vai à praia como no dia a dia. Temos que estar atentos ao fator (FPS) do filtro solar, pois pessoas com peles mais claras necessitam de um fator mais alto como 50/60. Pessoas morenas claras ou com facilidade de se bronzear podem usar o fator entre 30/40.

Mesmo as pessoas de pele negra ou bem morena, não devem deixar de usar o filtro solar, mesmo que com fator reduzido, pois o câncer de pele não escolhe suas vítimas. Queimadura do sol e vermelhidão na pele também trazem bastante desconforto, portanto não podemos deixar de usar essa proteção.

Se você for entrar no mar ou piscina, verifique se o filtro solar é à prova d’água e reaplique a cada hora. Lembre-se que mesmo com o dia nublado, você ainda corre o risco de queimaduras, por isso não dispense o protetor solar nesses dias. Tente evitar o sol nos horários mais quentes do dia, especialmente das 11:00 até 03:00.

3. Evite exposição exagerada no sol

Não fique um longo período no sol. A cada hora ou meia hora, levante-se para se refrescar, caso esteja na piscina, cachoeira ou mar ou então procure uma sombra fresca para se esquivar dos raios solares. Aproveite a pausa para reaplicar o protetor solar, pois assim a pele ficará mais hidratada e protegida!

Queimaduras? Veja o que fazer!

Se mesmo com o uso do filtro solar, você ficar queimado pelo sol, procure ficar na sombra para não piorar. Outra dica é tomar um banho frio e aplicar uma compressa fria sobre as queimaduras para amenizá-los. Não se esqueça de aplicar hidratante logo após o banho de sol.

Óleo de coco virgem após o sol

Uma forma de hidratar a pele e impedir as rugas, após o sol é passar óleo de coco virgem. Aplique uma quantidade saudável nas partes mais expostas ao sol e deixe por pelo menos meia hora. Limpe o excesso antes de se vestir. Não saia para se bronzear novamente sem outra aplicação de protetor solar pois senão, o óleo de coco vai fazer você queimar mais rápido.

Aloe vera para a pele descascada

Um dos efeitos colaterais do bronzeamento em algumas pessoas é o momento que a pele começa a descascar. Uma dica é passar Aloe Vera na pele, pois é um excelente remédio natural para esse tipo de coisa. Esfregue suavemente sobre as queimaduras e deixe por um tempo. Mantenha a aloe vera na geladeira e passe ela geladinha na pele para refrescá-la.

Chapéu e óculos escuros

Chapéu e óculos escuros também são acessórios fundamentais para se proteger do sol. Chapéu estilo panamá é o mais indicado pois fornece uma proteção mais ampla, ao contrário do boné, que deixa orelhas, maçãs do rosto e pescoço à mercê do sol e dos raios UV.

Os óculos com proteção UV, protege os olhos contra a radiação ultra violeta e desta previne diversos tipos de doenças e lesões nos olhos, tanto crônicas como catarata, câncer entre outras, como agudas como queimaduras, infecções e queimaduras.

Prejuízos que o excesso do sol pode acarretar

clarear a peleApesar do bronzeado ser o sonho de muitas pessoas, devemos ter consciência dos prejuízos que os raios ultra violetas podem causar. Devemos nos proteger diariamente pois o sol é principal inimigo da nossa pele. Ficar no sol frequentemente sem a devida proteção aumenta muito os riscos de câncer de pele, além de causar manchas e sardas indesejáveis que custam a desaparecer.

Além disso, deixa nossa pele susceptível as rugas e flacidez, já que a pele fica mais desidratada. Por isso todo cuidado é pouco. Não pense que se proteger atrapalhará seu bronzeado, muito pelo contrário. É a proteção que garantirá um bronzeado perfeito, sem queimaduras, sem ardência e sem os demais riscos para a saúde.

Beber muita água é essencial quando estiver exposto ao sol. Claro que temos que beber sempre, mas devido à exposição do sol, esse cuidado deve ser maior, pois corremos mais riscos de ficarmos desidratados.

Compartilhe este artigo:Share on Facebook
Facebook
6Share on Google+
Google+
0Email this to someone
email
Tweet about this on Twitter
Twitter

Quer receber dicas gratuitas de saúde e para emagrecer diretamente no seu email? Basta se inscrever abaixo!

1 Comentário

  1. Pingback: Suco Mix Emagrecedor | Emagrecer Urgente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *