Dieta da Fertilidade – O que comer para ficar grávida

por Silvia em 8 de abril de 2011

Dieta da Fertilidade Feminina

A dieta da fertilidade não é para perder peso ou ganhar peso, e sim, comer de forma sensata e comer os alimentos certos para ajudar na sua fertilidade. No entanto, se você está acima do peso e quer engravidar , a dieta da fertilidade pode ajudar a perder os quilinhos extras e de quebra, preparar seu corpo para uma gravidez tranquila e saudável.

Fertilidade e Alimentação

A fertilidade e a alimentação são dois fatores que andam de mãos dadas. Existem certos alimentos que podem melhorar as chances de uma mulher engravidar, enquanto outros alimentos podem diminuir as chances.

Engravidar

Muitos especialistas em fertilidade concordam que o que você come está ligado à fertilidade. Uma boa alimentação aumenta suas chances de engravidar e uma mulher bem nutrida cria uma boa placenta para o bebê.

Os alimentos orgânicos, trigo integral, frutas e vegetais podem ajudar a aumentar a chance de uma mulher de engravidar. Estes alimentos contêm grande quantidade de vitaminas e minerais, que são fundamentais para a concepção e desenvolvimento fetal .

Dieta da Fertilidade: Alimentos que a futura mamãe deve comer

Uma dieta adequada é fundamental para quando se quer tentar engravidar. A dieta deve ser saudável e equilibrada e deve conter alimentos de todos os grupos alimentares.

Alimentos orgânicos e fontes de proteína

verduras e carnes

Os alimentos orgânicos, farinha de trigo integral, frutas e vegetais também aumentam as chances de uma mulher ficar grávida. Estes alimentos contêm muitas vitaminas e minerais, que são fundamentais para o bom desenvolvimento fetal .

As fontes de proteína, como carnes e aves, ajudam a manter os níveis de ferro. Baixos níveis de ferro no início da gravidez, aumenta o risco de desenvolver anemia pós-parto , que poderiam reduzir a energia da nova mamãe. Foi constatado que a anemia pós-parto afeta cerca de 27% das mulheres.

Ferro, Cálcio e Vitamina B12

As dietas vegetarianas são geralmente saudáveis, mas os suplementos de ferro, são muitas vezes necessárias para evitar o desenvolvimento da anemia, quando a dieta é desprovida de fontes apropriadas de ferro e laticínios.

Fontes de cálcio

Certifique-se de consumir bastante cálcio. Produtos lácteos, como leite, iogurte e queijo são boas fontes desse mineral, vegetais como brócolis, couve e laranja, peixes como a sardinha e o salmão são também excelentes fontes naturais de cálcio.
Suplementos de Cálcio e vitamina B12 também são altamente recomendados.

Mercúrio x Ômega 3

Embora muitas mulheres tenham receio de comer peixe, pois contém mercúrio, deve-se observar que este alimento é uma fonte excelente de ácidos graxos ômega 3, que é projetado para melhorar a fertilidade e saúde do coração. O que se pode fazer, é procurar comer os peixes que tenham baixo índice de mercúrio.

O mercúrio é tóxico para o feto e permanece na corrente sangüínea de mulheres grávidas por mais de um ano. Os peixes que contêm altos níveis de mercúrio podem incluir: atum, tubarão, peixe espada e  marlin branco.

Os peixes que contêm baixos níveis de mercúrio podem incluir: salmão, linguado, truta, arenque tilápia. Especialistas dizem que é seguro para as mulheres a consumir até 12 gramas de todos os peixes que contêm baixos níveis de mercúrio por semana.

Semente de linhaça são outra boa fonte de ômega 3. Atualmente, existem muitos produtos que são adicionados o ômega 3 como o iogurte e pães.

Fibras

Fibras

Legumes como ervilhas, brócolis e abóbora também são importantes fontes de fibras, vitaminas e minerais. Ao escolher uma fruta ou um legume, escolha as que tem cores mais fortes, pois contêm mais nutrientes. Mirtilos, couve e pimentão vermelho são especialmente saudáveis. Os antioxidantes nestes alimentos também contribuem para neutralizar os efeitos negativos que tanto a poluição e o sol faz com que o nosso corpo.

O fato de comer cereais integrais é particularmente importante se você tem a síndrome dos ovários policísticos (SOP) , que é um desequilíbrio hormonal que provoca o aumento dos níveis de insulina. A SOP pode resultar em ovulação irregular , que dificultam enormemente a concepção.
Os grãos integrais também contêm nutrientes que ajudam a estimular a saúde global do seu organismo.

Ácido Fólico

Três meses antes de planejar ter um bebê, tome suplemento diário de 400 mcg de ácido fólico, uma substância muito importante para  a saúde do seu futuro bebê. Laranjas e limões são boas fontes de ácido fólico , que é responsável por estimular o desenvolvimento de hormônios sexuais femininos, além de reduzir o risco de bebês que sofrem de espinha bífida.

Zinco e Multivitamínicos

Alimentação contendo zinco, ácido fólico e vitaminas do complexo B são fundamentais para a boa saúde. O zinco ajuda na divisão celular que ocorre durante o desenvolvimento fetal, e sua deficiência pode diminuir a produção de ovos saudáveis ​​antes do momento da concepção.

Multivitamínico

Pesquisas indicam que o zinco é o mineral mais importante para conseguir um aumento nas taxas de fertilidade. A vitamina B6 é rico em ácido fólico, vitamina B12, e também são de extrema importância, já que ajudam a absorver o zinco.
Se a sua dieta é pobre nesses nutrientes, então, tomar um multivitamínico, pelo menos 3 meses antes de engravidar vai ajudar o organismo a não ficar deficiente desses nutrientes.
Suplemento contendo ácidos graxos essenciais também é bom, caso você não coma a quantidade essencial para obtê-los.

Ingestão de líquidos

Outra questão muito importante que deve ser considerado é a ingestão de grandes quantidades de líquido, à partir do momento que planeja engravidar. Mulheres que estão tentando engravidar devem dobrar sua ingestão de líquidos, até, pelo menos, 6 a 8 copos de água ou de sumos de frutas naturais (sem adição de açúcar ) por dia.

Dieta da Fertilidade: alimentos que se deve evitar

Os alimentos que contêm conservantes ou outros produtos químicos , como os adoçantes artificiais devem ser evitados, uma vez que irá afetar os níveis de açúcar no sangue e o equilíbrio hormonal. Deve-se evitar também, alimentos com alto teor de gordura.

Refrigerantes diet devem ser evitados, porque contêm aspartame. A cafeína também deve ser limitado a 300mg/dia , principalmente se você tiver dificuldade em engravidar, ou fazendo tratamento para uma fertilização in vitro . A cafeína contém xantina, que tem um efeito estimulante, o que pode ter efeitos adversos sobre a ovulação e a qualidade dos óvulos, quando tomada em altas doses.

Carboidratos refinados, como pães brancos, massas e arroz devem ser restritos. Estes alimentos têm poucos nutrientes como ferro e vitaminas do complexo B, que são importantes para fornecer uma base rica em nutrientes para serem usados ​​no futuro feto.

Não é recomendado o consumo de grandes quantidades de carne. A carne aumenta os níveis de amônia do corpo, que pode inibir a implantação de óvulos no útero.

É altamente recomendável que você evite bebidas álcoolicas , drogas ilícitas e fumo quando se está tentando engravidar. Beber mais do que dois drinques por semana pode aumentar os níveis de prolactina , que é o hormônio que regula a produção de leite e reduz as chances de engravidar quando se está amamentando um bebê.

Soja: benéfico ou prejudicial?

Soja

Restrinja o consumo da soja durante a tentativa de engravidar porque a soja contêm um componente semelhante ao estrogênio. Este falso estrogênio pode aumentar a duração dos ciclos menstruais, razão pela qual vários pesquisadores descobriram que 60 mg de consumo de soja por dia, podem fazer o ciclo menstrual se estender até 2,5 dias adicionais, diminuindo, portanto, a fertilidade. A soja também diminui os níveis de dois hormônios necessários para a ovulação – hormônio luteinizante (LH) e hormônio folículo estimulante (FSH).

Dieta da fertilidade masculina

Consumir grandes quantidades de carne produz amônia e isso pode afetar a atividade do esperma. O esperma sobrevive e funciona melhor em meio alcalino.

O zinco também é muito importante para a fertilidade masculina, pois ajuda a melhorar a produção de espermatozóides e metabolismo da testosterona. A soja não é recomendado porque contém os fitatos, que afetam a absorção do zinco e interrompem estes processos. Alguns estudos dizem que a soja reduz o desejo sexual masculino. Tradicionalmente, os monges budistas comem queijo tofu de soja para reduzir a sua libido!

Nota: O conteúdo desse site tem apenas caráter informativo. As dietas e informações contidos nesse site são tiradas da própria internet. Todo programa alimentar deve ser realizado sob supervisão médica. Jamais se automedique ou faça dietas sem antes ser avaliado por um médico.

{ 3 trackbacks }

20 alimentos afrodisíacos para você e seu amor | Dieta Saúde e Beleza
18 de agosto de 2011 às 1:08
Dieta dos Casais + Cardápio Magrinho | Emagrecer Urgente
26 de novembro de 2012 às 8:03
Chá de rooibos emagrece e queima gordura | Emagrecer Urgente
31 de outubro de 2013 às 11:49

{ 22 comentários… leia abaixo ouadicionar um }

josiane 2 de abril de 2012 às 14:49

tenho 18 anos,sou casada
eu e meu marido estamos
planejando em ter nosso
primeiro filhor mas…
fui ao gineco
saber por que nao estavo
conseguindo engravidar!!!
fiquei muito trister em saber que nao posso ter
filhos por que tem sop
gostaria muito de nutrientes
que me ajudao
a melhor o meu organismo.
por isso que eu vir,nao sou de comer muito,mas de uns tempo
pra car so tenho engordado
meu peso e 53 agora estou pessando
65.quero muito voltar meu pesso ou ficar
no 61 me ajudar agradeço desde ja.

Responder

Silvia 3 de abril de 2012 às 14:32

Oi Josiane!
Jamais desista dos seus sonhos!
Se você deseja ser mãe, tenha fé e cuide bem da sua alimentação, para garantir ao bebê todos os nutrientes que ele precisa para nascer forte e saudável. Além da dieta da fertilidade que está nesse artigo, peço para que você leia também sobre esses:
Gravidez – Alimentação nos primeiros 3 meses
Gravidez – Alimentação no segundo trimestre
Gravidez – Alimentação no terceiro trimestre
Qualquer dúvida é só perguntar ok. Se eu puder ajudar, o farei com o enorme prazer!
Abraços e boa sorte!

Responder

Aline 29 de outubro de 2012 às 3:27

oi Josiane,olha eu tbm fui ao ginecologista(quando tinha 15 anos) e ele me deu o diagnóstico de que eu tinha sop e ainda me disse que eu jamais poderia ter um bebê,sem fazer o devido tratamento….Bom,resumindo hoje tenho 24 anos,tenho um filho lindo de 4 anos,que se chama Victor,e digo mais,nunca fiz tratamento algum para o sop,e atualmente eu e meu esposo estamos tentando mais um,por isso te digo:Nunca perca a fé,se o seu bebê ainda não veio creia que VIRÁ,pois nem sempre o que os médicos dizem podemos tomar posse pra gente,claro devemos sim dar crédito há algumas coisas que eles dizem,mais a esperança e a fé vem de cada uma de nós.Eu desejo que vc tenha seu bebê logo.Jesus te abençoe!!!!!TOME POSSE POIS VC VAI SER MAMÃE LOGO EM BREVE!!!

Responder

Silvia 7 de novembro de 2012 às 10:55

Oi Aline!
Sei que o seu comentário não foi direcionado à mim, mas quero te parabenizar pelo filhão e por nunca ter perdido as esperanças de ser mãe, mesmo com o diagnóstico de SOP (síndrome do ovário policístico). Existem muitos casos como o seu, de mulheres que conseguiram engravidar mesmo sem uso de medicamentos. Mas acredito, que mesmo que seja preciso um tratamento de fertilização, vale a pena, pois a sensação de ser mãe é superior a qualquer obstáculo. Parabéns à você e a todas que não desistem dos seus objetivos! Abraços!

Responder

ana 19 de abril de 2012 às 21:06

estou casanda quatro ano ja faco tratamento tres ano nao aguento mas toma remedio o remedio e o clomin outro remedio e a saude da mulher sente mes amestrucao ai nao veio fui no clinico porque passe mal ele falou que gastrite e eu com mulher sinto que uma gravidez

Responder

Silvia 25 de abril de 2012 às 17:07

Oi ana!
Não entendi bem o que você escreveu, mas uma coisa eu digo, se o seu desejo é engravidar, procure ser paciente e evite a ansiedade que é comum nesses casos e que infelizmente podem atrapalhar bastante. Jamais desista do seu sonho de ser mãe! Procure ter uma alimentação correta e um estilo de vida saudável e é claro, procure sempre um acompanhamento médico para que ele te oriente em todas as etapas, inclusive no pré gravidez!
Abraços!

Responder

Patricia Rodrigues Mennucci 25 de abril de 2012 às 17:55

Olá, estou tentando engravidar à 4 anos, não consigo. Em outubro passado fiz uma insiminação e não deu certo. Meu último exame de FSH foi muito alto fiz este exame no 1º dia do ciclo deu 26,0, muito alto pra quem está tentando engravidar.
Gostaria de saber se tem alguma dieta pra melhorar o FSH?
Grata
Patricia – 41 anos

Responder

Silvia 26 de abril de 2012 às 9:51

Oi Patricia Rodrigues Mennucci!
O FSH (Hormônio Folículo Estimulante) é um hormônio responsável pelo crescimento e maturação dos folículos ovarianos, proporcionando um meio adequado ao desenvolvimento dos óvulos. A dosagem de FSH no sangue deve ser feita entre o primeiro e o quinto dia do ciclo menstrual, para saber a quantidade de folículos (e também de óvulos) que existem nos ovários. Quando a quantidade de óvulos é baixa, o valor de FSH costuma ser alto. Desta forma, para a reprodução, é melhor que o FSH tenha concentração plasmática baixa. A concentração de FSH no sangue tende a aumentar com a idade, sendo muito alta na menopausa. Existem medicamentos que ajudam a reduzir a concentração de FSH, mas apenas um médico poderá indicar qual o tratamento ideal para você! Não deixe de consultar um médico de confiança e tire todas as suas dúvidas com ele ok! Espero que consigas logo atingir seu objetivo que é engravidar! Não desista do seu sonho, lute, cuide da alimentação e do seu corpo, mantenha a ansiedade controlada e siga as orientações do seu médico! Sorte colega! Abraços!

Responder

Patricia sichinel 6 de julho de 2012 às 22:52

oi boa noite sou a Patricia sichinel,estou tbm tentando engravidar vcs podem me dar algumas dicas pra uma boa alimentação e ou outras dicas que poderiam me ajudar a chegar a a realizar este sonho..aguardarei respostas..

Responder

Silvia 10 de julho de 2012 às 15:44

Oi Patrícia!
Nesse artigo mesmo, tem várias sugestões de como ter uma dieta especial na pré gravidez. O ideal é ter uma dieta balanceada com todos os nutrientes que você e seu bebê precisarão durante a gestação. O ácido fólico também é fundamental para evitar más formações no feto e geralmente o médico recomenda suplementos dele, três meses antes de engravidar. Espero ter ajudado e te desejo muita sorte. Abraços!

Responder

Adriana Maiembe 7 de outubro de 2012 às 17:56

ola! boa noite
gostaria saber se com a presnça de um quisto no dos ovários atrapalha uma gravidez?

Responder

Silvia 16 de outubro de 2012 às 16:37

Oi Adriana!
Acredito que possa atrapalhar sim, mas hoje em dia existem muitos tratamentos eficazes. Procure um ginecologista de confiança e faça todos os exames certinho. Tenho certeza que ele irá indicar qual o tratamento mais adequado para o seu caso e assim você logo logo realizará seu desejo de ser mãe. Abraços!

Responder

Fabiana da silva 15 de outubro de 2012 às 20:46

oi! boa noite, Já tenho uma filha de 9 anos, A dois ano que eu temtava fica gravida, e não estava comsiguindo, só que já estava gravida e não sabia, só soube quando me deu uma dor muito forti e esmorragia, ai ja tinha perdedo o meu bebê. eu não sentia nada de enjou nada. já estava com dois meses e perde o meu bebê. Fiz todos os exame não deu nada, fiz o de hormônio, o meu hormônio folículo estar muito baixo 0,3. o medico passou remedio para mim tomar, so que eu peso 66, estou com medo de engorda mais. me ajude não sei o que eu faço.

Responder

Silvia 16 de outubro de 2012 às 17:31

Oi Fabiana!
Infelizmente a única maneira de saber se vai engordar ou não usando o hormônio folículo estimulante, é tomando. Se perceber alteração no peso, relate ao médico, pois daí se for possível, ele reduzirá a dose do remédio. Espero ter ajudado! Abraços!

Responder

Kellen 10 de novembro de 2012 às 9:20

Olá Silvia bom dia…
Posso fazer Jump, Spnning tentando engravidar? não prejudica em nada? candidíase impede a gravidez? por favor me passe atividades mais indicadas p/ quem esta tentando engravidar, e alimentos que devo EVITAR nesse período!
Obrigada odoro esse site!!!

Responder

Silvia 26 de novembro de 2012 às 11:13

Oi Kellen!
A atividade física não atrapalha em nada mulheres que querem engravidar. Muito pelo contrário! Ela ajuda a combater o estresse e a ansiedade, duas coisas que muitas vezes impedem uma mulher de engravidar. Se você é saudável, ou seja, não tem nenhum problema de saúde que restrinja exercícios, então pode fazer sem problema. Já a candidíase até onde eu sei não atrapalha em nada, mas o certo é você consultar um ginecologista para tirar realmente a dúvida. Quanto à alimentação, aqui mesmo neste artigo tem dicas valiosas sobre quais alimentos ajudam na fertilidade. É fundamental você aderir a uma dieta equilibrada desde já, rica em ácido fólico, que previne más formações no bebê, além de frutas, legumes, verduras e grãos. Restrinja o consumo de carne vermelha e inclua iogurte natural, queijos magros e outros derivados do leite, pois são boas fontes de proteínas e cálcio. Dê uma relida neste artigo, pois ele está bem objetivo sobre quais os alimentos incluir e quais restringir na dieta da fertilidade. Abraços!

Responder

Vanessa 10 de julho de 2013 às 21:37

Não consegui não deixar de comentar. Pelo amor de Deus, a menina tem 18 anos e quer engravidar, mas não sabe nem escrever direito. Muitas outras não sabem nem escrever o português corretamente e querem ser mães. Tratem de se instruir antes de fazer filho para sustentá-los ou vocês acham que filho vive de ar? A Nutricionista foi muito bacana de não criticar.

Responder

Silvia 10 de julho de 2013 às 22:33

Oi Vanessa!
De forma alguma farei críticas a qualquer pessoa que pedir ajuda aqui no blog. Estamos aqui para nos ajudar mutuamente, seja através de informações ou de palavras de apoio. Trazer um filho ao mundo é sempre uma dádiva de Deus, mas com certeza deve ser planejado e desejado, pois hoje em dia não está mesmo nada fácil criar uma criança. Enfim… obrigada pelo comentário! Abraços!

Responder

jaqueliny 19 de outubro de 2013 às 15:49

Ola faz um ano que estou tentando ter um filho.Sou casada a dois,meu esposo e apaixonado com crianças,e fico muito triste pois todo mês crio expectativas mais depois fico triste pois o esperado nunca acontece! Tenho muita fé em deus que um dia vou engravida pois tenho apenas 18 anos e não irei desistir sei que esse dia esta cada vez mais próximo.!

Responder

Silvia 22 de outubro de 2013 às 18:02

Oi Jaqueliny!
Fique calma amiga! Você disse que ainda tem 18 anos, ou seja, é muito jovem ainda. O certo é você curtir a vida ao lado do amado e quando menos esperar, você engravidará! Muitas vezes a ansiedade atrapalha a fecundação, portando a dica é relaxar. Abraços!

Responder

celeste irene nogueira francisco 30 de janeiro de 2014 às 11:06

estou na mesma situaçao

Responder

celeste irene nogueira francisco 30 de janeiro de 2014 às 11:08

deus vai operar temos que ter fé ya amigas

Responder

Deixe um comentário

Post Anterior:

Próximo Post