Dieta das cores – Emagreça 3 kg e ganhe saúde com essa dieta

A dieta das cores foi criada por David Heber, nutricionista americano. Segundo ele, as pessoas hoje em dia tendem a encher o prato com cores pálidas ou “tons de bege”, ou seja, alimentos que geralmente possuem pouco ou nenhum valor nutricional.

Baseado nessa observação, David Heber, lançou o livro “Qual a cor da sua Dieta” onde ele descreve uma dieta com um sistema fácil de implementar em que todos pudessem consumir a quantidade adequada de todos os tipos de vitaminas necessárias na dieta.

A dieta das cores não só auxilia o emagrecimento, como também melhora a saúde global, pois cada cor possui vitaminas e fitonutrientes com grandes poderes antioxidantes que ajudam a acabar com os radicais livres e previne inúmeros tipos de doenças como câncer e mal de Alzheimer, doenças cardiácas, entre outras.

As cores que fazem parte da dieta são: Vermelho, laranja, verde, roxo, amarelo, marrom e branco. A dieta tem duração de 7 dias e cada dia da semana corresponde a comer alimentos com determinada cor.

Conheça o grupo das cores e para que servem:

Grupo Vermelho

Beterraba, caqui, cereja, framboesa, goiaba, melancia, morango, nectarina, pimentão, pitanga, romã, tomate.

Propriedades e benefícios:

Alimentos vermelhos são ricos em carotenóide licopeno, que ajudam o corpo a eliminar os radicais livres. Licopeno também ajudam a previnir o câncer de próstata, bem como doenças cardíacas e pulmonares. Um copo de suco de tomate tem 50% de licopeno dário recomendável.

Grupo Amarelo

Abacaxi, abóbora, ameixa, caju, carambola, damasco, cenoura, laranja, limão-cravo, mamão, manga, maracujá, melão, milho, nêspera, pêssego, pimentão amarelo, tangerina, batata doce, pêra.

Propriedades e benefícios:

Alimentos amarelos são ricos em carotenóides luteína, zeaxantina e betacaroteno, ou pró-vitamina A. É um pigmento fundamental para a manutenção dos tecidos e dos cabelos. O betacaroteno também beneficia a visão noturna e ajuda a reduzir o risco de catarata e degeneração relacionada à idade macular. Atua também no metabolismo das gorduras. Os alimentos amarelos são ricos em vitamina C, que participa da síntese de colágeno e tem ação antioxidante contra os radicais livres.

Grupo Roxo / Púrpura

Beterraba, berinjela, uva roxa, vinho tinto, suco de uva, ameixa, amora, mirtilos, amoras, morangos, maçãs vermelhas, alcachofra, amora, feijão preto, figo, jabuticaba, uva, repolho roxo.

Propriedades e benefícios:

Alimentos roxos são carregados com poderosos antioxidantes chamados antocianinas que ajudam a proteger contra doenças cardíacas, impedindo coágulos sanguíneos. As antocianinas são ligados a vitamina B1, uma vitamina importante para transformar nutrientes em energia. Também podem retardar o envelhecimento das células no corpo e o aparecimento da doença de Alzheimer.

Grupo laranja

Cenoura, abacaxi, laranja, manga, damasco, melão, abóbora, tangerinas, pêssegos, mamão, nectarina, batata doce.

Propriedades e benefícios:

Alimentos laranjas contêm caroteno alfa, que protegem contra o câncer. Eles também contêm betacaroteno, que o corpo converte em vitamina A. Possuem também beta cryptothanxin, o que ajuda as células do corpo e se comunicar e ajudam a prevenir doenças cardíacas. Além disso, uma laranja contém 170% da dose diária recomendada de vitamina C.

Grupo Verde

Abacate, abobrinha, acelga, alface, quiabo, repolho, couve de bruxelas, salsa, agrião, pimentão verde, brócolis, chicória, vagem, couve, kiwi, ervilha, espinafre, limão, pepino, rúcula, escarola, manjericão.

Propriedades e benefícios:

Alimentos verdes são ricos em clorofila, um potente energético celular. Segundo a medicina chinesa, comer folhas verdes aumenta a oxigenação das células e melhora o metabolismo da energia. Outro efeito da clorofila é potencializar alguns nutrientes encontrados nos vegetais, como a vitamina C. Possui ainda enzimas que combatem células cancerígenas.

Grupo Branco

Alho-poró, cebolinha, alho, cebolas, aipo, pêra, vinho branco, escarola, cebolinha, repolho, algas marinhas, banana, batata, chuchu, cogumelo, couve-flor, feijão branco, maçã, mandioca, nabo, palmito, pinha, rabanete.

Propriedades e benefícios:

Alimentos brancos possuem essa cor por causa do pigmento flavina. A presença dessa substância indica alimentos ricos em minerais, carboidratos, vitamina B6 e outros nutrientes. Tudo isso favorece a renovação celular e protege o sistema imunológico, melhorando as defesas orgânicas. Legumes e vegetais brancos costumam ter cálcio e fósforo. Esses minerais essenciais ajudam na formação e manutenção dos dentes e na elasticidade dos músculos. A família da cebola contém alicina, que tem propriedades antitumorais. Outros alimentos deste grupo contêm flavonóides antioxidantes como a quercetina e kaempferol.

Grupo Marrom

Amêndoas, amendoim, arroz integral, aveia integral, avelã, canela, castanha, centeio, cevada, grão-de-bico, feijão, lentilha, nozes, pão integral, pinhão, soja, tamarindo, trigo, nozes, amêndoas, avelãs, sementes.

Propriedades e benefícios:

Alimentos marrons são ricos em fibras e ajudam a regular o intestino, prevenindo desde a prisão de ventre até o câncer. Além de melhorar a flora intestinal, ajudam também a controlar o colesterol e o diabetes. As sementes oleaginosas são excelentes fontes do mineral selênio e de vitamina E. Elas têm efeito antioxidante, vasodilatador, anticoagulante e melhoram a fadiga.

Agora que conhecemos os grupos das cores que fazem parte da dieta, vamos ao cardápio dos 7 dias de dieta:

Livro
Qual a Cor da Sua Dieta
7 cores da saúde
David Heber
Veja mais informações,
preços e onde adquirir
Compartilhe este artigo:Share on Facebook
Facebook
8Share on Google+
Google+
0Email this to someone
email
Tweet about this on Twitter
Twitter

Quer receber dicas gratuitas de saúde e para emagrecer diretamente no seu email? Basta se inscrever abaixo!

4 Comentários

  1. Pingback: Cardápio Dieta das Cores - Perca 3 kg em 1 semana | Dieta Saúde e Beleza

  2. Gabriella Comini

    HELLO eu vivo ha muitos anos aqui na Europa(Suica)e gostei muito deste seite da dieta das cores ,gostaria que vcs mim enviasse o relatorio completo,pois aqui nao sera possivel encomtra todas sa frutas ..muito e bom final de carnaval pra vcs

    • Silvia

      Oi Gabriella!
      Que bom que você gostou do nosso site! Saiba que ele é feito com muito carinho e com o intuito de sempre ajudar as pessoas! Para estar sempre recebendo as novidades, cadastre seu e-mail em nosso boletim de novidades que fica do lado direito da página e receba nossos artigos gratuitamente em seu e-mail. Abraços e volte sempre ok!
      Abraços!

  3. Pingback: Dieta do Suco Verde emagrece até 6 kg | Emagrecer Urgente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *