Dieta das 3 horas – Comer de três em três horas


A Dieta das 3 Horas é uma dieta super simples e que tem uma proposta bem interessante, assim como a Dieta dos Passos. Aliás pode até mesmo unir as duas em uma só, já que a Dieta dos Passos foca na atividade física e a Dieta das 3 Horas foca na alimentação. A regra principal dessa dieta é muito simples: Basta se alimentar de três em três horas.

Você deve estar pensando… será que isso funciona? Será que eu não vou engordar ao invés de emagrecer? A resposta é não, mas é claro que não se deve abusar nas refeições e também tem que ter uma disciplina com os horários. O segredo da dieta é reduzir o tamanho das porções porém comer mais vezes por dia, ou seja de 3 em 3 horas.

Vantagens da dieta da 3 horas

O principal objetivo dessa dieta é acelerar o metabolismo e acabar de uma vez por todas com aquela barriguinha saliente que tanto nos incomoda. Se a dieta funciona? Com certeza sim! Não é a toa que o livro Dieta das 3 horas do americano Jorge Cruise, ficou no topo dos mais vendidos na lista do New York Times, se tornando um best seller.

Existem pesquisas que comprovam a eficácia dessa dieta, que além de ajudar a perder peso de forma saudável, ainda estimula a criar massa muscular, acelera o metabolismo, inibe a produção de insulina, reduz o colesterol, aumenta sua energia e ainda reduz os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, que contribui para a tão indesejada gordura abdominal.

Comer de 3 em 3 horas também ajudará você a estar sempre saciada, impedindo aqueles rompantes de comer exageradamente por causa de fome. Comer grande quantidade de comida de uma só vez, fará aumentar seus níveis de insulina, o que acarretará em mais açúcar no sangue e consequentemente em mais fome, em um espaço pequeno de tempo.

Regras da Dieta das 3 horas

1- Jamais fazer jejum e nem pular refeições. É necessário no mínimo 5 pequenas refeições por dia: 3 principais: Café da Manhã, Almoço e Jantar e dois lanches entre as refeições. Pode fazer um lanchinho também 3 horas após o jantar.

2- A meta é comer de 3 em 3 horas, não em 2, 4 ou 5 horas.

3- Estipule os horários e se comprometa com eles. Se você costuma tomar o café da manhã às 7hr, então às 10hr faça um lanche, às 13hr almoce, às 16hr outro lanche, às 19hr o jantar. Se costuma dormir tarde, então faça um lanchinho às 22 hr.

4- Se você é daquelas que se esquece sempre dos horários, basta por um alarme no celular para que ele toque, assim, você não corre riscos de passar das 3 horas.

5- Beba no mínimo, 8 copos de água por dia, preferencialmente entre as refeições.

6 -Se você trabalha fora, não esqueça de sempre levar algo para comer no horário correto. Pode ser lanchinhos leves, uma fruta, biscoitos, barra de cereais, não importa. O importante é não ficar mais de 3 horas sem forrar o estômago.

7 -Cruise também diz, que fazer pelo menos 8 minutos de exercícios com peso por dia ajuda a acelerar o emagrecimento, além de tonificar os músculos e evitar flacidez.

8- Visualize-se como ficará depois de emagrecer. Imagine-se, linda, poderosa e entrando naquele jeans que não veste há anos ou naquele vestido justo que marca suas curvas, porém sem um pingo de gordura sobrando para os lados. Segundo Cruise, essa técnica nos dá a motivação para ficar firme na dieta.

Porque essa dieta funciona

Tá, eu sei que muita coisa nessa dieta não é novidade e que a maioria já sabe que comer menos quantidade e mais vezes ao dia ajuda a emagrecer. Mas me diz, quantas pessoas já tentaram de verdade seguir esse método rigorosamente, com hora marcada para comer?

Não adianta fazer um dia ou dois… É preciso incorporar totalmente esse método ao seu estilo de vida. E essa dieta ainda oferece vantagens difíceis de encontrar em outras dietas. Ela não te priva de nenhum alimento, ou seja, você não precisará deixar de comer os alimentos que gosta, basta apenas que reduza a quantidade e coma de 3 em 3 horas.

Você não precisará deixar de comer pão, nem doce, absolutamente nada, o que torna dieta viável, afinal, por quanto tempo você consegue ficar sem comer doces ou carboidratos? Privação é a principal causa da desistência de inúmeras dietas. Com a Dieta das 3 horas, você não se priva de nada e ainda emagrece! É ou não é uma proposta atraente?

Mas porque comer de 3 em 3 horas?

Essa é a principal regra e não deve ser desobedecida. Entenda a razão: Quando o organismo fica mais de 3 horas sem receber alimento, ele ativa o MPI, uma mecanismo natural de proteção contra inanição.
Quando o MPI é ativado, o corpo acredita que está com fome. Com isso, ele passa a armazenar gordura como instinto de sobrevivência e acaba gastando nossa preciosa massa muscular.

Portanto, quando você pula refeições ou faz jejum, você pode até achar que está perdendo peso, porém você está perdendo massa magra ao invés das indesejáveis gordurinhas, que aos poucos, vai se armazenando ao redor da cintura, pneuzinhos e culotes.

Sugestão de cardápio para a Dieta das 3 horas

O cardápio abaixo tem 1200 calorias e pode servir como parâmetro para você poder montar seu cardápio. Dê uma olhada também nos cardápios da Dieta do Índice Glicêmico, Dieta da Zona Metabólica ou da Dieta do Metabolismo lento.


7 horas – Café da manhã (200 cal)
• 1 copo (200 ml) de suco natural ou 1 copo (200 ml) de leite desnatado
• 1 fatia de pão integral light ou 3 biscoitos de aveia ou de água e sal
• 1 pote de iogurte light ou 1 fatia de queijo de minas ou 1 fruta

10 horas – Lanche (80 cal)
• 1 fruta da sua preferência

13 horas – Almoço (370 cal)
• 3 col. (sopa) de arroz integral ou de macarrão integral
• 1 filé de frango ou peixe ou carne magra assado, cozido ou grelhado
• 1 pires de legumes (cenoura, vagem, abobrinha) cozidos ou grelhados
• Salada de folhas verdes à vontade

16 horas – Lanche (100 cal)
• 2 torradas médias ou 1 barrinha de cereais
• 1 xícara de chá verde ou outro chá de sua preferência
• 1 col. (sopa) de queijo cottage ou cream cheese light

19 horas – Jantar (350 cal)
• 1 posta de peixe ou 1 hambuguer ou sopa de legumes com carne
• ½ pires de legumes de sua preferência
• 2 col. (sopa) de purê de cenoura ou de abóbora ou de mandioquinha
• Salada de folhas verdes à vontade

22 horas – Ceia (100 cal)
• 1 pote de iogurte light ou 1 copo de leite desnatado
• 1 fruta (maçã ou pera ou 1 fatia de abacate ou 1 fatia de melão)

Dieta que vale a pena!

Segundo Cruise, com a Dieta das 3 horas é possível perder um quilo por semana e sem riscos de engordar novamente, desde que continue disciplinado com os horários e com uma alimentação saudável. Foi feita especialmente para as pessoas atarefadas que não tem tempo para se arriscar em dietas complicadas e irrealistas.

Vale a pena ler o livro, pois nele você encontrará muitas outras dicas para a dieta, além de muita motivação. Tem até um contrato, onde você assina, se comprometendo a perder os quilos desejados no período de tempo que você definir. É um bom livro para termos em nossa cabeceira.

Veja mais informações
sobre o livro:
Dieta das 3 horas
Descubra porque comer
a cada três horas
fará você emagrecer
Jorge Cruise

Compartilhe este artigo:Share on Facebook0Share on Google+0Email this to someoneTweet about this on Twitter

Quer receber dicas gratuitas de saúde e para emagrecer diretamente no seu email? Basta se inscrever abaixo!

5 Comentários

  1. Soraia

    Olá. Queria saber se as 3 h, contam quando começamos a comer, ou quando terminamos.

    • Silvia

      Olá Soraia!
      Creio que devemos contar à partir de quando começamos a comer.
      Está fazendo essa dieta das 3 horas? Tem visto algum resultado!
      Não deixe de passar por aqui para nos deixar por dentro!
      Abraços!

  2. maria raimunda de almeida

    vou começar a dieta amanha e darei a minha resposta p vocês daqui um mês,bjs
    tenho intestino preso,sou ansiosa,nervosa ,peso 91 k, minha altura 1,55,já fiz plástica,tenho 47 anos ,bjs

  3. maria raimunda de almeida

    obrigada pela ajuda estou fazendo bicicleta as 6 hs da manha e 17 hs da tarde e fazendo box 3 vezes na semana já eliminei 3 centimetro de braço,perna,barriga ,mas a dieta vai me ajudar muito desde já agradeço.bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *