Dieta anti-rugas – Ajude seu corpo a produzir colágeno


Dieta anti-rugas – Emagreça e fique mais jovem
O colágeno é um importante nutriente necessário para o bom funcionamento do corpo e é essencial para uma pele saudável e bonita. Nosso corpo tem capacidade de produzir colágeno, porém, à partir dos 30 anos, ocorre diminuição da produção, ocasionando consequências desagradáveis, como as rugas.

As moléculas de colágeno são grandes demais e portanto, não é absorvido pela pele, porisso, desconfie dos cremes que dizem conter colágeno na sua composição. O único jeito de obter colágeno é através de alimentos, que induzem a produção de colágeno. Por este motivo devemos cuidar da alimentação, afim de promover meios para que nosso corpo reponha o colágeno.

Há uma série de alimentos que fornecem a matéria-prima para a produção de colágeno. Veja quais são:

Lisina e Prolina
Esses dois aminoácidos são importantes para a formação de todos os tipos de colágeno. Alimentos de origem animal como carnes e ovos são a principal fonte de ambos. Mas para que a lisina e prolina se transformem em hidroxilisina e hidroxiprolina (tipos de colágeno) respectivamente,  é preciso consumir vitamina C em abundância.

Genisteína
Os alimentos derivados da soja como leite de soja e o tofu contêm genisteína.
A genisteína, além de aumentar a síntese de elastina e colágeno, é capaz de inibir as metaloproteases, enzimas capazes de quebrar as proteínas presentes na matriz extracelular.

Vitamina C
Frutas e vegetais verde escuros também contêm agentes produtores de colágeno. Eles são ricos em vitamina C. Comer regularmente vai ajudar o seu organismo a produzir colágeno de forma eficaz.

Licopeno
Legumes e frutas vermelhas como amora, mirtilo,  pimentas vermelhas, beterraba e tomate contêm licopeno, que agem como antioxidantes e aumenta a produção de colágeno.

Ácidos Graxos Ômega 3
Ácidos graxos Ômega, encontrados em peixes como salmão e atum são excelentes, pois criam o ambiente ideal para a produção de colágeno. Se você é vegetariano, você ainda pode obter ácidos graxos em nozes, amêndoas, castanhas de caju e abacate.

Enxofre e vitamina A
Alimentos que são ricos em enxofre também são importantes na produção de colágeno. Alguns exemplos de alimentos ricos em enxofre são azeitonas verdes e pretas, pepino fresco e talos de aipo. Para o organismo assimilar  bem o enxofre, coma também alimentos que são ricos em vitamina A . Essa vitamina ajudará a manter os níveis elevados de colágeno. Cenouras e batatas-doces são ricos em vitamina A.

Alimentação contra o envelhecimento
Tenha em mente que você é capaz de fornecer tudo o que o organismo necessita para produzir colágeno. Basta que você tenha uma dieta balanceada que inclua frutas e vegetais, importantes na produção de colágeno. Ao fazer isso, você vai ver uma melhora significativa na qualidade da sua pele, além de melhorar a saúde geral do seu corpo.

Envelhecer faz parte da vida, e disso não podemos fugir, mas se podemos adiar o aparecimento das rugas, com uma alimentação saudável, que apenas nos fará bem e nenhum mal… então qual a razão de não fazê-lo não é mesmo?!

Compartilhe este artigo:Share on Facebook17Share on Google+0Email this to someoneTweet about this on Twitter

Quer receber dicas gratuitas de saúde e para emagrecer diretamente no seu email? Basta se inscrever abaixo!

2 Comentários

  1. Pingback: Benefícios do mirtilo - Blueberry brasileiro | Dieta Saúde e Beleza

  2. Pingback: L-arginina suplemento anti-envelhecimento | Emagrecer Urgente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *