Dieta da Linhaça – Emagreça e dê adeus ao efeito sanfona


Dieta da Linhaça – Emagreça e dê adeus ao efeito sanfona
A linhaça vem sendo bastante comentada nos últimos anos e não é para menos. Essa sementinha é embalada de poderosos nutrientes, especialmente ácidos graxos ômega 3, uma gordura essencial para o bom funcionamento da nossa saúde.

A casca da semente é rica em fibras, que ajudam a saciar a fome, a regular o intestino e ainda ajuda a reduzir os níveis de colesterol, assim como o risco de doenças cardíacas. Porém é no interior dela, ou melhor dizendo, no óleo de linhaça, que se encontra o verdadeiro tesouro da semente.

Nele estão vitaminas como vitaminas C, E, K, B 1 ( tiamina ), B 2 ( riboflavina ), e B 6 , juntamente com os minerais como cálcio, ferro, magnésio, fósforo, zinco, cobre, manganês e selênio. Além é claro, de grande quantidade de ácidos graxos ômega 3 e 6, ácido alfa linolênico e lignanas, um poderoso nutriente que além de combater os sintomas de TPM, também combate alguns tipos de câncer.

Como incluir a linhaça na nossa dieta

Como vimos, a linhaça pode desempenhar um papel importante na dieta. Mas para podermos usufruir realmente de todos os seus benefícios, a melhor forma é triturá-la e consumi-la na forma de farinha, que pode ser adicionada em diversos alimentos, como sucos, shakes, cereais matinais, iogurtes, frutas.

A linhaça triturada, quando aquecida potencializa ainda mais seus efeitos benéficos, portanto não hesite em colocá-la no preparo da comida, do feijão, sopas ou até mesmo misturada a farinha de bolos, tortas, biscoitos e pães.

Recomendações sobre a linhaça

Após triturar a linhaça é recomendável que use-a no mesmo dia, para que não se oxide e perca sua qualidade nutricional. Portanto não é recomendável, comprar a farinha de linhaça já pronta em lojas de produtos naturais. O ideal é comprar as sementes e triturá-las, sempre na hora que for usá-las. Dá um pouco de trabalho, mas os fins justificam os meios.

Existem duas qualidades de linhaça a marrom e a dourada. Embora a dourada seja mais cara por ser importada, o valor nutricional de ambas é igual. A quantidade ideal de linhaça por dia equivale a mais ou menos 2 colheres de sopa ao longo das refeições.

Por conter muitas fibras é recomendável também uma boa ingestão de água, no mínimo 2 litros por dia para que se evite constipação.

Veja também:
O poder da linhaça para a saúde e no combate à depressão

Dieta da Linhaça – Cardápio de 1200 calorias

Esse é um menu exemplo de como incorporar esse poderoso alimento em nossas refeições diárias. Seguindo um cardápio semelhante a esse, você conseguirá secar 5 kg dentro de 1 mês e ainda irá combater o efeito Sanfona.

Café da manhã
Bata no liquidificador 1/2 papaia + 1 pote de iogurte de frutas light + 1 colher (sopa) de linhaça triturada. Beba imediatamente após o preparo.

Lanche da manhã
– 1 taça de gelatina diet

Almoço
– 2 colheres (sopa) de arroz integral
– 1 concha de feijão
– 1 filé de frango grelhado com molho de iogurte ou acebolado
– Prepare uma salada de folhas verdes (alface, agrião, rúcula) + 2 colheres sopa de cenoura ralada e salpique 1 colher de sobremesa de linhaça triturada por cima, junto com um pouquinho de azeite

Lanche da tarde
– 2 cookies integrais médios
– 1 pera

Jantar
– 1 prato (sobremesa) de salada de folhas verdes
– 1 fatia de pão integral
– Prepare uma deliciosa omelete: Misture 2 claras, 1 gema, tomate, cebola, salsa picada, 1 pitada de sal e 1 colher (sopa) de linhaça triturada.

Ceia
– 1 barrinha de cereais light

Lembre-se que para obter todos os benefícios da linhaça, é preciso consumi-lo diariamente. Essa poderosa semente, aliada a uma dieta balanceada e exercícios físicos nos faz emagrecer de forma saudável e sem o indesejável efeito sanfona.

Nos vídeos abaixo, a nutricionista Raquel Pessoa dá ótimas dicas sobre a Dieta da Linhaça, não deixe de dar uma conferida:

Compartilhe este artigo:Share on Facebook0Share on Google+0Email this to someoneTweet about this on Twitter

Quer receber dicas gratuitas de saúde e para emagrecer diretamente no seu email? Basta se inscrever abaixo!

1 Comentário

  1. Pingback: Dieta Atlântica, a dieta de Portugal | Emagrecer Urgente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *